TEVE ATÉ CASAMENTO NO MENTE ATIVA DE QUARTA

Quando eu postei a ressurreição de Assis, depois de ter anunciado a sua morte erroneamente há algumas semanas atrás, falei que ele voltaria em cena. Pois, aí está ele: fui buscá-lo em casa para participar do nosso encontro semanal com a terceira idade.
A sua morte não consumada foi profundamente lamentada por esse grupo, que tem por ele um enorme carinho. Nessa roda de conversa foram muitas as lembranças do perrengue que ele e sua família sempre passaram por aqui. Houve apenas uma reclamação, de Landis Rosa. É que Assis foi trabalhar em seu sítio e levou uma cadela com ele. Esteve doente, internado, sumiu e a cadela permaneceu no sítio e só come se tiver carne.
Perguntado sobre ele, D. Leontina falou que quando ficou viúva, pela terceira vez, Assis não a procurou, caso contrário teria se casado com ele. Pois não seja por isso: vamos casá-los agora! Marcha nupcial na caixa de som e os noivos são chamados ao altar.


Assumiram os votos, juraram fidelidade.
Tiveram como testemunhas Joãozinho e Aparecida. Também destacamos a ilustre presença de Joãozinho nesse encontro.
Muitos depoimentos positivos sobre Assis e Mirian coloca na roda de conversa o tema dessa tarde:  EU TENHO VALOR.
O objetivo foi o de refletir com os participantes o valor que cada um tem, mesmo com as limitações impostas pela idade.
A reflexão se deu a partir da música SAPATO VELHO, do conjunto Roupa Nova. Primeiro eles ouviram e depois Mirian leu a sua letra.
Você lembra, lembra
Daquele tempo, eu tinha
Estrelas nos olhos, e um jeito de herói
Era mais forte e veloz
Que qualquer mocinho de cowboy
… Você lembra, lembra
Eu costumava andar bem
Mais de mil léguas pra poder buscar
Flores de maio azuis
E os seus cabelos enfeitar
… Água da fonte cansei de beber
Pra não envelhecer
Como quisesse roubar da manhã
Um lindo pôr de sol
… Hoje não colho mais
As flores de maio
Nem sou mais veloz
Como os heróis
… É, talvez eu seja simplesmente
Como um sapato velho
Mas ainda sirvo se você quiser
Basta você me calçar
Que eu aqueço o frio dos seus pés.
Ela buscou os pontos fortes da música para um melhor entendimento por todos.
Uma caixinha com perguntas começou a circular ao som da música. Quando parava a música quem estivesse com a caixinha na mão tirava uma pergunta e respondia. 
Essa veio para Assis: será que somos sem utilidade hoje? Cite uma pessoa em sua vida para quem você seja muito importante. Ele ficou em dúvidas se essa pessoa existe. O grupo reagiu imediatamente: Assis é importante para toda a comunidade de Belisário.
E mesmo as relações amorosas mal sucedidas valeram a pena, pois geraram frutos como filhos e netos. 
E o jeito de herói, a força e a coragem para lutar, deram resultado? Foram muitas na juventude? Essa foi respondida por Angelina Coelho. Lembrou das dificuldades iniciais da sua vida, mas tudo valeu a pena. Hoje ela tem duas filhas maravilhosas, bem sucedidas profissionalmente, ambas policiais federais. 
Joãozinho brilhou quando perguntado se hoje ele não corre mais de mil léguas pra poder buscar flores de maio azuis para os cabelos da amada enfeitar, ele assumiu que ainda procura conquistar a sua amada todos os dias.
Para Landis caiu a pergunta se ele teve momentos na juventude com estrelas, brilhos e sonhos nos olhos. 
1. Cite um sonho que você tinha quando era jovem. Caramba! Que momentos difíceis! Ele sonhava ter um par de sapatos, pois já adolescente, somente andava descalço. Um dia foi chamado para ser o condutor da mala de um noivo, que vinha da zona rural com uma roupa e trazia numa mala uma outra roupa para o casório na igreja. O costume era o de convidar alguém para conduzir a sua mala e tendo sido convidado pode realizar o seu sonho, pois o pai mandou que ele comprasse  um par de sapatos na venda do Sr. Waldemar Costa. O jovem Landis calçava 35 e na venda só tinha 37. É claro que ele comprou assim mesmo, arrastando os pés pela estrada como um pato.

É hora do lanche. Bolo do Robertinho, broa da Angelina Coelho, pipocas da Angelina II, sucos naturais...
O bingo nunca falta...
Creuza ganhou a primeira cartela e recebeu o brinde oferecido por Luzia.
E luzia preencheu a segunda cartela e recebeu o brinde das mãos de Mírian.
Com uma oração encerramos o 112º encontro.



















 1. Abertura 2. Roda de conversa: Uma interpretação da música 3. Manifestações livres 4. Brincadeiras ⦁ Bola na panela ⦁ Limão na colher ⦁ Boliche ⦁ Separar feijão do arroz 5. Bingo 6. Encerramento com oração SAPATO VELHO - Roupa Nova Você lembra, lembra Daquele tempo, eu tinha Estrelas nos olhos, e um jeito de herói Era mais forte e veloz Que qualquer mocinho de cowboy … Você lembra, lembra Eu costumava andar bem Mais de mil léguas pra poder buscar Flores de maio azuis E os seus cabelos enfeitar … Água da fonte cansei de beber Pra não envelhecer Como quisesse roubar da manhã Um lindo pôr de sol … Hoje não colho mais As flores de maio Nem sou mais veloz Como os heróis … É, talvez eu seja simplesmente Como um sapato velho Mas ainda sirvo se você quiser Basta você me calçar Que eu aqueço o frio dos seus pés 1- Estrela nos olhos = brilho nos olhos, vontade de vencer, garra. 1. Cite um sonho que você tinha quando era jovem. 2- Jeito de heroi = Força, coragem para encarar os desafios. Quais as lutas/dificuldades você teve que vencer na sua juventude? 3- Era mais forte e veloz que qualquer mocinho de cowboi.= andava rápido. O que te impede de andar rápido, fazer caminhadas, correr? 4- Eu costumava andar bem Mais de mil léguas pra poder buscar Flores de maio azuis E os seus cabelos enfeitar = paixões P. Como foi sua vida amorosa? Teve decepções, dificuldades. Quer contar para a gente? 5- … Água da fonte cansei de beber Pra não envelhecer Como quisesse roubar da manhã Um lindo pôr de sol = querer botar o carro à frente dos bois, preocupar com a velhice muito antes dela acontecer. Perder a beleza e a alegria do presente. P. Quais as desvantagens de sempre estar preocupando com o futuro? 6- … Hoje não colho mais As flores de maio = não procuro mais paixões, conquistas amorosas. P. E hoje, o parceiro não precisa ser conquistado/a sempre? 7- Nem sou mais veloz como os heróis= ando devagar porque já tive pressa.Já não tenho que provar mais nada para ninguém. P. O que você entende por " Ando devagar porque já tive pressa? 8- … É, talvez eu seja simplesmente Como um sapato velho Mas ainda sirvo se você quiser Basta você me calçar Que eu aqueço o frio dos seus pés P. Será que realmente somos sem utilidade hoje? Cite uma pessoa em sua vida para quem você seja muito importante. Todos.

Comentários

  1. Um trabalho psicológico e social muito importante e bonito criado e dirigido pela dra. Mirian Sigiliano Paradela, tendo como seu secretário, o também dr. Cléber seu marido.
    Se me aceitarem, a partir de maio estarei inscrita também. E vivôoo !..........

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito e enriquecedor o encontro, os debates que proporcionam, assim como a acolhida ao Assis. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês