BELISÁRIO RECEBENDO GENTE DA UEMG-CARANGOLA
Estou falando da Unidade Carangola da Universidade do Estado de Minas Gerais, que fornece naquela cidade educação universitária gratuita e de qualidade para os cursos: Administração, Ciências Biológicas, História, Geografia, Letras-Português e Inglês, Matemática, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia em Cinema e Animação.
E temos aqui residindo em Belisário a Professora Kyvea Lugate, do Curso de Ciências Biológicas e ela indicou a nossa região à acadêmica de Biologia, Sabrina Matos, para aqui fazer um trabalho de pesquisa, que tem como título "Percepção Sobre a Palmeira Juçara (Euterpe Edulis) na Região da Zona da Mata Mineira: Uma Discussão Etnoconservacionista".
Através de entrevistas com proprietários rurais ela pretende colher a percepção que eles têm em relação à palmeira juçara.
Nesse domingo também receberemos o Professor Renan Costa, orientador da acadêmica nessa pesquisa.
Na verdade a palmeira juçara tem sido vista como uma árvore que cortada dá palmito. A ideia dessa equipe é a de despertar nos proprietários rurais a ideia de mantê-las de pé e delas retirarem renda dos seus frutos, matéria prima para a produção de açaí, sendo que temos já um sistema de processamento aqui no distrito, na Comunidade da Graminha, com o Professor "Leandro dos Muriquis", esposo de Kyvea.
Fazendo entrevistas.
Aconteceram outras pelo caminho e temos mais 3 para serem feitas aqui em casa.
Fechando o dia com um café preparado por Mírian, e os entrevistados.
São crescentes os intercâmbios de universitários em nosso distrito, sempre apoiados pelo GAB e Fraternidade Franciscana.
Afinal, essa é a vocação de Belisário. Extração de minério não nos interessa.
Se for de Carangola então, minha terra natal, aí é que estou dentro mesmo.
Muito interessante o tema da pesquisa!
ResponderExcluirLenir
Açaí com amendoim é meu jantar, há quase sete anos. E assim consigo manter meu peso ideal, durmo muito bem, me levanto pouco depois das seis da manhã com bom apetite para "colocar na máquina todo o combustível que ela vai precisar". Meu café da manhã é um verdadeiro almoço. E vivam a nossa JUÇARA e seus defensores !
ResponderExcluir