MURIAÉ ESTÁ EM FESTA

A cidade comemora nessa sexta mais um aniversário. 
Uma intensa programação cultural e  a tradicional exposição foi aberta na quarta.
Um pouquinho de história é sempre bom.
No site da Prefeitura a gente lê que a região do município era, inicialmente, habitada pelos índios puris. Temos alguns descendentes deles aqui em Belisário.
A região recebeu alguns imigrantes europeus, como os Sigilianos de minha esposa e muitos desbravadores, aqui enfrentando animais e doenças.
Em 1817 Constantino José Pinto, com outros 40 homens, comercializando ervas e produtos medicinais, desceu pelo Rio Pomba e atingiu o Rio Muriaé, onde aportou na região hoje chamada Rosário.
Em 1819, o francês Guido Tomás Marlière chegou e ergueu a Capela do Rosário. Vieram os extratores de madeiras de lei e de plantas medicinais, em busca de raízes poaia. 
Era o início da atividade econômica do futuro município.
Em 16 de maio de 1855, com o nome de São Paulo do Muriahé, o distrito foi elevado à categoria de vila.
A vila de São Paulo do Muriahé seria elevada à condição de cidade apenas em de 25 de novembro de 1865.  A denominação Muriaé só viria em 7 de setembro de 1923.
Está sendo amplamente divulgada uma recente conquista da cidade, que foi classificada na 17ª posição no ranking nacional e em 2ª posição do ranking estadual,  que "mediu" as cidades mais bem administradas nas área de saúde, educação e saneamento.
Um presente para os muriaeenses e parabéns a todos aqueles que contribuíram para isso.

Comentários

  1. Conforme é sabido, o bairro que se chama PORTO, depois do bairro do Rosário, foi assim denominado porque as canoas que vinham comprar poaia eram impedidas de continuar subindo o rio Muriaé por causa da cachoeira do Rosário, cujas pedras mais tarde foram sendo retiradas. Ficando ali, toda a região, denominada Porto.
    Muito linda, aconchegante e desenvolvida nossa Muriaé. Parabéns pelo seu Dia 6 de Setembro !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês