BELISÁRIO SERÁ SEDE DE ENCONTRO INTERNACIONAL PARA DISCUTIR MINERAÇÃO

 

Isso se dará através da  REDE IGREJAS E MINERAÇÃO, um espaço ecumênico formado por comunidades cristãs da América Latina, equipes pastorais, congregações religiosas, grupos de reflexão teológica, leigas, leigos, bispos e pastores, que buscam responder aos desafios dos impactos e violações dos direitos socioambientais provocados pelas atividades minerárias nos territórios.
Desde seu nascimento, em 2013, a Rede tem trabalhado para empoderar as Comunidades afetadas pela mineração; aprofundar e divulgar uma teologia e espiritualidade ecológica; comunicar as violações provocadas pela mega-mineração, a resistência das comunidades afetadas, assim como suas propostas e alternativas orientadas ao bem viver; dialogar com as Igrejas, em todos seus níveis hierárquicos, para incidir nas suas ações em defesa das comunidades e territórios afetados pela mineração.
Um pesquisada na internet mostra a realização de diversos encontros dessa Rede em países diversos da América Latina   e Belisário estará recebendo, na próxima semana, lideranças religiosas de diferentes denominações, que escolheram Belisário devido à projeção internacional que o distrito ganhou no que se refere à resistência à Mineração.  
Estarão presentes representantes de várias partes do Brasil,  México, Equador, Guatemala,  Argentina, Colômbia e Peru.
Segundo o Frei Gilberto, entre os presentes estará Dom Geovanni Hurtado, Bispo da Diocese de Lacatunga, no Equador, que presidirá missa na Matriz Santo Antônio,  no domingo,  dia 20, às 8 horas.
"O encontro tem como objetivo a partilha de experiências dos participantes visando o desmascaramento do discurso do "deus" dinheiro.  Por isso,  haverá uma intensa programação interna que acontecerá no GAB e na Vila Franciscana", informou-nos Frei Gilberto.
A comunidade de Belisário é convidada a participar de quatro momentos em especial:
Quinta-feira,  dia 17:
* 11 hs - Momento de Acolhida no GAB
Sexta-feira,  dia 18:
*20 hs - Lançamento do Documentário "Bauxita", filmado em Belisario. E Noite Cultural, no GAB.
Sábado,  dia 19
  *  18hs - Missa na Matriz
         * 19hs - Lançamento do Documentário "Águas de Minas", que teve filmagens em Belisário. 
  * 20:30 - Confraternização
Domingo,  dia 20:
* 08hs - Missa Presidida por Dom Giovanni Hurtado, bispo de Lacatunga, Equador.

Comentários

  1. Que bom? Deus preserve Belisário da destruição como foi feita em tantos lugares deste mundo. Viva a saúde, viva a vida, nossa verdadeira riqueza. Construir sem destruir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês