O EMPODERAMENTO DA MULHER DO CAMPO

Às 14:30, como combinado, dando uma carona para a Professora Alcione, entrei aqui, no pé da serra, direção Muriaé.
Para pegar D. Josina Calais para um intenso programa.
Já estamos chegando lá, no Distrito de Boa Família. Pouco mais de 1 hora de viagem. Fica depois de Muriaé, na direção de Mirai.
Um distrito bem arrumadinho.
O convite para aqui estarmos partiu de Áurea, técnica da EMATER, promotora desse evento do qual eu pouco sabia, apesar dos vários zaps com ela trocados.
Os gestos de carinho para com D. Josina vão acontecendo.
Esse evento terá a mulher como foco de tudo o que aqui vai acontecer, principalmente a mulher rural.
E as luzes estarão voltadas principalmente para essa mulher; Josina Calais.
Outra grande promotora dessa programação, a amiga Luciana, agitadora cultural de Boa Família, principalmente através do Centro de Cultura Casa do Largo, esse ótimo espaço que estou lhe mostrando, por ela comandado.
Vanderleia Amaral também presente.
Essa família merece todo o respeito. O Sr. Sebastião Marchese, esposa e filhas são combativos produtores rurais e sempre ganham concursos leiteiros.
A Fisioterapeuta Alexandra, que comanda ginástica no salão do GAB através de projeto da Secretaria de Saúde, também presente, com sua técnica de tratamento auricular, para sanar dores.
Dr. Marcos Guarino, o nosso prefeito, sempre presente em programas sociais e culturais, uma virtude pouco comum na maioria dos prefeitos. A seu lado o Gerente Regional da EMATER, Paulo Carvalho Filho e também da EMATER o amigo Elson.
Belisário presente na Mesa de abertura, comigo, D. Josina e Vanderleia.
Falamos do orgulho que o nosso distrito tem da D. Josina e de sua família, pelo espírito empreendedor, desprendimento, liberalidade e exemplo de ética.
O comando do auditório é delas.
E D. Josina é o grande destaque durante toda a cerimônia.
Muito linda a apresentação no violino pela professora Tatiana, da FUNDARTE. Acho que os anjos tocam violinos no céu.
E ela continua no foco.
Uma palestra proferida por Geralda Conceição, Coordenadora da EMATER na região, destacando a necessidade da mulher ocupar o seu espaço no comando da sociedade.
Afinal o Brasil tem 6 milhões de mulheres a mais que homens, elas estão fortemente presentes numericamante no campo. Em 2022 elas representaram 60% dos formandos em cursos superiores no Brasil...
Mas nem sempre competem com os homens em pé de igualdade. Menores salários, menos reconhecimento, ausentes nos cargos políticos, nos comandos das empresas...
Têm muito mais dificuldades que os homens para chegarem no topo da carreira profissional.
Vanderleia fez uma entrevista com a homenageada. Ambas representam famílias tradicionais de Belisário: Calais e Amaral.
Nunca se pode esquecer no apoio que D. Josina tem de sua nora Neli, do saudoso filho Ivan, que nos deixou há pouco tempo, do marido, Sr. Cristóvão e dos netos.
Muitos brindes foram sorteados e quem não foi sorteado também ganhou brinde. Muito chique.
Outra palestra proferida por Adriana, presidente da Cooperativa de Produtores falando do papel da mulher na agricultura familiar, dando exemplos pessoais das dificuldades que teve na sua formação escolar, por ser mulher.
Somente o Sr. Sebastião de homem no auditório.
Elas são desafiadas por Adriana a se empoderarem.
Muito útil a palestra proferida pelo Dr. Marcelino Martins, Dermatologista.
Falou das desvantagens da mulher em sua força física, tendo muitas vezes de fazer papel igual ao do homem no campo, de sua pele mais fina e sensível aos raios solares, da importância do sol como fonte de vitamina D, entre 10 e 15 horas, mas durante pouco tempo de exposição. Uso de chapéu e não de boné, que pouco protege.
Ensinou a usar o protetor solar, passando em seu próprio rosto.
SICOOB grande patrocinadora, dentre muitos outros.
Quem se lembra da Professora Sônia que aqui lecionou? Foi professora da Conceição, do Restaurante Fundo de Quintal.
Até Mirian, que não esteve presente, ganhou uma bijouteria, que ela amou. Eu ganhei um fone de ouvido.
D. Josina agradece todo o carinho que aqui recebeu.
Um ótimo lanche foi servido e pegamos o caminho de volta. Depois das 20 horas estávamos em casa. 
Uma bela tarde/noite. Parabéns aos responsáveis!
Confesso que fiquei com inveja de tudo o que vi, mas Vanderleia combinou de fazermos algo parecido aqui em Belisário, envolvendo o Mente Ativa, e outras mulheres do distrito. Áurea topou e Luciana também. Vamos marcar a data.

Comentários

  1. Muito meritória a homenagem a d. Josina de Belisário e a todas as mulheres rurais que vêm contribuindo para o desenvolvimento do município de Muriaé. Ótimo , dr. Cléber, também a sua exposição e comentário aqui de todas as atividades promovidas pela EMATER, com belo apoio do Prefeito de Muriaé e de entidades empresariais, no belo e avançado distrito de Boa Família. Parabéns aos organizadores; atividades como essas fazem muito bem ao espírito feminino, hoje cada vez mais presente nos movimentos desenvolvimentistas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês