ESTAMOS LONGE E CURTINDO MUITO
Vamos lá: paramos no relato de nossa viagem no Aeroporto de Madri. Saímos de casa em Salvador às 17 horas de sexta, embarcamos para Madri às 21 horas e lá desembarcamos às 6 horas de sábado, 1 hora da madrugada no fuso do Brasil.
Sala VIP no aeroporto e entramos novamente no avião às 17 horas, ou seja, 24 horas depois e sem dormir praticamente.
Por volta das 22 horas, hora local, desembarcamos no Aeroporto de Roma.

Pegando malas.

Saindo do Aeroporto de Roma.

A nora Mari, expert em programação de viagens, contratou um carro para nos pegar.

Mortos de cansados, fomos dormir já virando o domingo.
Não muito cedo acordamos e pé na rua.
Restos dos muros da Roma antiga.

Agora somos 6 na excursão, com a entrada de André e Mari.

Vamos pegar um ônibus aqui. Mais restos dos muros. Eles têm muitas centenas de anos.

São zilhões de coisas para lhe mostrar. Vou selecionando algumas, sem tempo para pesquisar do que se trata.

Obras de arte, geralmente com o caráter sacro, para todos os lados.
Estamos dentro do ônibus pegando essas fotos.
Frei Gilberto comentou pelo zap: "Começou bem. Esse monumento recorda a ida de Francisco e seus primeiros companheiros à Basílica do Latrão, a fim de conseguir a aprovação papal para a Regra de Vida. 1209"

Aqui o Coliseu. A sua construção data do ano 80 d.C. e estima-se, que recebia entre 50 e 80 mil espectadores. O espaço era usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos como sacrifícios a cristãos, que eram vistos como uma ameaça política porque se recusavam a cultuar os deuses romanos e o Imperador.
Nas arenas eram executados publicamente, lutando contra gladiadores ou animais selvagens, ou sendo queimados vivos.

Interessante isso. Não há cobrador e nem catracas nos ônibus. Cada um aproxima seu celular e paga a sua passagem.
Dá para viajar sem pagar, apenas sujeito a multa se entrar um fiscal. Ninguém dá o cano. A cultura é outra.

As coisas antigas vão ficando para trás.

Descemos na Piazza di Spagna ou Praça da Espanha e vamos andar bastante. Ruas lotadas de turistas.
Você acha Muriaé quente? Venha sentir o calorão de Roma no verão, com um sol escaldante.

De vez em quando uma parada na sombra.

A famosa Fontana de Trevi, onde o turista joga uma moeda, estando de costas para ela e faz um pedido.

Gui jogou e pediu para o Galo ser campeão do Brasileirão.
Alguém sugeriu a ele coisa mais fácil como uma viagem a Marte.


Oba! Os amigos baianos Martial, Mariana e as filhas Maria e Marcela acabam de chegar. São baianos e moram em Portugal.

Muito quente, entramos numa sorveteria.

Mirian pediu 2 bolas e eu pedi igual, sem perguntar o preço.

Fomos pagar e deu 30 Euros, que corresponde a 180 reais. 90,00 cada sorvete.
Vou mandar um zap para o compadre Tuti colocar nossa casa a venda.
Além do valor do Euro, as coisas são caras aqui. Mais ou menos 3 ou 4 vezes o preço de nossa região.
Há uma expressão antiga: quem converte não se diverte. Paga sem passar para real.


Demos uma volta completa e retornamos aqui nessa praça e subimos essa escadaria.

Vou parar por aqui. Amanhã lhe mostro mais. Aí são 17 horas, mas aqui são 22.
.jpg)
Parabéns amigo! Aproveita bastante seu passeio! Você merece ! Abraços! Lucas Rocha
ResponderExcluirParabéns... Curtam bastante 👏👏🥳
ResponderExcluirMuiti bacana a viagem estou feliz por vocês. Ri muito do Cleber falar em vender a casa para c pagar o sorvete.
ResponderExcluirNão deixem de ir à Piaza Navona fotografar nossa Embaixada brasileira, famoso palácio. Estamos viajando com vocês. E de graça...
ResponderExcluirViva seu blog "embelisariomg" !
Sensacional Cleber!
ResponderExcluirRoma é um sonho antigo meu...
Quanto ao seu sorvete baratinho, me fez lembrar, no ano passado, os 140 reais que paguei num PF em San Pedro do Atacama/Chile.....