VAMOS ENTRAR EM MARIANA?
Já confessei o meu pecado de sempre passar direto nesse trevo, retornando de BH, quando passava por essa estrada. Dessa vez, resolvi entrar e me deslumbrei com o que vi.
Pegando informações nesse centro de atendimento ao turista.
Não vou comentar quase nada. As fotos falam por si. Vamos caminhando, Mírian e eu registrando tudo.
Mirando à esquerda...
Depois à direita.
"Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVIII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais."
Em comparação com outros municípios mineiros, Mariana é destaque em termos econômicos, sendo o seu produto interno bruto (PIB) um dos maiores de Minas Gerais.
São muitas igrejas, como todas as cidades históricas de Minas.
Foi recomendado para a gente este restaurante. Vamos entrar.
Não optamos pela comida mineira, a opção mais pedida por aqui. Afinal, ela nos é comum. Dadinhos de tapioca de entrada.
Na beirada da piscina estava quente.
Prato principal salmão ao molho de maracujá acompanhado de laminado de batatas com catupiry. Outra vantagem de Mariana são os preços; mais baixos que Ouro Preto e muito mais baixos que Tiradentes.
Entramos para conhecer este outro restaurante, que fica próximo. Parece também ser uma boa opção..
Esta praça estava cheia.
Aqui a Chancelaria da Cúria Metropolitana, que abriga certidões de casamento, registros de batismo, documentos diversos e muita história da Igreja Católica. Belisário pertence à Arquidiocese de Mariana, tendo à sua frente o Bispo Dom Airton José dos Santos.
Agora estamos de carro. Duas igrejas juntas.
Em processo de restauro a Casa da Câmara e Cadeia.
Minas cuida muito bem de seu patrimônio.
Igreja de S. Pedro dos Clérigos.
Uma bela vista da cidade.
Deu para sentir que nós ganhamos muito parando duas horas na viagem, entrando aqui. Sempre que tivermos de levar amigos em roteiros turísticos daqui por diante, vamos começar por Mariana, mesmo por que é destino turístico histórico mais próximo de Belisário.
Mariana é incrível mesmo, vale muito a pena conhecer. Na última vez que estive aí, fiz um passeio que vai até o fundo de uma mina, descendo por uma espécie de carrinho, utilizado antigamente pelos mineiros.
ResponderExcluirTaí, Gilmar. Não conheço nenhum sítio de mineração, você nos deu uma boa dica...
ResponderExcluir