FOI ABERTA A SEMANA DA ÁGUA 2024

Ôlnei veio assistir a abertura, nesse domingo, no GAB. O cara é caricaturista e me presenteou com a minha.
Uma equipe cuidou da montagem do cenário, uma propriedade rural numa serra sustentável, não agredida em suas belezas e recursos naturais.


Aproveitando para visitas ao Museu Tic-Tac.
O público vai chegando.
Uma pequena peça teatral foi ensaiada com o Projeto Mente Ativa, do GAB. Frei Gilberto, que não pode comparecer por estar fora da paróquia,  pediu que eles participassem da programação comemorativa ao Dia Mundial da Água, nessa sexta-feira, e que se estenderá por toda a semana.
Mírian começa a leitura e eles representam o que vai sendo lido.
."Que maravilha esse lugar! Esse rio, as matas, com muriquis pulando e soltando gritos de alegria. Tudo de barriga cheia. Eles têm frutos para se alimentarem e nossas crianças vivem trepando nos pés, também para pegar frutas. E as frutas sobram para as pacas.
Olha que lindo aquele passarinho! É o trinca ferro. Temos muitos deles por aqui."
"O rio dá muitos peixes. Como é bom ficar com uma varinha na sua beira pescando! As horas passam e a gente nem vê.
É bom ver tudo verdinho.  As vaquinhas têm pastos para elas. A gente até dá um salzinho para fortalecer as bichinhas, mas capim não falta. Temos leite com fartura, queijo e doce de leite."
"Mas, ter toda essa água cristalina em abundância não tem preço. Pra todo lado temos uma nascente e a gente tem água direto da serra para a nossa casa. Água é uma bênção de Deus e nunca pode acabar."
"A gente junta a companheirada para colher e secar o café no terreiro. É uma vida de trabalho, mas somos felizes."
"Quanta galinha! A gente planta milho pra tratar delas e não falta água pra tocar o moinho e assim, sempre temos um fubazinho pro angu, mingau. A gente pode regar a horta com água clarinha que jorra das bicas...são tantas verduras fresquinhas, muitas frutas. Ninguém passa fome, porque sempre alguém tem fartura em casa para ajudar a quem precisa, se for necessário."
"Temos leite com fartura, queijo e doce de leite..."
"Eita vida boa esses moleques levam. Eles têm boa escola, o transporte vem pegá-los aqui perto, fazem, direitinho os seus deveres, ajudam na lida, mas na hora de brincar... cachoeira, nadar no remanso, descer o rio de jangada..."
"Eita! como é bom um forrózinho. Vamos dançar minha gente! Todo mundo arrastando o pé. Vale dançar mulher com mulher."
"Compadre! Vocês ouviram uma notícia que parece muito boa? Uma mineradora está vindo para a região e vai dar muito emprego e dinheiro pra todo mundo. É só a gente deixar eles retirarem minério debaixo de nossas terras e a gente vai receber um bom dinheiro por isso. Que maravilha! "
Agora o segundo ato da peça. A mineração na região vai começar.
O cenário vai mudar.
         Leandro continua a narração.
"É minha gente, a coisa aqui mudou de vez. Os  caminhões começaram a aparecer e era caminhão pra baixo a pra cima levando máquina, trazendo máquina. Um pesssoal esquisito que a gente nunca tinha visto foi chegando pra cá.
As nossas casas começaram  ficar cheinha de pó. Cof! Cof! Que poeirão. As crianças começaram a ter problemas de garganta, no pulmão, alergias .. A casa já não parava mais limpa."
"Vendemos o azulão, ficou complicado ter animal numa terra tão seca.
Mas e o dinheiro que os homens trouxeram? A firma foi embora, deixou um monte de gente desempregada por aqui, o comércio fracassou.
Até o nome de nossa Serra mudou. Agora a serra chama... Serra do Deus Me Livre!!"
Aquele "Luar do Sertão" fica agora apenas na lembrança. Eles cantam isso.
Com o público atento.
Mateus faz e leitura de uma poesia de exaltação à água.
A Professora Alcione trouxe a turma do Projeto Tom Maior na Serra para se apresentar.
O Professor Leandro, como Diretor Técnico do MIB-Muriquis Instituto de Biodiversidade foi parceiro nesse evento e trouxe um vídeo "A vida de Elliot".
Fazem um belo trabalho de preservação dos Muriquis do Norte, aqui na Serra do Brigadeiro e no Parque de Ibitipoca.
Na cozinha uma turma prepara pipoca. Cinema tem de ter pipoca.
Sônia no comando.
Maria Aparecida lembra a  programação, reforçando a confraternização na noite de sábado, com a participação de Sebastião Farinhada, artistas locais e barraquinhas. Domingo às 7 horas tem a Caminhada da Água até a Cachoeira do Nahor, com missa no local.
Reforçamos que o GAB tem prazer em participar desse movimento, já que nos seus estatutos está prescrito a sua responsabilidade também para com a proteção de  nossa região, inserida na zona de amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro.
Uma tarde muito prazerosa.

Comentários

  1. Que bela programação, cuidar da água é cuidar da vida!

    ResponderExcluir
  2. Muito atual o tema da peça exibida, de autoria do dr. Cléber de Oliveira Paradela e parabéns aos apresentadores. Que turma essa a do Mente Ativa, Projeto da psicóloga, dra. Mirian Sigiliano Paradela, há mais de uma década moradora de Belisário. Que sejam muito felizes aqui e recebam em troca o carinho, a amizade
    e o agradecimento pelo que fazem, ela e o marido, por nós. A turma da Igreja Católica, sob a direção do frei Gilberto, com participação também de outras igrejas, celebrando a Semana da Água, com participação também com figuras importantes de nossa sociedade, como a do farmacêutico Mateus Balbino com seu belo vozeirão, recitando poesia sobre a água e o nosso meio ambiente. Tanta gente conhecida ali dando o seu "Melhor" nessa celebração conjunta que ficará inesquecível. Cordiais cumprimentos e Parabéns a todos os envolvidos !!!

    ResponderExcluir
  3. Quanta coisa boa acontecendo. Parabéns equipe GAB !

    ResponderExcluir
  4. Lele.muriqui@yahoo.com.br19 de março de 2024 às 06:57

    Foi ótimo o evento! O teatro e as atrizes e atores, as músicas com as crianças tocando seus violões, os poemas, o filme da natureza sob o olhar de um jovem muriqui e a pipoca pra confraternizar no final de tudo isso! Parabéns a todos e todas envolvidas! E viva a semana das águas!!!

    ResponderExcluir
  5. Que a TV GLOBO não descubra nossos artistas, senão ... bau...bau !...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês