TEM MAIS UMA VISITA A UMA PESSOAS ILUSTRE
Mostramos um roteiro de visitas que D. Nina quis fazer, na quinta-feira, revendo amigos por quem ela tem muita estima. Família do Sr. José Maria Gomes, na Fazenda Freitas, Fazenda da Ribada, para rever José Calais, e nas matérias ela falou sobre a participação de cada um deles na formação da história de Belisário.
Pois ela quis dar continuidade na sexta. Primeiro a vacina contra pneumonia na UBS.
A coordenadora Natayna fez isso. Beli é assim, uma Agente de Saúde liga ou manda um zap avisando que a vacina chegou. Chega lá e recebe a vacina rapidinho.
Por essas e outras alguém me disse recentemente que o Distrito de Belisário tem um dos melhores IDAs-Índice de Desenvolvimento Humano de Minas. Eu acredito.
Agora mais uma visita. Logo na saída para Rosário da Limeira, pertinho da Praça de S. Luzia, mora o Sr. João Rocha e com ele sua filha Zélia, que tornou-se sua cuidadora.
Pronto! Começou a rolar a conversa e ela vai longe. Na verdade não vai, ela volta ao passado.
Recorremos ao livro "História de Belisário", tomo II, pag. 314, de Nina Campos, onde li que João Rocha nasceu em Murici, Comunidade de Miradouro em 02/10/1932 ou seja, completará agora 92 anos.
Veio a morar em Belisário onde foi eleito Juiz de Paz em 1966.
Exerceu por muitas décadas essa função, fazendo casamentos e procedendo conciliações.
Tornou-se dentista prático, montando aqui seu consultório que funcionou por muitos anos. Casou-se com Ercília Alves, e mudaram para Caratinga mas retornou pra o nosso distrito. Ela nos deixou em novembro de 2022.
Aqui Sr. João dedicou-se ao futebol, como técnico do Estrela de Ouro e a muitas outras atividades comunitárias, assim o fazendo voluntariamente.
Como dissemos na matéria com o Sr. José Maria, o Sr. João teve papel importante como presidente do CAC- Centro de Aprendizagem Comunitária, que aqui foi criado pelo governo do Estado de Minas, fornecendo aprendizagem técnica.
Em outrubro de 2022, quando completou 90 anos, foi homenageado pela turma do Projeto Mente Ativa.
A sua família forneceu um bolo para essa comemoração.
Dá para perceber como ele é querido em nossa comunidade.
A sua casa parece uma galeria de arte. Claro! Sua filha Mirtes é artista plástica e mora em BH. Sua neta Sara é uma brilhante violinista da Orquetra Sinfônica de Ouro Preto.
E Mirtes é extrememente cuidadosa para com o "papis". Um grande cartaz com toda a sua medicação.
O cardápio dia dia.
E todos os telefones úteis da família.
Muito legal esse carinho, do qual ele é merecedor.
A gente não pode esquecer as pessoas que não passaram por Belisário em brancas nuvens, mas aqui deixaram suas marcas.
ResponderExcluirMuito feliz ! Encontramos o sr. João Rocha bem, andando sem nenhum auxílio, apenas reclamando de algumas dores nas panturrilhas. Sua filha , Zélia, e ele, muito contentes aguardavam a chegada das visitas de filhos e netos, festejando já o Dia dos Paes.