CONCURSO CURRALEIRO: GOSTO DISSO
O amigo Aloísio Rogério passou aqui em casa no final da tarde dessa terça para me convidar. Às 18 passou para me pegar. Tomamos o rumo de Rosário da Limeira e de lá fomos para a "Serra das Aranhas", uma região daquela cidade que faz divisa com o município de Muriaé, próximo à Graminha.
Lá estava sendo feito a ordenha de duas vacas, que disputam o concurso curraleiro promovido pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de R. da Limeira. Semana passada lhe mostrei uma etapa, na fazenda do amigo Aloísio.
Os bezerros são colocados para dar uma rápida mamada, para "puxar" o leite, ficando mais fácil a ordenha.
Eu disse uma rápida mamada. O leite já está ligado às mangueiras para ser coletado no latão.
Aloíso vem seguido na foto pelo proprietário da fazenda, o Sr. Miguel, já nosso conhecido. José Falco é colaborador da fazenda e seu filho, de apenas 21 anos está à frente da produção leiteira. É o Wélisson.
O leite é colocado no balde, para a pesagem. A produção de uma vaca vai para a modalidade peso certo. Ao final de todas as pesagens, em todas as propriedades, ganha a vaca que mais se aproxima de 30 kg de leite por ordenha, em média. A outra vaca concorre na modalidade livre. Ganha quem produzir mais leite.
Mas a gente não pode ter acesso ao resultado da pesagem. Fabiana, filha do belisariense Tião Arnaldo anota. Ela é servidora da Sec. de Agricultura e não está participando do concurso, por esse motivo. Ela e o marido Paulo Tatão também são produtores leiteiros. O encerramento do concurso, com a divulgação dos resultados, deveria acontecer nessa sexta, na propriedade deles, mas um problema de saúde com a mãe de Paulo os obrigou a adiar.
Também presente o Prefeito José Maria. Muito dinâmico, voltou empolgado de uma reunião técnica com o SEBRAE nos Lençóis Maranhenses, cujo tema foi turismo. Limeira tem essa belíssima região na zona de amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, que juntamente com a região do município de Muriaé, distrito de Belisário, representam um grande potencial turístico. Com a sua visão empreendedora, somada à do nosso prefeito Marcos Guarino, boas coisas podem acontecer por aqui. Esse é o nosso sonho.
Duas aí são de Pedra Alta, da Família Chácara.
Feita a pesagem fomos convidados para ir para a casa do amigo Miguel.
Uma confraternização entre os produtores.
O Prefeito tá junto. Gosto dele, por ter sangue nos olhos. Um gestor público precisa disso, e não gosto dos apáticos.
Celina é a anfitriã, super receptiva. Numa baita coincidência, o casal tem uma sobrinha cuja casa fica ao lado de minha filha Bianca, num condomínio em São Paulo.
Ana é a chef que preparou a comida para a turma.
Que maravilha de galinhada!!!
Parece a mesa do Zé Leôncio, da novela Pantanal, com essa peonada.
Segura peão! Larga mão!
Tipo fazenda de avós. A netinha tá curtindo.
Recebi o convite e vamos aceitar, retornando aqui durante o dia. Dá pra sentir a beleza da propriedade e da região, abundante em água, com lagos e aqui uma roda d'água.
Mesmo com flash não deu para ver.
Parabéns pela matéria. Agradeço sua presença. Foi uma bela confraternização com amigos que puderam comparecer.
ResponderExcluir