O DIA INTERNACIONAL DA MULHER É COMEMORADO NO CRAS-BELISÁRIO

Fomos lá para registrar e levar a palestrante. Mirian foi convidada para falar para um grupo de mulheres.

Tá bem cuidado o local.
Na parede da cozinha essa frase. Mirian sempre fala que, geralmente, pessoas infelizes não cozinham bem, mas o inverso não é verdadeiro. Tem gente feliz que não sabe cozinhar.
Rosa está chegando.
Vá vendo quem estava lá.
A turma do Projeto Mente Ativa foi convidada e muitos vieram.
As meninas já cresceram numa cultura melhor do que a minha geração e a dessas mulheres que estão aí. Casos escabrosos são contados no Mente Ativa, de total discriminação da mulher. Aqui mesmo, uma moça ainda nova, com 39 anos,  deu o depoimento de que o pai não permitiu que estudasse. Mas ela  ainda pretende reverter isso.
Veja que grupo bonito!
Cristina é a coordenadora do CRAS-Belisário.
Mirian começa a sua palestra: Dia Internacional da Mulher. Há motivos para comemorar?
Ela passou um pequeno histórico do que levou as mulheres mundialmente a se despertarem para a busca de seus direitos de igualdade para com os homens. Foram diversos movimentos, em datas e países  diferentes. Lutas intensas inclusive com mortes e essa luta deve continuar. 
Também lembrou a necessidade das crianças e jovens serem criados dentro dessa nova forma de verem as mulheres nunca como propriedade do homem, sendo livres para estudar, exercer a profissão que quiserem e não aceitar atos machistas que as menosprezem.
Também mostrou diferenças salariais em atividades iguais entre homens e mulheres e ainda,   horríveis índices de violência contra a mulher, genocídios e tratamentos humilhantes, geralmente praticados pelos seus parceiros, sendo responsabilidade de todos interferirem e denunciar os casos de que tenham tomado conhecimento. Afinal, "em briga de marido e mulher, todos têm de meter a colher".
A equipe preparou esse lanche.
Com direito a uma lembrancinha.
Foto oficial. Foram cerca de 45 participantes
Eu gritei GALOOOO! Elas reagiram assim. 
Isso foi surpreendente: Mirian falou muito sobre a força da mulher e a importância de seu empoderamento para ver-se respeitada, além da necessidade de se fazer representar politicamente, se unirem e desenvolver lideranças femininas na comunidade. Logo começou o tititi. Então, vamos juntar nossas forças para resolvermos problemas que nos afetam em Belisário! Bradou uma deles e foi logo aplaudida. 
Decidiram por um abaixo-assinado para o Prefeito.
Neuza tem liderança. Como se diz na Bahia, é porreta essa mulher.
Elas reclamam a presença de um ginecologista na nossa UBS, com alguma periodicidade e das condições de uma única ambulância no distrito, o mais distante da sede do município.
Pediram apenas que redigisse para elas. Foi digitado na hora e assinado por muitas delas.
Foi entregue à Cristina na certeza de que chegará nas mãos do Dr. Marcos Guarino.
Foi muito boa a tarde e bem aproveitada para que o grupo pensasse que aquele fosse um dia, não só de receber flores e bombons, mas também de profunda reflexão das conquistas de milhares de mulheres no passado e da necessidade de lutar por igualdade entre os gêneros e abrir novos caminhos para as futuras gerações.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês