SANTA LÚCIA E SÃO TOMÉ EM FESTA

E eu perdi essa festa, que aconteceu na tarde/noite dessa quarta, mas o amigo Renato Galuzi, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, me mandou fotos, também @belisario_em_foco e Natayna. Com isso me senti presente.

Toda a comunidade se juntou aos que vieram de Muriaé, na comitiva do prefeito, Dr. Marcos Guarino, para os quais não há dia e nem hora.
Aí está o motivo dessa festa: a inauguração do "postinho de saúde", que fica anexo à escola da comunidade e vai funcionar a cada 15 dias com atendimento do médico Dr. Felipe, da técnica em enfermagem Janaína e da agente comunitária Natânia, todos sob a coordenação da enfermeira-chefe Natayna.
Nessa nova unidade também vão ser ofertados serviços de aferição de pressão, glicemia, coleta de preventivo e testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV.
A unidade ganhou o nome do Dr. Antônio Rogério de Castro, pai de Aloisio Rogério. Ele, os irmãos e parte da família estiveram lá para prestigiar.
Aloisio é um batalhador na defesa dos interesses dessas duas comunidades, onde goza de muito respeito, principalmente pela forma com que ele, "Todinha"  e seus filhos tratam seus colaboradores.
São geradores de empregos e contribuem positivamente no volume e qualidade de leite e de apefeiçoamento de raças bovinas dentro do município de Muriaé.
Fernando Levati, secretário de Agricultura, teve um papel muito importante para que essa obra saísse. Procurado por Aloisio, levou a demanda ao prefeito. É muito respeitado na nossa região pelo seu trabalho e presença constante.
A Secretária de Saúde Luiza Agostini também se reuniu aqui com a comunidade em momento em que eu também estive presente e  deu andamento ao pedido dos moradores.
D. Nina, também presente, tem muito respeito pelos "Rogérios", em especial pelo médico que dá nome a esse posto, em função de seu trabalho em favor da medicina em Muriaé.
Natayna faz a coordenação da UBS com muita eficiência e dedicação.
Dr. Fellype Matos é o médico da nossa UBS, de quem ouço muitos elogios.
O prefeito Dr. Marcos Guarino falou sobre a acessibilidade que a sua administração vem buscando promover, especialmente nos serviços de saúde, educação e cultura, facilitando o acesso da população a esses serviços.
Vamos identificando alguns que estão nessa foto. A Secretária de Educação, Cristina Navarro, Secretária de Direitos Humanos, Tatiana Rangel, a nossa dentista, Dra. Glasielle, o pequeno  Heitor, prefeito já falei, Luiza Agostini e Nina também falei e o médico também já citado. Natânia e Jaqueline integram a equipe técnica da UBS, são moradoras de Belisário, como quase toda a equipe da UBS. Isso facilita muito nas relações com a comunidade. Faltou nominar alguns.
Muito bom isso; Dr. Marcos vem resgatando a relação da administração municipal com essas comunidades rurais que se distanciaram muito de Muriaé nos últimos anos, se ligando e até mesmo votando em outros municípios vizinhos. São Domingos é nosso, Santa Lúcia é nossa, São Tomé é nosso, Pedra Alta é nossa, Graminha é nossa. Tudo é nosso, ninguém tasca.

Comentários

  1. Dr. Cléber e esposa dra. Mirian : vocês perderam uma grande festa ! Mas, muito bem descrita aqui por vocês. Só faltou dizer que, apesar do frio, vento e chuva, povo não faltou. Tinha gente de todos os lados: Miradouro, Muriaé, Rosário da Limeira, Ervália, Serrania, Comunidades Rurais e do próprio Belisário, todos embasbacados com a obra ora inaugurada ali, na Escola da Comunidade de Sta. Lúcia/São Tomé, do distrito de Belisário, município de Muriaé, MG. no espaço com tanque de resfriamento de leite para os produtores que não têm seu próprio tanque, como varandão e espaço de recreação já inaugurado pela criançada também ali presente. O espaço da escola equipado para funcionar como PONTO DE APOIO DR. ANTÔNIO ROGÉRIO DE CASTRO ficou muito bem preparado, também, para receber médico e paciente. Chegamos lá um pouquinho atrasados e, às seis hs. e pouco, já estava bem escuro. A chuva deu uma trégua. A iluminação era mesmo muito boa e a quantidade de gente aguardando a festa nos espantou. Fui com nosso farmacêutico, Mateus Balbino, escolhido no local para iniciar a inauguração lendo ao microfone e sendo filmado por Egberto três páginas sobre quem foi o dr. Antônio Rogério de Castro, homenageado ali. Deste, estavam presentes os três filhos sobreviventes, Carlos Alberto da firma Fios de Ovos de Muriaé, o arquiteto Nelson e o eng. aposentado, fazendeiro e líder ali naquela Comunidade, Aloisio e a mulher, Todinha, seus filhos e netos. Quando preparei o resumo sobre a vida do dr. Antônio para levar ao evento, Aloisio estevera mais cedo aqui em casa, para juntos trabalharmos no assunto. Foi quando corrigimos seu nome para ser escrito com "o", não u. Aloisio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês