CONSCIÊNCIA NEGRA
Estive nessa segunda na nossa Escola Estadual, onde sempre há uma novidade. Esse cartaz logo na entrada mostra isso.
E a Professora Helena com essa garotada do Fundamental I fazendo pinturas.
Eles fazem questão de mostrar as suas obras de arte; máscaras africanas.
"Assim como as flores, pessoas têm cores diferentes"
Capoeira foi trazida da África e durante muitos anos foi proibida no Brasil.
A Professora Helena os colocou assim para fotos.
Ela é uma profissional dedicadíssima.
Esse trabalho é da turma do Ensino Médio.
Nessa quarta, "Dia da Consciência Negra", pela primeira vez será feriado nacional. Isso representa um chamamento da sociedade para a busca da igualdade racial no país.
Uma homenagem à cultura de um povo de origem africana, que foi trazido brutalmente para o nosso país para aqui trabalharem para os brancos, em regime de escravidão.
É um momento para todos nós refletirmos se o negro tem o mesmo espaço na nossa sociedade.
Se proporcionalmente estudam em mesmo número nas escolas particulares, juntamente com os brancos. Se moram proporcionalmente nos mesmos bairros, nos mesmos condomínios, da mesma forma, se frequentam os mesmos templos religiosos, etc.
Sem dúvidas as gerações hoje adultas foram criadas em clima de preconceito racial. As expressões como "macaco", "serviço mal feito, coisa de preto", "negro quando não c... na entrada c... na saída" e muitas outras, fizeram parte do dia a dia de muitos.
O dia 20 de novembro foi o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil e lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista, que somente foi abolida em 1888.
Quando fui para os E.U. como bolsista da Fundação Getúlio Vargas para terminar meu curso de Administração Pública, no início dos anos 50, lá conheci o ativista negro, mártir e herói nacional, Martin Luther King. Uma vida de lutas sociais, sem violência, a favor do negro, que todo mundo deveria também conhecer. Que ensinamentos e exemplos nos deixou !
ResponderExcluir