VAMOS DESCER A SERRA. O MOTIVO É JUSTO

Sempre que passar por aqui vou lhe mostrar, para que você, mesmo à distância, possa fiscalizar a pavimentação dos 5 km da nossa estrada. Isso foi no final da tarde de sexta.

Passei no apê  da amiga Nina e cá estamos, no Teatro Belmira Villas Boas.

Onde chega, Nina é festejada. José Paulo, amante do parapente em Pirapanema, é seu primo. "Zé Nenzim" preside a Associação de Moradores do Distrito de Pirapanema e Gilca Napier, Diretora Geral da FUNDARTE, é a organizadora do evento que vou lhe mostrar abaixo.

Mais gente importante. À esquerda Dr. Ênio Moreira, Diretor da APAE-Muriaé, com a sua esposa. A instituição será uma das homenageadas da noite. Roberto Carlos, ao lado de Nina, é Vice-Presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e veio de BH.

Na entrada do teatro uma bela exposição do fotógrafo Shakal, cujo foco eram os diversos patrimônios tombados em Muriaé: Vila Eudóxia Canedo,  Grande Hotel Murihae, Casarão dos Navarro...
A gente mostra a obra e o  artista!
Nina dá destaque para o ipê amarelo que sempre valoriza o relógio da Praça João Pinheiro.
Vinícius Levate de vez em quando aparece na nossa telinha e já comentou a matéria anterior que fizemos sobre a nossa vinda nesse evento. Ele criou e é um líder do movimento que defende o interesse de cadeirantes na cidade. É autor de livros muito gostosos de ler.
Alexandre faz a abertura do evento, cujo objetivo é o de dar reconhecimento às iniciativas de pessoas e instituições na valorização do patrimônio material e imaterial do município. Patrimônio material são os prédios, os logradouros... já o conceito de patrimônio imaterial são  os "saberes" ou os conhecimentos da sociedade, o modo de fazer, como se expressa, as celebrações religiosas e de festas e danças as formas de expressão, celebrações,  lendas, músicas, costumes  tradições... No Projeto Mente Ativa, da terceira idade, a gente vê muita riqueza do patrimônio imaterial de Belisário, a maioria adormecido. Um exemplo, a folia de reis.
Chamando o prefeito, Dr. Marcos Guarino, para o seu pronunciamento. Ele tem muita sensibilidade para temas ligados a arte e ao social. Bom isso.
Antecipadamente, por questão de agenda, o prefeito faz a entrega da placa a um dos homenageados da noite, a APAE e Dr. Ênio , a recebe. A APAE é uma das mais sérias instituições privadas do país. 
Outra figura importante da noite, o Dr. Marcos Olender, professor da UFJF e Diretor Geral de Projetos do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS - Brasil), uma autoridade em termos de preservação patrimonial. 
Trouxe palavras bem claras quanto à importância de se manter viva a memória de um povo, de uma comunidade, não podendo ser visto isso como uma prisão ao que passou, mas uma base segura para se projetar o seu futuro. 
Uma roda de conversa foi montada, embora o tempo não tenha favorecido. Algumas ponderações sobre a necessidade de se dar acesso às pessoas com deficiência aos patrimônios tombados, o que reconhecidamente não é fácil, já que foram edificados em tempos em que o destino do portador de deficiência era o de não sair de casa.
Também lamentos pelas constantes demolições de casas antigas na cidades, uma consequência do crescimento populacional e o êxodo rural, com o inchamento das zonas urbanas.
Em tudo isso a certeza de que a luta é grande, mas deve ser enfrentada.
 
Ana Tereza, servidora da FUNDARTE recebe a homenagem in memorian à sua mãe Maria Bernadete Andrade Silva, ex-servidora da FUNDARTE, responsável pela montagem da documentação de estruturação do órgão de cultura da prefeitura, bem como da documentação para criação de leis de incentivo à cultura.
Ela dá nome ao prêmio que homenageará pessoas e instituições nessa noite...
... como  a Escola Estadual Silveira Brum, na categoria Patrimônio Material-Bem Tombado. Ao fundo, é projetado esse belíssimo patrimônio e a direção da Escola recebe o prêmio. 
Na categoria Patrimônio Material-Bem Inventariado, a Professora Maria Cristina Navarro recebe o prêmio pela conservação do  Casarão dos Navarro, na Praça João Pinheiro.
Essa turma é do distrito de Pirapanema e estão recebendo o prêmio na categoria Patrimônio Imaterial: Festival Gastronomia na Serra, consagrado evento na região.
A vereadora Miriam Facchini faz a entrega do prêmio.
Fernando Paixão,  Coordenador de Cultura da FUNDARTE, faz a entrega ao maestro Gildson Cerqueira do prêmio na categoria Responsabilidade Social: Escola Municipal de Música Leonel Vargas .
E tudo isso foi a nossa bela noite. Perto das 22 horas, deixar Nina em casa e subir a serra. Nessa manhã de sábado tem agito em Belisário. Tá quase na hora e depois eu lhe mostro.





Comentários

  1. Excelentes comentários e documentários. Agradecemos a todos, em especial a Diretoria da Fundart e ao Sr.Cleber e A D.Nina . Abç.jader pedrosa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho da prefeitura,desta vês as estradas de Belisario,vai te mais alguns quilômetros com asfalto

    ResponderExcluir
  3. Nosso município precisa desta estrada por ser um local de difícil, acesso

    ResponderExcluir
  4. Cleber, estou encantada com esse evento, co..A demonstração de salvaguarda de tantos patrimônios especiais. Vocês, em Muriaé,estão dando exemplos de grande competência na relação com o patrimônio cultural. Parabéns a todos, ganhadores e membros das comissões de análise . Nosso maior e melhor patrimônio é o ser humano, criador e promotor de valores culturais!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês