VEJA COMO FOI A 1ª REUNIÃO PARA ORGANIZAÇÃO DA XXII CAVALGADA

Ela aconteceu na noite de segunda, no GAB. A presidente Dayse Anne faz a abertura destacando que o GAB estará, como sempre esteve, apoiando a Prefeitura em mais essa versão do evento, que, como no ano passado, terá o Vereador Reginaldo Roriz na organização local.

Em sua manifestação, Reginaldo destaca que a Prefeitura, através da FUNDARTE, tem o papel principal nesse tradicional evento,  sendo sempre bom lembrar que a Cavalgada de Belisário é uma referência em toda essa região da Zona da Mata. Ele destaca a sua confiança de que essa será mais uma festa grandiosa, como na versão de 2022.
Sua assessora Érika se desdobra nessa organização.  É esperta a mocinha.
Equipe da FUNDARTE: Wânia, Diretora Geral, Fernando, seu assessor e Maicon, que acaba de assumir a função de Diretor de Cultura do órgão.
Ela fala do interesse da FUNDARTE em manter o padrão do evento, mas expõe algumas dificuldades que tem pela frente. Uma delas em relação à data. Para mantê-la no fim de semana de 1º de maio, como tradicionalmente aconteceu, há maiores entraves, em face do pouco tempo para a organização e principalmente, em relação às finanças. A prefeitura ainda sente o baque do excesso de despesas decorrentes dos desastres provocados pelas chuvas na cidade. 
Wânia pede um voto de confiança da comunidade, transferindo a data para  1 e 2 de julho. Nesse mesmo sentido Roriz se manifesta. Ele pretende se dedicar na organização, para termos uma grande festa, mas para isso torna-se importante a data de julho.
Ela trouxe uma informação que precisa ser contornada de alguma forma. Informou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico não mais permite, pelo seu entendimento legal, que eventos em espaços públicos sejam cobrados diretamente pelos organizadores. Os interessados em ter barracas no local devem se dirigir diretamente ao órgão arrecadador da prefeitura e lá tirar o alvará, pagando, pelo que eu entendi, um preço simbólico. 
Ora! Pelas informações passadas por Silvan Vital, com isso a organização deixará de arrecadar, corrigindo-se os valores, cerca de 15 mil reais. Esse dinheiro sempre foi utilizado para pagamento de segurança privada, refeições para servidores da prefeitura, Polícia Militar, mão de obra com pessoas para receberem animais e os conduzirem para os pastos...
O Vereador terá tempo, sendo em julho, para analisar melhor essa lei. Lá me manifestei e reforço que, se a prefeitura pretende passar a subsidiar esse serviço de barraqueiros, cabe a ela assumir esse custo. 
O clima da reunião foi muito bom, e respeitoso, o que é próprio de nosso povo. Houve protestos pela mudança da data, já tradicional desde a sua criação, somente tendo sida mudada para julho em 2022, em função da pandemia.
Mas, em função das explicações dadas e dos pedidos de voto de confiança por parte dos organizadores, FUNDARTE e Vereador, a maioria "concordou" com a mudança, deixando para depois a questão de fixá-la sempre em julho ou retorná-la para maio.
Um bom público presente.
Alguns pontos mais, colaboraram para essa mudança: a época é de baixa possibilidade de chuvas e de férias escolares. 
Roriz também reforça a necessidade de termos uma boa presença de voluntários nessa festa, reduzindo-se o seu custo. Um dos presentes também pediu que a FUNDARTE tenha para com Belisário o mesmo tratamento em relação, por exemplo, a Pirapanema, quando da contratação dos shows, que devem ser na noite de sábado e na tarde de domingo.
Outra observação, que se dê prioridade à arrecadação de poucos brindes, mas de maior valor, não se perdendo muito tempo na hora do sorteio. E que sejam sorteados apenas entre os cavaleiros.
Eu me manifestei destacando a ótima organização da cavalgada passada, dentro de um nível muito tranquilo e familiar, uma altíssima presença de público na noite de sábado, e lembrei que devemos buscar sim uma maior participação de cavaleiros, mas é evidente que a presença das motos na roça vem reduzindo muito essa tradicional figura que tanto caracteriza o campo.
Ficou bem grande a matéria, mas ela pode servir como uma ata da reunião.
O GAB ofereceu um lanchinho para os participantes.

Comentários

  1. Parabéns a todos por sua participação na reunião sobre a próxima realização da Cavalgada 2023. Tudo muito bem relatado em sua matéria de hoje, dr. Cléber. Mesmo não podendo estar presente nem de alguma forma colaborar, quero aqui expressar os meus votos para que todos, da parte oficial como dos cavaleiros e do povo em geral, deem o seu melhor para que essa festa continue a ser um grande evento, em todo sentido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês