CORAÇÃO DE ESTUDANTE
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração
Juventude e fé (M. Nascimento)
Em cada uma dessas palavras a expressão do que vivemos hoje em Belisário. Uma a uma vou lhe mostrar isso.
Primeiramente, vamos mostrar o recém conhecido casal, Fernando e Adriana Levate, que vieram tomar o café da manhã desse domingo aqui em casa.
O filho Vinicius havia ficado no GAB, onde acontecia um encontro de lideranças jovens de Muriaé.
Há algum tempo o casal estimulou o filho Vinícius, que se uniu a dois outros cadeirantes e assim, criaram o projeto Inclusão Sobre Rodas, com o objetivo de lutar por políticas públicas voltadas para proceder adequações de infraestrutura visando a acessibilidade física, à cultura, esportes, promovendo assim, a inclusão dos demais cadeirantes da cidade também à empregabilidade.
O projeto foi absorvido pela Prefeitura de Muriaé, através do Setor da Juventude da FUNDARTE.
Nesse domingo, esses jovens desse Setor vieram passar o dia em Belisário, numa extensa programação.
Sob a coordenação de Evandro, as apresentações eram feitas. A maioria ESTUDANTES, iam falando de seus projetos sociais na cidade. Muitos CORAÇÕES cheios de generosidade, partilhando liderança e conhecimento em favor de classes menos favorecidas em suas comunidades.
Depoimentos bonitos e emocionantes, com trabalhos sociais diversos, como o de recolhimento de alimentos para matar a fome na comunidade. Ações sociais através de aulas de capoeira, de dança de salão, grupos trabalhando com skatistas, grupos religiosos da Igreja do Evangelho Quadrangular e Igreja Sara a Nossa Terra, trabalhando na recuperação de dependentes químicos...
Na extrema direita Evandro, o coordenador do referido Setor.
Gilca, a diretora da FUNDAERTE também presente, juntamente com Vânia.
As oportunidades passam e não podem ser perdidas. Ouvi que Keven e Alex têm projetos de futebol na cidade e o nosso projeto está em vias de acabar pela falta de adversários, embora tenhamos tentado isso nas cidades próximas, sem êxito.
Vamos tentar o apoio da Prefeitura na viabilização do transporte de jogadores, o grande gargalo.
A turma pegou a estrada, na direção da Serra do Brigadeiro, mas não irão até lá.
Adriana me pediu apoio nessa expedição, levando a cadeira de Vinicius. Eles estão no carro da Vital Eco Turismo, de Silvan Vital. Vamos subir o Morro do Cruzeiro, logo na saída de Belisário.
O ônibus ficou defronte à Fazenda Belete e vamos a uma foto do grupo.
Começando a subir.
A vista aqui é abundante de VERDE, exceto nessa época de forte estiagem.
O Pico do Itajuru sempre imponente.
Mais parece o agreste pernambucano,
Chegamos no cruzeiro e aguardamos a turma, que subia caminhando. Esses foram os primeiros a chegar.
Igor, Marcele e Arthur são skatistas. Representam uma comunidade que luta para atrair mais jovens, principalmente da periferia. Atuam em diversos pontos da cidade. Gostariam de ter mais pistas, além da que foi construída na Gávea, que também carece de sanitários, bebedouros...
A Família Levate.
Ambos desenvolvem o trabalho que me referi de apoio de fortalecimento espiritual e emocional a jovens, e a dependentes químicos, através da Igreja Sara a Nossa Terra.
Veja o show desses capoeiristas que desenvolvem essa arte no distrito de Macuco e têm uma escola na Praça do Trabalhador, na Barra às terças e quintas, das 6 às 9 horas. São da Capoeira de Tomé.
A Mestra Chaveirinho tem uma enorme flexibilidade e faz questão de declarar a sua idade, 51 anos.
Pra minha surpresa, Luna, da Comunicação Social da FUNDARTE, entra em cena. Ela pratica ioga.
Todos juntos e misturados.
Mariana participa com a filha. Moram no Bairro Gaspar onde promovem a Gincana do Alimento. Equipes arrecadam gêneros alimentícios de casa em casa, para serem preparadas cestas básicas para carentes. As equipes vencedoras ganham passeios como prêmio. As próprias equipes fazem a distribuição no bairro, onde é grande a carência, bem como em outros bairros.
Vão começar agora trabalho de grafitagem artísticas de muros do bairro, através de um grupo jovem da Igreja do Evangelho Quadrangular. Têm logrado êxito na retirada de jovens das drogas.
Carlos é professor de dança de salão e faz isso praticamente de forma voluntária, pela dificuldade de conseguir patrocínio para os seu projetos. Em setembro de 2018 recebemos o seu grupo na Noite Cultural do GAB, fazendo uma belíssima apresentação. Há o SENTIMENTO que projetos assim possam receber apoio.
Evandro trouxe mais algumas palavras para o grupo...
E pediu a Silvan que falasse um pouco sobre a Serra do Brigadeiro.
Uma foto com Belisário lá embaixo.
Tem mais coisas pra mostrar. Vou dividir a matéria. Aguarde!!!!
Tenho FÉ que pessoas como estas podem transformar esse país, se apoiadas.
Nesse domingo ( 07/ 08/22) fui contemplado com um passeio até ao aconchegante e bonito distrito de Belisário. O lugar foi escolhido pra dar início ao projeto trilhando da Fundarte que tem como objetivo conduzir jovens a elaboração de trabalhos voltados a arte, esporte e cultura em geral. Na oportunidade tive o privilégio de conhecer o animado Cléber Paradelas que juntamente com a simpática esposa Mírian nos receberam em sua residencia com uma linda e farta mesa de café. E que mesa !! Dentre todas as delícias destaco a maravilhosa torta de maça que foi preparada pela própria dama da casa. Obrigado ao casalpela recepção e, que esse encontro, seja o primeiro de muitos. Forte abraço.
ResponderExcluirUauuu, que rica matéria e que belíssima iniciativa desta juventude. Parabéns ao Cleber e toda essa turma animada.
ResponderExcluir