QUAIS SÃO AS SUAS REFERÊNCIAS?

Esse foi o tema do encontro do Projeto Mente Ativa, nessa terça. O objetivo foi o de dar oportunidade ao grupo de externar uma ou mais de uma pessoa  que mereçam destaque por ter exercido boa influência em suas vidas. 

Mas antes de entrar no tema, Mírian deu destaque para uma presença que é uma referência para a comunidade, o Sr. Quirino.

Eles tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre esse amigo.

Sr. Quirino tem 87 anos em mais de 60 anos de casado com D. Josefa e falou de sua história de vida, tendo nascido e sido criado na região, assumindo já aos 13 anos a chefia da casa, em face da morte do pai. 
Falou das dificuldades enfrentadas no início de sua vida chegando a achar que hoje todos os presentes são pessoas ricas, comparando-se à vida difícil que cada um enfrentou para chegar até aqui.
Aparecidinha tem boas lembranças do amigo Quirino.


Ele teve 8 filhos, tendo perdido 3 deles.  Com a sua mãe aprendeu o valor medicinal das plantas e passou a cultivá-las e a preparar remédios.  Desenvolveu o dom de benzer pessoas, dentro da própria família.
Minha família ama a losna e o alecrim por ele produzidos e vendidos nesses frascos.
Após isso Mírian introduziu o tema da tarde: "Quais são as suas referências?"
Lembrou ela que somos levados a destacar, com frequência, pessoas que nos dão maus exemplos em termos de comportamento, seja na comunidade, no mundo político e deixamos de valorizar àquelas que nos impactam pelos seus bons comportamentos e nos dão bons exemplos de vida. Pessoas  dignas de admiração. Pessoas que são referências.
Quem marcou a sua vida Rosana? -Minha mãe, foi a resposta. E falou o motivo: com ela aprendeu a solidariedade e a cuidar de quem precisasse. 
Os pais foram citados como referências por todos do grupo. Mirian leva o grupo a refletir sobre como os nossos filhos, netos e pessoas com quem convivemos  se lembrarão de nós. Será que temos passado bons valores para eles?
A seguir, uma dinâmica foi utilizada. Landis deveria segurar a ponta de um barbante e apontar uma pessoa do grupo que é uma referência para ele, citando qualidades e  entregando a ela o rolo do barbante....
E o barbante era entregue para essa pessoa, para que ela fizesse o mesmo.
Mírian destacou Ciro, de quem ela muito gosta, pelo espírito de cooperação e participação alegre no grupo.
Uma teia vai sendo traçada e ao final a reflexão de que todos temos qualidades, exercemos influência no grupo e estamos interligados em nossas teias sociais. Nossas ações positivas e negativas reletirão em toda a cadeia social.


É hora do lanche sempre farto e levado por eles mesmos, de forma espontânea.
Seguido do bingo.
Mírian ofertou o brinde e Landis preencheu primeiro a cartela.
Semana que vem tem mais, porém será na segunda-feira, às 19 horas, na missa em favor dos idosos, onde o projeto terá uma participação.

Comentários

  1. Tema muito interessante, como todos os outros levados ao Grupo Mente Ativa , em Belisário, no GAB, já em plena atividade há anos, pela psicóloga e criadora do projeto, dra. Miran Sigiliano Paradela. Parabéns aos participantes que agregam seus valores e são também incentivadores no desenrolar das atividades. Assim, todo mundo sai ganhando. Pelo menos deixam de perder atividades cerebrais por estagnação, falta de estímulo ou de companheirismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês