GOSTAMOS E ASSIM VOLTAMOS NA EXPOSIÇÃO

Lembra que postei uma ida a Muriaé para a abertura de uma exposição Mantos Virgens, semana passada? 
Voltamos lá, dessa vez com a amiga Nina, que tem muito bom gosto para artes. Foi no Grande Hotel Muriahe.
O artista Marcelo Brant é de Diamantina, onde são usados mantos nas procissões católicas. Esse sobrenome nos reporta a Fernando Brant, que aos 5 anos se mudou para Diamantina, onde morou por 5 anos. 
Lembrando que Fernando foi um compositor e letrista brasileiro que na década de 1960 participou do movimento musical mineiro Clube da Esquina, sendo parceiro de Milton Nascimento em riquezas como “Paisagem da Janela”, "Maria, Maria", "Canção da América", "Ponta de Areia", "Encontros e Despedidas", "Nos Bailes da Vida", "San Vicente"... Todas elas fazem parte da minha história de vida. 
Na noite de abertura da exposição Marcelo identificou esse manto  como sendo a sua primeira obra, há 30 anos. 
Vamos mostrar cada uma delas.
Aqui talvez você não consiga perceber a utilização de material descartável nos mantos. Garrafas plásticas, invólucro de comprimidos, canudinhos....
D. Nina quis entrar na obra.
Os brinquedinhos dessa criança são todos objetos pequenos presos no manto. Mamadeira, carrinhos, bichinhos, bonequinha...
Não identifico santos, execeto São Sebastião, pelas lanças fincadas no peito.
Essas pessoas têm algum significado na vida do artista.
Essas duas últimas são suas irmãs, tendo  essa falecido recentemente.
O horário estava avançado, mas nosso amigo comum Fernando Paixão entrou em contato com Letícia, que abriu para nós a sala de exposição e nos deu atenção.
Você vê a mesma notícia trezentas vezes sendo repetida na TV e assim não vai achar exagero meu apresentar essa bela exposição duas vezes.

Comentários

  1. Uma exposição digna de correr o mundo. Pelo significado, pela concepção, pela confecção, pela utilização de materiais nunca antes aproveitáveis e pelo resultado artístico de novidade e extremo bom gosto. Parabéns Diamantina, importante cidade histórica de Minas Gerais e parabéns toda a família Brant, muito dotada para as artes e cultura em geral e por essa coleção de magníficos estandartes de Marcelo. Obrigada aos agentes da cultura em Muriaé por tão significativo presente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês