AGORA SIM, VAMOS À CAVALGADA
Bem cedo voltamos a entrar no clima da "XXV Cavalgada de Belisário".
Sempre destaco a eficiência do trabalho do DEMSUR. Passei aqui na noite de sábado e essa praça era lixo pra todos os lados. Pouco depois das 7 da manhã de domingo estava tudo limpo no distrito. Tudo feito pela madrugada.

Pegamos D. Nina em casa, para ela participar da cerimônia de partida da Cavalgada. Conhecemos Kamilla e Flávia, intérpretes de libras, juntamente com o nosso querido Luiz, que com elas gesticulava.
Elas ficaram impressionadas com a criatividade desse nosso gênio, que fabrica veículos e gasolina.

Vamos em frente, sabendo que a partida nunca se dá no horário marcado. Os shows acabam muito tarde e ainda tentam fazer zoeira na praça. A PM espalha o grupo já de madrugada.

Topamos com o nosso Vice-Prefeito Manoel Carvalho e seu filho Elias. Ele esteve presente também na noite de sábado.

Sandro Carrizo, Fernando Paixão, Diretores da FUNDARTE, foram muito atuantes na programação e execução da Cavalgada, somando esforços com Edison Luiz, Presidente da nossa Associação de Moradores.
E as comitivas iam chegando de todos os lados.

O nosso locutor tradicional, José Domingos, começa a agitar os cavaleiros e amazonas.
Gente querida como João Cruz e esposa, de Miradouro, Dr. Maurício Campos com seu filho e neto, além de Mírian.

José Domingos está de volta puxando a cavalgada.

Maria Vitória tem até o nome de rainha.

Marciela é uma das princesas. A família Amaral sempre compõe a elite de frente da cavalgada.

Ketely a outra princesa.

Autoridades chamadas à frente. Vai começar a solenidade.

Manifestações diversas, inclusive do nosso Prefeito, Dr. Marcos Guarino.
Entrada das bandeiras. Perdi a primeira foto em que o jornalista belisariense Silvan Alves entrou com a bandeira do Município de Muriaé. Agora ele está auxiliando Antonela, a entrar com a bandeira de Minas.

A bandeira do Brasil foi conduzida pelo Dr. Maurício Campos, fazendeiro de nossa região e frequentador histórico de nossas cavalgadas.

Execução do Hino Nacional Brasileiro.

Mais gente querida. Érika fez muita falta na organização desse evento. A mocinha tem liderança e atuou muito bem em cavalgadas anteriores.

Opa! Nosso Deputado Federal Dr. Wilson Batista presente, acompanhado de seu assessor Américo, aqui de Rosário da Limeira.

Se Dr. Odilon não viesse essa cavalgada não teria nenhuma graça. Nosso ex-prefeito e meu amigo de longas datas não perde uma cavalgada em Belisário

José Domingos de retorno com a turma.

Um ótimo número de cavaleiros e amazonas. Muitos ficam pelas ruas curtindo som e churrasco. Mesmo assim o número foi muito bom e ainda a eles vão se somando comitivas que vêm de nossas comunidades da região da Serra do Brigadeiro.




Mirian gostou de conhecer o Sargento Coelho, filho de nossa querida "Aparecidinha", do Projeto Mente Ativa.

A Cavalgada partiu e olha como fica a praça!


Fomos pegar um churrasquinho na chácara de Vandim, onde topamos com muita gente interessante.
Na casa de Wolninho também rolava um churrasco.

Nossos cumprimentos à equipe da FUNDARTE, Edison Luiz, Túlio e outros que encararam de frente esse desafio. A festa foi sensacional!!!!



A Cavalgada de Belisário é uma tradição que deveria ser motivo de orgulho para nossa comunidade, um momento de celebração da cultura e de integração. No entanto, a edição deste ano, a 25ª, deixou um gosto amargo e muitas perguntas sem respostas. O evento, que deveria ser organizado para o lazer das famílias, transformou-se em uma fonte de transtornos, desrespeito e negligência.
ResponderExcluirPrimeiramente, é inadmissível a falta de bom senso em relação ao som. A praça principal virou palco de uma arruaça sonora constante, promovida em grande parte por pessoas de fora, deixando os moradores locais desamparados. Para agravar, tivemos que conviver com a reprodução de músicas de baixo calão e conteúdo pornográfico, totalmente inadequadas para um ambiente familiar, onde crianças estavam presentes e suscetíveis a esse tipo de exposição. É revoltante que idosos, pessoas doentes ou simplesmente aqueles que não frequentam a festa fiquem reféns desse caos. Muitas vezes, os moradores precisam acionar a polícia para intervir, mas as medidas pontuais não resolvem o problema. É urgente que a organização e o município garantam uma base fixa de segurança e fiscalização rigorosa, pois o direito ao descanso e ao respeito não pode ser ignorado.
Sobre os animais, a situação foi muito preocupante. Foi evidente a falta de estrutura adequada: cavalos amarrados em qualquer lugar, visivelmente exaustos pelo uso excessivo no "sobe e desce", sem o devido descanso e, em vários casos, submetidos a maus-tratos durante o manejo. Uma cavalgada não pode permitir que o bem-estar animal seja sacrificado dessa forma; o respeito à vida e a estrutura básica para esses animais deveriam ser prioridade absoluta da organização.
Além disso, a programação musical deixou muito a desejar no quesito inovação. Não houve investimento em trazer novidades; o público foi submetido ao "mais do mesmo", repetindo sempre as mesmas atrações de edições anteriores, sem qualquer esforço para oferecer algo novo ou diferenciado. Somado a isso, notou-se um completo abandono das crianças durante todo o evento; não houve qualquer iniciativa voltada ao público infantil, deixando os pequenos à deriva.
O município sofreu com a perturbação da ordem pública, e a sensação que fica é de que a organização falhou gravemente em todos os pilares essenciais de um evento desse porte: segurança, respeito ao morador, cuidado com os animais e um planejamento cultural que valorize o público.
Espero que este desabafo sirva de alerta. Eventos tradicionais precisam de respeito, ética e, acima de tudo, planejamento. Belisário merece muito mais do que vimos nesta edição.
Opiniões divergem. E é bom que seja assim. Gostei muito de nossa Festa, cada vez mais grandiosa ! Muita gente nos visitando, gente de perto e gente de longe, parentes, amigos e também muitos novos visitantes a honrar Belisário com sua presença. Uma grande Festa, a Cavalgada linda, sem nenhum contratempo. Foi o que presenciei no Domingo, na cerimônia cívica de abertura. Nossas autoridades de Muriaé e a rua principal cheia de belos cavaleiros e amazonas prestigiando a nossa vida no campo. Um espetáculo grandioso, cada vez mais mais bem organizado por autoridades do distrito e de Muriaé.
ResponderExcluir
ResponderExcluir"As opiniões divergem, e isso é natural. Eu não sou de Belisário, mas vejo essa tradição como algo muito valioso para todos. Acho que não devemos mudar o formato da festa, mas sim investir mais em segurança, estrutura e cuidados — assim mantemos viva essa linda história, com respeito e qualidade para quem participa e para quem mora na região."