REUNIÃO EM MURIAÉ
Nas idas a Muriaé a gente faz uma lista. Começamos com uma passada na CRESOL, na Barra, para renovar a conta.
Também na casa do Padeiro, onde passamos com frequência, já que somos chocoólatras.
Semana passada Luciana apareceu aqui nessa telinha. Ela veio ministrar um curso de ovos de Páscoa para a turma do CRAS.
Mirian sempre pede para levar chocolate em barra para fazer gostosuras.
Dayse me informou que Luciana é bem sensível aos projetos sociais e sem que eu pedisse nos deu duas caixas de bombons para o Projeto Mente Ativa.
Feito os comerciais dos parceiros de Belisário, vamos ao que nos trouxe aqui, nessa tarde de segunda.
No segundo andar da Biblioteca Municipal tem o recém reformado Teatro Gregório de Matos.
Lá vai acontecer uma reunião do Conselho Municipal de Políticas Culturais, do qual sou suplente. A reunião de hoje tinha como pauta a apresentação de relatórios por parte dos proponentes de projetos aprovados, recentemente, pelo Fundo Municipal de Turismo.
Elisângela é a nova Diretora de Turismo da FUNDARTE.
Dra. Anne foi a primeira a apresentar o seu projeto, um aplicativo que dá informações sobre os diversos pontos e equipamentos turísticos de Muriaé, aí se incluindo hotéis, bares e restaurantes. Fala também da história de formação da cidade. O aplicativo já está liberado no Play Store nos aparelhos Androids, por enquanto.
O projeto ainda está em evolução, devendo ser acrescentados também os atrativos turísticos rurais, dos distritos.
Dra Anne, que por falha minha não fotografei, é uma grande advogada, por mim sempre recomendada e foi fundamental na montagem de meu projeto, que vem a seguir.
Apresentamos para os conselheiros, o nosso projeto, a Cadeira Julietti, que possibilita Pessoas Com Deficiência praticarem caminhadas em locais íngremes e de difícil acesso.
A terceira apresentação foi de Alessandra, proprietária de um belo sítio na região do Pontão, que recebeu melhorias para atendimento dos turistas que para lá se deslocam.
Tudo muito bonito nessa região, que tem também um apelo turístico religioso, em função da Gruta da Pedra Santa, onde há celebrações religiosas.
Carlinhos esteve aqui em Beli recentemente e o mostrei naquela matéria da CRESOL, onde ele tem participação. Ambos da foto representam a COOPAF-Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar Solidária, que tem a sua sede no bairro Franco Suíço, onde presta assistência aos associados, dando-lhes oportunidade de melhor organização da sua produção rural, oferecendo produtos para a merenda escolar e para o mercado consumidor.
É fundamental para o país ter uma agricultura familiar operante, o que garante produtos em melhores preços, já que o agronegócio está sujeito ao mercado internacional. Se a China quer muita carne, ela sobe de preço na mesa do consumidor, aqui no Brasil. Mas não vejo como inteligente demonizar o agronegócio. Sem ele o mundo morre de fome e a economia nacional vai a pique. Prestigiemos um, sem detonar o outro.
Esse é outro projeto de sucesso, que aconteceu em janeiro, em sua segunda versão
Adir vem já há anos à frente da Liga de Escolas de Samba de Muriaé e esse evento deu ainda mais visibilidade ao carnaval da cidade, informou ele, tendo ainda a preocupação de valorizar os músicos muriaeenses.
Outra bela aplicação do Fundo Municipal de Cultura foi nesse projeto, que tem Wilson Baldino à frente e Maria Olívia no apoio.
Uma matéria publicada em 2 de fevereiro no jornal A Notícia , distribuída na reunião, retrata uma bela apresentação dessa Folia do bairro Safira, fechando a temporada de 2023. "Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, a folia é uma festa popular e tradicional brasileira que atrai muitos olhares por causa da sua beleza e representatividade.
Nesse ano a jornada visitou 20 casas em Boa Família, 20 em Bom Jesus e 13 casas em Muriaé, e contou com o auxílio do Edital Municipal de Incentivo do Turismo. Com a verba foi possível adquirir os uniformes, as coroas e as roupas dos palhaços."
Já pegamos o contato deles, pois queremos trazê-los em Belisário numa próxima Noite Cultural do GAB.
OK! Uma rica reunião e vamos subir a serra. Sempre pego gavião no toco nesse ponto.
Não tem com o deixar de fotografar isso.
Nesta panorâmica última foto, ouve-se um forte apelo da mãe Natureza: - "preciso de mais árvores". (Dárcio Calais - BHte.)
ResponderExcluirMais uma vez agradecer ao amigo Cleber por apoiar e inclusão e acessibilidade das Pessoas com Deficiência. As Pessoas com Deficiência também merecem e precisam participar de atividades de lazer e turismo. (Adriana)
ResponderExcluir