SANTA LÚCIA: ESSA COMUNIDADE É PORRETA!
Na quinta bem cedo tinha um convite, na direção da Serra do Brigadeiro. O Pico do Itajuru está encoberto pela neblina.
Aqui o meu destino. O médico Antônio Rogério de Castro foi uma grande liderança política em Muriaé, se elegendo vereador por dois mandatos e foi Presidente da Câmara Municipal.
Dr. Alísio Rogério, filho de Dr. Antônio Rogério, me fez o convite para participar de um encontro que a Comunidade Santa Lúcia teria com a Secretária de Saúde de Muriaé, Luiza Agostini. Também presentes o Secretário de Agricultura Fernando Levati e Adenilson, o Coordenador da EMATER.
Muitas manifestações foram focadas no desejo de todos serem mais identificados como a Comunidade Santa Lúcia, muitas vezes confundida com outras comunidades, mesmo já estando organizados de fato. Sobre isso falamos que tratamos da necessidade de criação da Associação de Moradores de Belisário numa reunião em Muriaé na véspera e podemos pensar na organização também dessa comunidade junto à Federação das Associações de Bairros. Estamos por trazer, em breve, o presidente da Federação para uma reunião aqui em Beli, e assim poderemos pensar em fazermos uma abordagem mais ampla nessa criação.
Da Secretaria de Agricultura a comunidade está reivindicando assistência veterinária para os criadores. A EMATER prometeu iniciar um atendimento local, assessorando em assuntos de correção de solo e técnicas de plantio.
Na foto abaixo, Juliana é a responsável pela área de Atenção Primária da Secretaria e na extremidade Ester, assessora da Secretaria de Direitos Humanos.
Da nossa UBS estavam lá Natayna, Coordenadora e Natânia, Agente de Saúde.
Uma boa presença, mesmo sendo uma manhã de dia da semana. Aliás, na roça não tem muito essa coisa de sábado e domingo para folga.
A professora Lúcia dava aula na sala ao lado. |
O guerreiro Silvan Vital também presente. Ele é servidor da Sec. de Agricultura, mas apoia todos os órgãos da prefeitura aqui no distrito.
O presidente da Associação, que ainda não está formalmente constituída é Edilson. Se não existe de direito, ela existe de fato.
Sobre isso falamos da reunião
Também constou da pauta apoio da prefeitura na realização da Cavalgada da Comunidade de Santa Lúcia.
Já vai entrando no caminho de uma comunidade que luta pelos seus direitos. Essa é daqueles que não espera o lanche que será servido.
A pauta dessa reunião estava ligada à saúde.
Foi logo abordado a necessidade de se utilizar uma sala daqui da Escola Dr. Antônio Rogério de Castro para que o médico possa fazer atendimentos à comunidade.
Outro problema muito discutido, já é o grande gargalo dessa e de toda Belisário: transporte de enfermos e pessoas em tratamento para sede do município, principalmente em face dos mínimos horários oferecidos no transporte público. Isso foi objeto de um abaixo assinado encaminhado ao prefeito e foi exatamente o que a comissão havia levado para a reunião da Federação das Associações de Bairros na noite anterior, em Muriaé, como comentamos acima.
Também a necessidade de um atendimento, com uma certa periodicidade, de um ginecologista. Isso também já é bandeira apresentada em outras ocasiões.
A Secretária fez uma exposição de algumas dificuldades, impostas pelo SUS que tem uma política única a nível nacional, mas vai batalhar para atender tudo o que for possível.
Ela definiu que fará de imediato mudanças, de forma que a programação de atendimento da ambulância fique a cargo da UBS, o que também foi pleiteado.
A Secretária sugeriu a criação de uma horta comunitária, podendo a EMATER auxiliar nisso.
Foi mais ou menos isso que se passou por lá.
Foto oficial que Silvan me mandou. Não pude esperar o final.
Comentários
Postar um comentário
Comente este post!