JÁ É NATAL NO MENTE ATIVA

Isso mesmo! Como estaremos viajando durante o mês de dezembro, o grupo decidiu já realizar a comemoração dos 5 anos do Projeto Mente Ativa, do GAB, nesse sábado, com uma festa de confraternização, aqui em casa.
48 horas antes Mirian começou os preparativos. Como falo, ela não sabe brincar.
Dani Clemente chegou cedo para ajudá-la na ornamentação. Dilene já sabe tudo e é uma grande força nessas horas.
Pouco depois das 3 horas os convidados começam a chegar.
Vai ter "amigo oculto". Essa forma é bem diferente do tradicional. O amigo é oculto mesmo. Todos chegam e deixam o presente sobre a mesa, sem identificação. Na verdade ninguém tira nome de ninguém. 
Como no passado, a festa seria no jardim, que ficou como plano "B", mas a chuva não deixou. 
Mirian fez uma saudação à turma dizendo do valor dessa união, aconchego para cada um, sentimento de pertencimento e de manter saudável a mente conservando ativa as relações interpessoais.
Madalena também manifestou a importância desse projeto. 
Todos recebem um número e Dani tirou o número 1. Vai ser a primeira a escolher um presente, sem antes abrir.
E assim sucessivamente, com um detalhe: todos devem ficar com o presente aberto na mão. Quando a pessoa for pegar o seu presente, na sequência da numeração, ela pode pegar um na mesa, sem saber do que se trata, ou roubar um que já foi aberto, na mão de quem ganhou. 
Essas preferiram  pegar na mesa.
Ciro "apalpou" todos antes de escolher.
Eu comprei esse presente e o roubei de Madalena. Uma cesta de chocolates.
Mas fiquei pouco tempo com ele. Dr. Vôlnei roubou de mim e deu de volta para esposa. Não gostei. 
Honorita teve poucas opções na mesa, mas apertou todos. 
Manezim menos ainda, mas para ele tudo tá bom.
Os "ladrõezinhos" pensam que são espertos roubando os bons presentes, mas a brincadeira não para ai. Mirian manda que todos fiquem numa roda, com os presentes nas mãos.
Enquanto Dilene vai batendo um sininho, ou poderia ser ao toque de uma música, os presentes vão circulando de mão em mão. Quando para o sininho cada um fica com aquilo que está na sua mão. Na verdade, Mirian mandou rodar mais uma vez. Agora sim, cada um fica com aquilo que ficou na sua mão.
A ideia é a de mostrar que ninguém está aqui preocupado em ganhar alguma coisa valiosa.
Vamos à ceia! Cada participante contribuiu com 20,00  para isso. Faltou foto dos outros pratos salgados. Foi servido: ceviche de banana, fricasse de frango, pernil com abacaxi, arroz de festa e batatas com bacon.
Grande variedade de doces.
Rabanadas, pavê de morango com chocolate, manjar de côco com ameixa, pêssegos em calda com creme de leite e frutas frescas.
Muito sábia, D. Leontina, com 93 anos e muitíssima lucidez, trouxe umas palavras de agradecimento a Mírian pelo preparo dessa festa e  pela sua dedicação ao projeto. 
A sua memória é incrível. Ela se lembra dos avós e pais de Mirian e de minha mãe, que vinha nas férias em Belisário, onde moraram meus avós maternos.  Ela era menina nessa época.
E foi assim. Tudo muito bom e o espaço aqui no blog não permite mais fotos. Em janeiro estaremos de volta.

Comentários

  1. Parabéns tudo muito lindo e muito lindo a união de todos vocês

    ResponderExcluir
  2. Mais fotos não precisava, dr. Cléber. Uma matéria completa que dá toda a dimensão, beleza, elegância e significado dessa festa. Parabéns a todos ! Viva o nosso Belisário, avançando muito na sua cultura, no social e na construção de um convívio feliz entre cada dia mais participantes. Felizes festas de fim de ano e que tenhamos um 2023 ainda melhor.

    ResponderExcluir
  3. Que linda festa! Parabéns Mirian e Cleber!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso este encontro! Gosto muito de projetos ! Se estivesse mais perto com certeza pediria para participar! Parece ser muito legal! Parabéns a todos! Obs; Guloseimas parecem deliciosas! Tudo muito lindo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês