A QUARESMA E SEUS MISTÉRIOS

Esse foi o tema do último encontro do Projeto Mente Ativa, do GAB. Já são 111 encontros e foi nessa quinta, em face da morte de D. Anastácia na terça.

Vá vendo seu ente querido aí.
Tem gente nova no grupo.
Maria, ao lado de Mírian,  foi pela primeira vez. Rosana, de preto, trouxe sua visitante Luciana, ao seu lado, vinda do Rio de Janeiro.
Ouvimos depoimentos diversos sobre esse período de 40 dias que sucede o carnaval e vem anunciar a Semana Santa, que se encerra com a Páscoa.
São fatos tenebrosos. Belisário registra vários casos de pessoas que lutaram com o Saci, visões de lobisomem eram frequentes...
Também tenebrosas as cerimônias de "encomendação de almas". Grupos caminhavam pelas ruas e propriedades rurais à noite, fazendo atos de encomendação diante das casas, que deveriam estar  com as lamparinas apagadas, tudo fechado e em absoluto silêncio. Ninguém poderia ficar espiando pelas gretas de janelas, pois corria o risco de ver lançados pedaços de dedos dentro da sua casa.
Se alguém acendesse uma lamparina os celebrantes que estavam do lado de fora, jogavam milho sobre o telhado.
Uma certa ocasião alguém viu pela greta e contou 18 pessoas no terreiro. Dessa vez eles foram convidados para entrar e tomar um café. Somente entraram seis pessoas. Cadê os outros doze? Que doze, responderam eles. Somos somente seis. Essa deu arrepios.
Tudo isso acontecia sob os ruídos do "runrum", matraca e "reureu". Acho que é assim que se escreve. Qual a explicação dessas "coisas" terem desaparecido? Alguém acha que a chegada da energia elétrica eliminou "as sombras são".
Mas a gente falou sobre o real sentido da quaresma no calendário cristão, o forte significado do número 40 na Bíblia e a expectativa de que seja esse um período de reflexão e recolhimento, na expectativa de celebrarmos a Páscoa Cristã, trazendo à memória a ressurreição de Jesus.
E passamos para o momento festivo. D. Luzia foi colocada por Mirian no centro da roda e cada um foi se manifestando sobre essa mulher especial É que ela aniversariou essa semana.
Somente eram proferidas palavras carinhosas, ressaltando suas qualidades.
A família, através da filha Daniela, encomendou uma torta, refrigerantes e sucos. Outras coisas o grupo levou. Foi tudo surpresa para ela. O marido Landis Rosa sabia de tudo.
Uma foto oficial do encontro. Foram várias ausências nesse dia.
O bingo não pode faltar.
Honorita fechou a cartela e recebe o brinde das mãos de Mirian.
Semana que vem tem mais. Será na quarta-feira. Vamos correr pois Mirian e eu ainda fomos para Muriaé. Já mostrei a noite de premiação das Mulheres Essenciais.

Comentários

Posts mais visitados do último mês