O QUE OBSERVAR PARA UMA BOA PRODUÇÃO DE LEITE
Uma bonita noite de quinta, com a lua nascendo atrás da Pedra Alta, na comunidade de mesmo nome, aqui em Belisário.

Estou chegando no Centro Multiuso para mais um evento promovido pelas entidades ligadas à agricultura do município de Muriaé.

Amaury Guarçoni faz a abertura, representando também o Secretário de Agricultura Fernando Levati, que caiu de cama essa semana, mas está se recuperando.

O objetivo desse encontro foi o de apresentar uma palestra tratando da importância de se adotar regras na alimentação das vacas leiteiras, o forte de produção nessas comunidades.

Já não me surpreendo mais com a atenção que as comunidades de Pedra Alta e Santa Lúcia/S. Tomé dão quando convocadas para algum evento, seja aqui na região ou mesmo fora.
O amigo Aloísio Rogério é o nosso maior produtor leiteiro e como bom Engenheiro que é, incentiva muito as pessoas a se aperfeiçoarem nas técnicas de produção.


Chamados para a abertura também Adenilson, que dá sistemática assistência pela EMATER aos nosso produtores e os presiddente de ambas as associações de Pedra Alta e S. Lúcia/S. Tomé, Gilmar e Pedrão.

Dr. Simeão também é muito respeitado pela assitência que dá aos nossos produtores, como Médico Veterinário.

Vamos ao tema. Como leigo no assunto, fiquei surpreso em ver a necessidade de se observar tantos detalhes na limentação de vacas, já que isso impacta diretamente na produção leiteira.

Surpreso ao ouvir falar de conforto de vacas no pasto e no curral.

Saber que deve haver separação de vacas adultas das mais novas, que devem ser agrupadas separadamente.

Espaço nos cochos de alimentação antes e após o parto.

Qualidade do capim de silagem, aquele que é triturado e guardado coberto para alimentar os bovinos nos cochos. Também foi falado sobre a importância de serem bem triturados, sem grandes pedaços.

Não é por ser vaca que os caminhos podem ser assim. Cascos feridos prejudicam a produção leiteira, assim como o desgate físico.


Isso é água de dar às bichinhas, aquela que até você pode beber.

Claro que teve muito mais, como as porcentagens de sais minerais e outros nutrientes e muito se falou do conforto em relação à temperatura a que são expostos os animais, que necessitam também de sombras.
Também presente a CRESOL, que tem por aqui muitos associados e aproveita para falar do Plano Safra que está vindo por aí, quando há empréstimos subsidiados para o produtor rural.

Fizeram sorteios de bonés e chegou a hora do lanche e disso eu entendo.

Muito interessante tudo o que ouvi. Fiquei surpreso com a necessidade dessas técnicas todas.
Que beleza a preservação pela região da Pedra Alta, em Belisário, do seu Centro Multiuso. Está muito bem cuidado e servindo para reuniões muito importantes,
ResponderExcluircomo essa sobre melhores técnicas de tratos das vacas. Região leiteira e produtora de bezerros, a comunidade tem avançado muito. Parabéns a todo mundo que tem contribuído para esse avanço.