ADMINISTRANDO FRUSTRAÇÕES

Esse foi o tema do encontro do Projeto Mente Ativa, do GAB, nessa terça.
O casal Cristóvão e Josina chegam da zona rural de aplicativo UBERLISARIO. 
Hoje eles serão as estrelas da tarde. Ambos aniversariam. No dia em que Josina nasceu, Cristóvão comemorava dois aninhos.
Vá vendo quem estava lá.
O tema do dia foi ADMINISTRANDO FRUSTRAÇÕES com a proposta de levar os participantes a um retorno no tempo, trazendo à memória fatos que podem ter gerado frustrações na caminhada de vida de cada um. Pensar nos possíveis reflexos disso.
Dani Clemente conduziu sozinha, em face de estarmos em viagem.
O que é frustração? O que lhe frustrou na vida?      Sonhos muito elevados não podem gerar frustrações por serem difíceis de serem realizados?    O que fazer diante de uma frustração?
O assunto rolou... As frustrações levam a pessoa a ficar triste? Contaram exemplos do passado. Eles lembraram vários, mas mostraram que não deixaram traumas. São lembranças sem dores.
A maior parte destacou frustração por não ter podido estudar, pelas dificuldades da época e mesmo pelo fato dos pais não darem importância a isso.
O que me alegrou nessas conversas foi sentir que eles têm mais a agradecer do que reclamar”,  argumentou Dani.
Ela reforçou a necessidade de se viver o hoje sem ficar preso a lembranças passadas, que nada contribuem para gerar alegrias. Também não ficarem projetando o futuro, como que antecipando problemas.
O assunto foi divagando, o grupo passou a destacar a importância de se ter equilíbrio sobre o corpo, respeitando seus limites. A não observância disso gera frustrações, pois se projeta algo impossível de ser alcançado.
Tem produtos da D. Josina na mesa do lanche.
Teve bingo...
Honoritra deu o brinde e a aniversariante ganhou.
Vamos às fotos oficiais desse encontro.
Esse é um grupinho realmente consolidado e temos muito orgulho dele.

Comentários

  1. Que trabalho lindo, parabéns pela iniciativa! ( Adriana de Paula)

    ResponderExcluir
  2. FRUSTRAÇÕES? Quem não as tem? Achei que o Mente Ativa abordou um sentimento que, em maior ou menor intensidade, incomoda a todos nós. Acho também que debater abertamente o assunto acaba sendo um lenitivo para amenizar dores e mágoas escondidas na memória. Parabéns pela iniciativa. E melhor de tudo foi a conclusão da Dani: ..."eles têm mais a agradecer do que reclamar". Merece destaque também o casal de aniversariantes Cristóvão e Josina. Considero-os um grande exemplo de vida para todos nós. Exemplo de amor, de companheirismo e sobretudo de uma vida inteira de muito trabalho. A eles meu forte abraço carregado de boas energias. Dárcio Calais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês