VAMOS MOSTRAR A SEXTA CULTURAL

Como foi anunciado, foi um programa diferente, realizado na sexta, na Praça da Matriz, sob a responsabilidade do Departamento da Juventude da FUNDARTE, com o apoio do GAB.

Artistas e skatistas chegaram no final da tarde, se instalaram na pousada, preparando-se para o evento. Uma passadinha no Museu Tic-Tac.

Os amigos Fernando, Adriana e Vinícius Levate também fazem parte do grupo, que veio de Muriaé. Vinicius criou e coordena o Projeto Inclusão Sobre Rodas.
Opa! Já estamos na praça! Nivaldo estava lá.
Uns skatistas faziam manobras nas ruas e calçadas.
Instalação do som.
Uma moçada interessante e talentosa faz parte do projeto.  Esse é Du Cartier, cantor de rap. Ele apresenta algumas de suas músicas onde Du fala de sua luta para vencer  a depressão e também em suas falas ele mostra isso e desafia as pessoas a enfrentá-la, sem se vencer por ela.  Encoraja as pessoas a serem melhores e mostrar que é possível vencer. 
Fala de sua vitória sobre as drogas, das quais já foi dependente. 
Leu alguns de seus poemas, que também falam de opressão social dos que enfrentam a miséria, vivem em situação de rua...
Vamos ajudando no encaminhamento do papo, que aborda inclusão, depressão, preconceitos  e tem mais.
Vinicius Levate deu um depoimento maravilhoso. Ele não aceita ser tratado de "coitadinho" e que dele se tenha pena. Veja essa letra de uma música feita por ele, que também tem livros publicados.

INCLUSÃO SOBRE RODAS
A inclusão é sobre rodas
Mas o papo é sobre tudo
Meu amigo, não desista
Esse é o conteúdo 
            Seja qual deficiência
            Que se possa vir a ter
            Por  favor não desanime
    A proposta é debater 
Lutar por nossos direitos
Transformá-los em dever
Esse é o desafio
Que nós temos a vencer 
            Não se acanhe meu amigo
            Se o assunto é inclusão
            Inclusive seu direito
            Está na Constituição 
Nossas diferenças
Não me torna incapaz
Você quer ter seu espaço
Então são direitos iguais
            Mas fingir que não existo
            Fica fora de questão
            Vim mostrar que também posso
            Se o assunto é inclusão
 
Mais um gesto simpático: Vinicius pediu aplausos para o nosso SUS-Sistema Único de Saúde, que mesmo com algumas deficiências, é motivo de orgulho nacional. Aproveitei e convidei Janaina, Técnica em Enfermagem de nossa UBS, para receber esses aplausos e repassá-los para a suas colegas de trabalho.
Floriscena é nossa amiga e está hospedada em nossa casa. Assistente Social aposentada, ela faz parte da diretoria do MOVELA-Movimento em Defesa dos Direitos da pessoa com ELA, em Juiz de Fora.
A ELA, Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença rara provocada pela degeneração progressiva de neurônios.
Floriscena fala do trabalho desse grupo de apoio às famílias na busca de seus direitos ao tratamento e que tiveram como grande conquista a criação, no Hospital Universitário daquela cidade, a criação de um Centro de Referência no tratamento de doenças raras.
Silvan Vital e Dirceu também têm uma participação musical.
Nada mais original do que cavaleiros nas ruas de um distrito rural.
Fernando e Vinicius Levate com Nivaldo. Reinaldo também veio.
Matheuzim e Ígor também se apresentaram como músicos. O primeiro falou de suas dificuldades em se encontrar, de se valorizar,  mas se descobriu posteriormente na prática do skate. 
Essa turminha do Mente Ativa nada perde.
Lucineia presente. Ela está feliz com a cadeira motorizada que recebeu recentemente do SUS. Isso lhe dá muita mobilidade.
Essas manobras radicais levam a galera ao delírio. As minhas fotos não ficam boas, com a pessoa em movimento rápido. 
O Professor Natan também falou de sua superação da pobreza extrema, numa família onde a mãe tinha várias bocas para alimentar, sem recursos para pagar todas as suas contas. 
Ele foi à luta, através dos estudos e fez mais de um curso superior. Suas palavras são motivadoras a que ninguém deixe de lutar.
Em outubro de 22 O Professor Natan recebeu o "Prêmio Destaque em Educação", concedido pelo Educa Week, o maior Congresso Educacional da América Latina
O artista Arthur Campos fechou a noite com belas apresentações. 
E vamos mais apresentações de skate, agora mais radicais.
Essas fotos de Silvan Vital ficaram ótimas.
Foi uma ótima noite, com apresentações muito diversificadas e diferentes. Agradecemos aos nossos visitantes, que ainda passaram a manhã na Cachoeira do Nahor.




Comentários

  1. Quero agradecer a todos os envolvidos pelo maravilhoso evento onde a arte, cultura e inclusão foi o ponto forte. Fiquei encantada com as instalações do GAB e pela recepção impecável! D.Nina merece todo reconhecimento por tudo o que fez e faz por Belisário! ( Adriana e Fernando)

    ResponderExcluir
  2. Sou de Pernambuco e gostei da leveza do texto, mesclado com fotos, da música de Vinícius (mais um poesia do grupo) e da ELA que passei ser fã através da amiga Floriscena. Avante, todas e todos. Viva a poesia! Viva a vida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês