E O QUE É A TAL CADEIRA JULIETTI ?

Alguns ficaram curiosos na publicação da matéria anterior, convidando para a apresentação da cadeira Julietti, em Belisário, no dia 13 de novembro. O objetivo foi esse mesmo, deixá-lo curioso.
Vamos dar detalhes: no final de julho participamos de uma reunião com o Setor de Projetos da FUNDARTE de abertura de um edital para apoio de projetos de Turismo, através do Fundo Municipal de Turismo, para pessoas físicas. Lá conhecemos Adriana e seu filho Vinicius Levate e ouvi falar da tal cadeira. Opa! Na Serra do Brigadeiro não temos esse equipamento, creio eu. Por que não concorrer com esse projeto?
Vinicius coordena, em Muriaé esse projeto INCLUSÃO SOBRE RODAS.
Cadeirantes de Belisário participaram do evento promovido em Muriaé, pelo Setor da Juventude da FUNDARTE, que tem parceria com  o projeto de Vinícius Levate.
Esse grupo fez um evento também em Belisário, com ótima presença de portadores de deficiência física, familiares e apoiadores de projetos.
Com tudo isso esse tema passou a ser de meu total interesse. Sou de uma geração que tratava portadores de deficiência como "aleijados", "mongolóides" , "maluquinhos". Somente seus irmãos participavam de nossas brincadeiras. Isso vem mudando. Nosso mundo vem melhorando, muitos preconceitos anteriormente normais, hoje são veementemente repudiados, mesmo alguns poucos achando que tudo isso é mimimi.
E a tal Julietti? Vamos lá: o nosso projeto, com o apoio logístico da Advogada Anne Kelly Lima Vieira, foi aprovado e fizemos a encomenda da cadeira, que já está conosco.

Sobre ela, leia a matéria publicada no G1:

"Até onde o amor pode nos levar? Para uma família de montanhistas de São José dos Campos a resposta é uma só: ao topo.

Durante a gravidez, aos 32 anos, Juliana Tozzi desenvolveu uma doença rara e irreversível que comprometeu severamente a coordenação motora e a fala. “E aí eu fiz uma promessa para ela que onde ela quisesse ir eu ia levar!”, lembra o esposo, Guilherme Cordeiro.

E foi o que ele fez, porém, com as cadeiras de rodas convencionais o passeio era algo muito difícil e envolvia uma grande estrutura de apoio. Diante disso Guilherme decidiu fabricar uma cadeira especialmente para Juliana, que ganhou o nome de cadeira Julietti. Ela foi projetada e construída para permitir que pessoas com deficiência física possam percorrer as trilhas mais desafiadoras. O equipamento é desmontável, fácil de transportar, possui apenas uma roda com pneu de borracha e amortecedor e necessita de dois operadores, além do passageiro. O assento fica a um metro de altura, possui encosto e cinto de segurança.

Com ela a família pôde novamente viver aventuras junto à natureza. A primeira viagem de Juliana com sua nova companheira “Julietti”, foi no Parque Nacional do Itatiaia em 2016. Desde então o casal já percorreu mais de 30 trilhas e subiu o vulcão Acontango, na Bolívia, com mais de seis mil metros de altitude. Juliana ficou à 200 metros do topo e se tornou a primeira cadeirante brasileira a atingir essa altitude. A aventura virou um documentário no Canal Off chamado “Julietti, uma vida nas montanhas.”

O casal então resolveu dividir essa conquista com outros cadeirantes. Fundaram um projeto, a ONG Montanha Para Todos, que promove a inclusão das pessoas com deficiência no mundo. Hoje 40 parques pelo Brasil possuem suas próprias “Juliettis” e permitem passeios gratuitos aos visitantes que dependem dessa acessibilidade".

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2021/03/19/cadeira-julietti-representa-historia-de-superacao-forca-e-amor-ao-proximo.ghtml

Acho que agora tudo ficou bem claro, né? Dia 13 você pode saber mais e se ainda não está, pode entrar nessa roda.
Veja mais:

Comentários

  1. Estamos muito animados, é um sonho que vai se tornar realidade. Obrigado, Cleber por tanta dedicação e empenho para propiciar acessibilidade e inclusão às Pessoas Com Deficiência. ( Adriana)

    ResponderExcluir
  2. E a gente nunca sabe se vai precisar... Com a cabeça no lugar, jovem, mas sem poder de locomoção, com uma entusiasta ajuda de duas pessoas a cadeira "Julietti" é sem dúvida uma grande companheira no turismo que todo mundo gosta.

    ResponderExcluir
  3. Nina Campos comentou em "E O QUE É A TAL CADEIRA JULIETTI ?"
    Há 23 horas
    E a gente nunca sabe se vai precisar... Com a cabeça no lugar, jovem, mas sem poder de locomoção, com uma entusiasta ajuda de duas pessoas a cadeira "Julietti" é sem dúvida uma grande companheira no turismo que todo mundo gosta.

    ResponderExcluir
  4. Como é bom poder contar com uma pessoa tão dedicada e animada como vc, Cléber! Agradeço seu apoio e de todas as outras pessoas que estão se unindo para levar mais inclusão e acessibilidade a todos os espaços e possibilitar as Pessoas com Deficiência realizar um sonho antigo de conhecer e explorar novos pontos turísticos e de beleza natural da nossa região.

    ResponderExcluir
  5. Como é bom poder contar com uma pessoa tão dedicada e animada como vc, Cléber! Agradeço seu apoio e de todas as outras pessoas que estão se unindo para levar mais inclusão e acessibilidade a todos os espaços e possibilitar as Pessoas com Deficiência realizar o sonho de conhecer e explorar novos pontos turísticos e de beleza natural da nossa região. Tenho certeza que será um evento lindo e marcante para todos nós!
    (Adriana de Paula Andrade)

    ResponderExcluir
  6. Estou muito animado, será um momento histórico pra mim e para todas Pessoas com Deficiência, pois nós também gostamos de aventuras e ter o prazer de conhecer os pontos turísticos da nossa região. Fiz muitos amigos em Belisário e estou ansioso para reencontrá-los!
    (Vinícius Levate)

    ResponderExcluir
  7. Amigo Cléber, conhecer você foi um presente de Deus. Uma pessoa que tem o prazer de lutar pelas mais diversas causas do ser humano. A conquista da cadeira ' juliette", é o mais puro exemplo de solidariedade e carinho . A cada dia aumenta a minha admiração e respeito por você. Obrigado por trazer, principalmente, para Vinícius e amigos ,essa oportunidade de contemplar melhor a natureza. Fernando Levate.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto. Como apreciadora de trilhas nas montanhas, ver que a inclusão sobre rodas será possível na nossa região é maravilhoso. Anelisa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês