AFINAL, O QUE DE TÃO IMPORTANTE ESTAVA POR ACONTECER EM TIRADENTES?
Chegamos no final da manhã de sexta, no "Hotel Pequena Tiradentes", como já mostramos e vamos ao almoço com esse grupo seleto, aqui mesmo no hotel.
Dra Anna Gilda Dianin, Vice-Presidente do SINEPE /Sudeste: Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino na Região Sudeste de Minas Gerais, dá as boas vindas informais a esse grupo de educadores que veio de Brasília, BH, Juiz de Fora, Rio e Janeiro e outras cidades, para participar do "Encontro de Tiradentes- 30 Anos do Sinep/Sudeste-MG"
Agora vamos ao trabalho. Tudo vai acontecer neste hotel.
A equipe de suporte do evento são pessoas amigas. Da esquerda para a direta: Jucimar, Jéssica e Isabel. Temos uma ótima relação com esse órgão.
Vamos nos credenciar. Recebemos da amiga Lurdinha o crachá com o nosso papel aqui, "Mestre de Cerimônia".
Vamos compor a Mesa de abertura.
Autoridades ligadas à educação no Brasil através do Conselho Nacional de Educação, no Estado de Minas, através do Conselho Regional, do atual presidente do SINEP/Sudeste, Miguel Detsi Neto e 3 ex-presidentes desse sindicato, Professores José Ventura, Henrique Pinto dos Santos e Roberto Pontes.
Acompanhados pelo violinista Arthur Dianin Neto, os presentes cantam o Hino Nacional.
O Presidente do Sinepe/Sudeste-MG Miguel Detsi Neto faz a abertura oficial do Seminário.
O "Seminário 30 ANOS SINEPE/SUDESTE-MG foi programado com o objetivo de colocar num mesmo fórum presidentes e membros do Conselho Nacional e Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, para um diálogo com altos expoentes da educação nacional e mineira e educadores do interior de nosso estado.
Presentes, especialistas na formação de professores e gestores, especialistas em áreas de tecnologia, inteligência artificial, especialistas no tema sustentabilidade.
Participarão instituições centenárias como Granbery, Academia, Santa Catarina, de JF e o Gamon, de Lavras, juntamente com várias instituições jovens na filiação ao Sinep/Sudeste.
O resultado esperado é de que esse diálogo possa facilitar ainda mais a caminhada em defesa da educação e promover ações que contribuam para a maior qualidade de vida, respeito ao Meio Ambiente, colaborando assim, para a sedimentação de uma sociedade mais justa.
Enquanto o jovem Arthur Dianin Neto apresentava no violino músicas de fundo, fizemos a composição da Mesa convidando o Presidente do Conselho Nacional de Educação, Professor Luiz Roberto Curi, outros membros de câmaras daquele órgão, o Presidente do Conselho Estadual de Educação, Professor ..... e também integrantes de câmaras do órgão estadual.
Também convidamos ex-presidentes do SINEP/Sudeste-MG, que contribuíram para a formação desse órgão nesses 30 anos.
A primeira palestra do seminário foi: "Qualidade em educação: entre o discurso e a prática", proferida pelo Professor Luiz Roberto Curi, Presidente do Conselho Nacional de Educação.
Muitos índices preocupantes desafiantes em relação à nossa educação básica, evolução da educação superior à distância...
A seguir a Professora Priscila Boy, consultora na área de educação e especialista na formação de professores, pais e gestores, discorreu o tema: "Uma Escola em Transformação". Ela esteve recentemente em Muriaé, capacitando professores da rede municipal de ensino, a convite da Secretária Cristina Aquino.
Uma parada para o café.
Três apresentações mais curtas no tempo, mas igualmente ricas em conteúdo, discorrendo o tema: "Diálogos entre a educação básica, o ensino profissionalizante e a educação superior". A Professora Amábile Pacios, do CNE abordou "O Novo Ensino Médio"
O Professor Alysson Massote Carvalho, do CNE e Diretor do Instituto Gamon abordou: "Resgatando os valores em educação".
Dra. Anna Gilda Dianin, com o tema "Sistema Nacional de Educação: os prós e contras do modelo desempenhado no PLP 235/2019".
Todos eles recebem um brinde do Sinepe:
Uma Maria Fumaça, que tem muito a ver com a cidade de Tiradentes, em estanho, minério também próprio da região.
Na noite de sexta um animadíssimo coquetel.
Iniciamos o sábado às 9 horas. Mais um tema em debate, na verdade três em um. Os participantes são divididos em 3 grupos com temas diferentes.
Nessa sala o Professor Alysson Massote Carvalho: Presidente da Câmara de Educação Superior do CNE coordena o debate sobre o tema: "Qualidade em educação: avaliação e regulação no Ensino Superior."
Nesse grupo, "Resolução n° 486/2022-CEE/MG, as normas para credenciamento e recredenciamento de entidades mantenedoras e para autorização de funcionamento, reconhecimento e renovação de reconhecimento, no âmbito da iniciativa privada de ensino".
Como facilitadores: Dr. Arthur Emílio Dianin: Diretor do Sinep/Sudeste, Felipe Michel Braga, Presidente do Conselho Estadual de Educação, e os conselheiros do CEE/MG, Emerson Luiz de Castro, Zuleica Reis Ávila e Girlaine Figueiró Oliveira.
E a terceira turma abordando "O despertar da consciência ambiental na educação infantil", tendo como facilitadoras as Professoras Renata Malta, Presidente da Câmara de Educação Infantil do Sinepe/Sudeste e Carolini Mendes Brega de Oliveira, Pedagoga e membro da Câmara de Educação Infantil.
Todos recebem o brinde ao final.
Mais uma palestra instigante, proferida pela Professora Elizabeth Regina Nunes Guedes, Presidente da ANUP-Associação Nacional das Universidades Particulares, membro do CNE e da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e qualidade na Educação Particular.
Com muito orgulho anunciamos a palestra proferida por Cléber Sigiliano Paradela, o nosso Clebinho. Aí a razão de sua vinda conosco de SP. Ele é CMO da Juntos Energia/Elétron; Professor de Tecnologias Exponenciais e Futurismo na Pós-Graduação de Inovação da ESPM, e no Bootcamp de Planejamento e Estratégia da Miami Ad School.
O seu tema foi: "A educação ambiental e a inteligência artificial não são opções ou desafios mas, imperativos".
A mãe coruja Mirian foi convidada a lhe entregar seu brinde. Todos os anteriores também receberam.
Caminhando para o encerramento. O querido Professor Ventura fala em nome das autoridades presentes. Mirian e eu temos muito orgulho dessa amizade. Ele foi Secretário Geral da UFJF, quando lá me graduei em Engenharia e o mesmo cargo no CES-JF, onde Mírian cursou Psicologia. Em breve ele virá em Belisário.
Professor Miguel, Presidente do Sinep/Sudeste-MG faz os agradecimentos pela participação e homenageia a Dra. Anna Gilda, pela bela organização desse evento.
Já sem terno, vamos almoçar, agora fora do hotel. Às 14:30h a Maria Fumaça sairá desta estação rumo a S. João Del Rei.
Com muita agitação nesta cidade turística, foi difícil chegar até aqui.
Almoço no Restaurante Traga Luz.
O "Traga luz" consta do rol dos maiores restaurantes mineiros. |
Alô Miradouro! Vou fazer uma matéria exclusiva com esta professora, filha dessa terra. Essa matéria está muito grande.
Registrando o encontro com Pedro Daibert Navarro, proprietário do restaurante, para ser vista pelos amigos pastores metodistas aposentados lá em BH, onde sua avó Zila Navarro foi um ícone do metodismo e seu avô, assim como o Reverendíssimo Bispo Omar Daibert. Nossa famílias foram amigas.
Ufa! dessa vez cansei você, mas não tinha como deixar de mostrar tanta riqueza. Foi um privilégio para mim e Mírian termos participado dessa jornada.
Ana Cristina Navarro, cunhada do dono do restaurante foi.uma excelente aluna nossa , na Museologia da UFBA, em Salvador . Foi ela que nos apresentou o Trabalho com a maravilhos sobremesa de goiabada frita e sorvete de queijo minas. PARABENS A TODOS PELO EXCELENTE EVENTO. PALESTRANTES DE PRIMEIRA LINHA.
ResponderExcluir!!!!
eu saber quando vai termina o asfalto. Itamuri a Belizario. a obra paro. porque. Res
ExcluirSempre oportuno debater a educação, seus desafios e conquistas!
ResponderExcluirExcelente cobertura Cléber. Parabéns. Um encontro melhor que este, só se for em Belisário. Vamos programar.
ResponderExcluirImportantíssimo esse encontro! Ficou gravada a palestra do Clebinho? De extrema relevância o tema de sua fala! Queria muito ouvi-la.
ResponderExcluir