LEI PAULO GUSTAVO: ISSO INTERESSA ÀQUELES QUE GOSTAM DE CULTURA

Desci nessa quarta para Muriaé, onde tinha uma reunião  às 16 horas do Conselho Municipal de Política Cultura, do qual sou suplente, aqui no Centro Cultural Grande Hotel Muriaé.

Muita gente interessante: o primo Renatinho Sigiliano, Dr. Rangel, Vereador sensível à cultura, Marília, que com Elminho fizeram a "Canção para Belisário", artistas, pessoas voluntárias que acreditam que a cultura aprimora uma sociedade e servidores da FUNDARTE.

.

Alessandra Sexto comenta a pauta dessa reunião, que é a de conscientizar os integrantes desse Conselho a entenderem a Lei Paulo Gustavo, que teve o veto do ex-presidente Bolsonaro derrubado pelo Congresso, e que prevê o pagamento de R$ 3,86 bilhões para estados, municípios impulsionarem o setor cultural.

Tetê, também da área de projetos da FUNDARTE reforçou a necessidade dos integrantes do Conselho divulgarem que para Muriaé serão destinados mais de 900 milhões e assim muito projetos poderão ser contemplados.
Uma simples leitura da lei não me dá muito entendimento dos projetos que poderão ser aprovados, depois de submetidos à apreciação de uma comissão. Vamos ler, discutir e entendê-la melhor.  Se você é um artista ou um produtor cultural, deve fazer o mesmo. O prazo é curto.
Para se ter uma ideia da importância dessa lei, em 2020, motivados por Flávia, então Diretora Geral da FUNDARTE, apresentamos um projeto para o GAB e recebemos 10 mil reais, que foram utilizados nas visíveis reformas lá feitas, inclusive a construção da área coberta do jardim.
Uma foto oficial da reunião.
Na saída um papinho com o Primo Renatinho, um reencontro com Clara Levate, e fiquei feliz e saber que ela agora integra a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, promovendo, dentre outras funções, a articulação sócio assistencial com os movimentos e com a sociedade civil.
E o jovem com cara de artista, é de fato artista, principalmente na área da música. Ele é Arthur Barreto, conselheiro na área de audiovisual. 
Agora uma bela notícia: ele e Clara estarão em Belisário naquele evento na Praça da Matriz, agora, sexta-feira, dia 21 de abril, às 19 horas, onde haverá apresentações musicais, apresentações de skatistas e uma papo legal com a galera.
Por volta das 20 horas passando pelo GAB parei para dar um alô para essa turma da Comunidade de Pedra Alta, que estava saindo de uma reunião com uma equipe da FUNDARTE e o Vereador Roriz, para tratarem da Cavalgada de Pedra Alta.
Por uma coincidência, pela serra vinha pensando se nas comunidades também não poderiam surgir projetos para a Lei Paulo Gustavo. Numa conversa rápida logo foram surgindo necessidades e sonhos dessa turma, que é a comunidade mais bem organizada do distrito. Por exemplo: eles têm um ótimo espaço físico, onde realizam eventos culturais, promovem cursos, reuniões com EMATER, Sindicato de Produtores Rurais, etc. Mas não têm uma cozinha devidamente equipada. A lei permite essas aquisições? Vamos descobrir!
Depois eu mostro essa reunião em outra matéria.

Comentários

Posts mais visitados do último mês