AS QUEIMADAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Recebi a foto acima, vinda de Adenilson, Agrônomo da EMATER que atende a nossa região de Belisário.

Ela mostra que as queimadas que aconteceram recentemente por aqui, correspondem a 5 vezes a área urbana de nosso distrito.
Alguns falam que, em alguns casos, pode o incêndio ter sido provocado pelo proprietário da terra. Aí, como leigo, lhe fiz a pergunta: a queimada resolve o problema de imediato, evitando a limpeza do pasto, mas isso não traz prejuízos ao solo?
Ele me explicou que sim e mandou um link do Instagram da EMBRAPA onde se lê:

"Queimadas, além do impacto econômico, social e ambiental, afetam as propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos.
Pesquisas indicam que o fogo compromete a qualidade do solo e a produtividade no decorrer do tempo, visto que a queima que deixa a área descoberta, leva a maior absorção da radiação solar, com ampliação da temperatura e do ressecamento ao longo do dia.
Além do problema de erosão, que leva à compactação ou selamento superficial, resultando na menor infiltração de água e aumento do escoamento superficial.
A recuperação do solo pode levar cerca de três anos, com custos elevados para os produtores, que precisam investir no fornecimento de nutrientes para restaurar a área afetada."
E por falar em EMATER, recebi essa semana da também Agrônoma Áurea, que está se aposentando, a seguinte mensagem:
Venho agradecer pela parceria que tivemos ao longo da minha jornada na EMATER, pelo tempo que trabalhamos juntos.
As despedidas não apagam aquilo que construímos com a força da amizade e do coração.  Hoje encerro esta etapa para viver um novo ciclo!
Abraços...
Felicidades, Áurea! Foi muito produtiva a sua parceria com Belisário, onde você deixou muito amigos.



 

Comentários

Posts mais visitados do último mês