FOMOS A ROSÁRIO DA LIMEIRA PARA UM ENCONTRO BEM INTERESSANTE
Aproveitei que Dayse, vice-presidente do GAB, estaria lá nessa manhã de quarta, atendendo demandas do CEJUSC-Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, para o qual atua como mediadora, para termos uma reunião naquela cidade com um jovem com quem tivemos contato pelo zap.
Esse órgão do Poder Judiciário se desloca de Muriaé para cá, de forma itinerante, para faciltar a vida de pessoas que querem usar a justiça como mediadora de conflitos, desde que as partes assim o desejem.
Estamos num espaço do destacamento da Polícia Militar, onde também o CEJUSC dá atendimento. Viemos aqui para um encontro com Felipe Briguente, esse jovem da foto.
Ele faz um trabalho muito interessante com jovens em Rosário da Limeira, através do ICD-Instituto Cidade Democrática, com sede em São Paulo.
No site da instituição eu li que: "O ICD nasceu em junho de 2008 e já atuou em 32 cidades, envolvendo cerca de 38 mil pessoas em seus projetos. Somos independentes, nascemos da sociedade civil e não temos fins lucrativos."
E ainda que o ICD tem como objetivo alavancar o poder da sociedade civil e fortalecer a democracia brasileira, acreditando que é pilar fundamental para o fortalecimento da democracia no país a influência do cidadão comum na tomada de decisão sobre questões públicas.
Ele nos garantiu ser esse trabalho desvinculado de qualquer ideologia partidária.
A diretoria do GAB tem como proposta abrir um trabalho com jovens do distrito, incentivando-os a assumirem papel de liderança em nossa comunidade e o caminho pode ser através do apoio desse instituto.
Também conhecemos o Dr. Júnior, Delegado de Polícia, que vem de Muriaé para atender casos de Rosário da Limeira, evitando que as pessoas precisem se deslocar para Muriaé. Muito simpático o doutor.
E Renata não poderia ficar fora da foto. Nesse local ela dá suporte a todos esses órgãos que citei e também à Defesa Civil. Segundo Dayse, ela é um "faz tudo".
Vamos conversar com a direção da Escola Estadual, diretoria do GAB e grêmio estudantil, para darmos andamento a esse projeto.
Acho que realmente o potencial jovem em nossa região é muito grande, faltando apenas lideranças e projetos.
ResponderExcluir