RETROSPECTIVA 2023: TERCEIRA PARTE
Retomamos nossa retrospectiva em agosto, com mais uma programação de alto nível em nosso distrito, idealizada pela Fraternidade Franciscana, com apoio do GAB.
O idioma oficial em nosso salão, passou a ser o espanhol.
Por 5 dias aqui se reuniram pessoas de vários países da América Latina, dentre eles, Colômbia, Peru, Argentina, Equador, Guatemala além de lideranças de várias regiões do Brasil.
A proposta era a de "... somar a doçura do espírito à resistência à mineração. É um encontro de amizade, de amorosidade e também de cuidados com nossa saúde mental."
No dia 24, ainda de agosto, anunciamos a morte de Bentinho. Ele faz parte da história de Berlisário.
No final de agosto estudantes de graduação em Geografia, da UFJF vieram desenvolver um projeto em Belisário, conduzidos pelo Prof. Gustavo. Foi mais uma parceria GAB/Fraternidade Franciscana.
Aqui discutiram a relação entre o desenvolvimento sócio-econômico de uma região tendo como base a atividade de extração mineral, como se pretende, com todo o seu ônus.
Muitos debates sobre o tema.
Como se vê, Belisário recebeu grandes grupos em 2023. Somos reconhecidos como um bom destino turístico na região, né Mateus?
Aqui fizeram belos programas.
Por mais que a gente não queira, temos perdas a registrar. Dessa vez, em 3 de outubro anunciamos a morte de Maria Bárbara.
Tia Dedê trabalhou na Escola Pedro Vicente de Freitas, como servente, e nessa época morava na casa da "Vó Iracema Mota", de quem era irmã".
E uma bomba caiu sobre Belisário dia 5 de outubro. De forma repentina, sem qualquer anúncio prévio, perdemos Ivan Calais. Está nos fazendo muita falta.
O Dia das Crianças foi comemorado em alto estilo, numa parceria entre GAB, Igrejas Adventista, Católica, Metodista e Igreja do Evangelho Quadrangular, e também com o apoio da Vital Ecoturismo.
Os Desbravadores, da Igreja Adventista, deram muito brilho à festa.
Também a Escola de Música Tom Maior na Serra...
As crianças da Igreja Metodista....
O Grupo Anima sempre presente nessas boas horas.
O Projeto Mente Ativa manteve belas programações durante 2023. Aqui, no terreiro da casa de D. Leontina.
Agora homenageando a Professora Luzia, pelo Dia do Mestre. Josina, à direita, foi aluna de D. Luzia, há 70 anos.
Fechamos outubro com uma viagem para o Rio, para as comemorações dos 80 anos da irmã Celi.
Dois dias de festa, inclusive na praça do bairro Urca, onde ela mora.
Tá ficando grande a retrospectiva. Belisário é um problema, pois é um distrito muito agitado, onde muita coisa acontece. Voltamos depois para finalizar. |
Importante na preservação histórica do nosso distrito. Muitas vezes nossos estudiosos irão beber dessa fonte e quão grande será o futuro? Quantos mais adiante irão consultar tais matérias? Feliz Ano Novo, dr.Cléber !
ResponderExcluir