COM ATRASO VOU LHE MOSTRAR O DESFILE CÍVICO DE S. FRANCISCO DO GLÓRIA
Com minha viagem deixei de lhe mostrar esse evento que encantou a cidade de São Francisco do Glória, que guarda relação com a história de Muriaé. D. Nina vai comentar sobre isso depois.
A cidade parou para assistir o tradicional Desfile Cívico, alusivo aos 200 anos de Independência, nesta quarta-feira, 07 de setembro.
Centenas de alunos das Escolas Municipal Antônio Franco Laviola, Estadual Santo Agostinho, Escolinha Cecília Meireles e Creche Tia Dora desfilaram pelas ruas da cidade, acompanhados pela fanfarra “Lira Franciscana”, presente no município há mais de 40 anos.
As apresentações aconteceram na Praça São Francisco de Assis sob os olhares e aplausos do público e autoridades presentes.
Uma das organizadoras do desfile, a secretária Valéria Paiva Oliveira, contou que os alunos passaram mais de um mês ensaiando e ao mesmo tempo, aprendendo sobre a Independência do Brasil. “Não é fácil ensaiar tantas crianças, ainda mais tendo turnos diferentes. Mas nossos professores deram o seu melhor e tudo saiu perfeito.
Este ano, o tema abordado foi “A Escola Proclamando a Independência no Brasil”, que contou a história dos ciclos que o Brasil passou, desde o seu descobrimento, com a chegada dos portugueses, passando pela exploração da cana de açúcar, da extração do ouro, da produção de café, até a Proclamação da Independência.
De acordo com o prefeito Walace Pedrosa, resgatar o desfile após a não realização nos últimos dois anos, devido a pandemia, é motivo de muito orgulho e gratidão. “Falar em democracia na data em que se comemora 200 anos de Independência é muito gratificante”, destacou o prefeito
.
"Quero agradecer a direção da escola pela parceria e a todos os funcionários pela dedicação. Agradecer a Escola Estadual Santo Agostinho pela participação e por fim parabenizar a todos os alunos”, afirmou a secretária. |
*Matéria do amigo o jornalista Paulo Víctor.
Comentários
Postar um comentário
Comente este post!