A TRAJETÓRIA DE UMA VITORIOSA

A nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas promoveu nessa manhã uma programação muito especial. Receberam D. Nina Campos para trazer uma palavra muito especial para os alunos.
Ela apresentou a eles a sua trajetória de vida. Uma menina pobre, bisneta de Belisário Alves Pereira e Mariana, ele o fundador de Belisário, nascida em Miradouro, que passou dificuldades na sua infância e adolescência, criada pela mãe, sem a presença do pai, mas não se acomodou com essas limitações.
De Caratinga, para onde se mudou, retornou para estudar em Muriaé e nunca mais se acomodou. Foi para o Rio de Janeiro, para estudar na Fundação Getúlio Vargas, e através de bolsa adquirida em processo seletivo foi para Nova Yorque.
Aprovada em processo seletivo, ingressou no quadro de pessoal do Itamaraty chegando no cargo de Oficial de Chancelaria, posto administrativo máximo, através do qual trabalhou em embaixadas brasileiras em diversos países, onde foi necessário o domínio de vários idiomas.
Aposentada, retornou para o Brasil, para a cidade do Rio de Janeiro, decidindo depois vir morar na terra fundada pelos bisavós, promovendo aqui incríveis mudanças em nosso distrito que, sem dúvidas, é uma referência em termos de organização e de qualidade de vida.
Segundo o Diretor José Antônio, que nos mandou as fotos, a sua participação agradou em cheio, com uma boa participação dos alunos com perguntas.
Certamente que ela impactou aqueles que a ouviram, admirados com uma mulher de quase 95 anos ter uma cabeça tão lúcida.
Temos muito orgulho dessa grande mulher e do privilégio de tê-la como nossa amiga pessoal.

Comentários

  1. Sou grande admiradora da Nina.
    Mulher fantástica!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada à profª Celi, do Rio jde Janeiro; a recíproca é verdadeira. Também ao diretor da Escola Estadual, prof. José Antônio Carneiro, aos professores e aos alunos que lotaram o auditório da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, em Belisário, a partir das 10:30 da manhã do dia 23 de novembro de 2023. Nossa escola prima pela sua manutenção, horários e funcionamento. Conheci seu diretor ainda adolescente e estudando nessa escola, de onde já é diretor por 12 anos. E é também um grande professor. Acho que todo mundo gosta mesmo de falar sobre si mesmo. Portanto, foi um prazer muito grande ser convidada para falar um pouco sobre como me preparei para ingresso na carreira de Oficial de Chancelaria e minha posterior atuação. Durante 32 anos, em serviço diplomático, primeiro em comércio exterior durante dez anos em Nova York, e depois em diversas Embaixadas brasileiras no serviço principalmente de criptografia e correio diplomático, na Europa, África e Ásia, terminando os dois últimos anos em Assunção, no Paraguai, onde me aposentei. Tenho muito boas lembranças de todos os países onde trabalhei ou curti férias.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra Dona Nina, mulher guerreira um exemplo a ser seguido! Que Deus te abençoe Nina com muita saúde e felicidades! Um abraco Aninha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês