A TURMA DO MENTE ATIVA VAI AO PARAÍSO

Isso mesmo: estamos chegando lá. Foi na tarde dessa terça

Chegamos na frente, com o carro cheio. Estamos no sítio de Faustino e Lurdinha, que convidou a turma do Projeto Mente Ativa para se reunir aqui em seu 92º encontro.
O sítio recebe turistas e tem ótima estrutura para pernoites, passar o dia e pesque e pague. E tem souveniers também. (32 99940 0734)
A turma vai chegando na kombi de Sônia.
D. Leontina, de cachecol, passou a fazer parte da turma e enriquece em muito o grupo. Com 93 aninhos tem uma memória e um senso de humor invejável. A senhora ao lado é de S. Domingos e tem a mesma idade. Foi mãe de 18 filhos. São 186 anos se somadas ambas as idades. 
Na estrada D. Leontina vinha mostrando as propriedades contando histórias, inclusive detalhes de minha mãe Clea e da minha tia Esther, avó de Mírian, com riqueza de detalhes.
Lembra das dificuldade da época e afirma que hoje todos são ricos e não sabem. Ela perdeu um filho numa semana e uma filha na outra, ambos de sarampo. Lembra-se também da filha que minha tia, avós de Mirian perdeu aqui. No final lhe mostro a casa.
Mirian e Dani fazem a abertura agradecendo à família pela acolhida.

Ciro é irmão do Padre Tadeu que pastoreou a Paróquia de Santo Antônio. Gostava muito dele, pelo seu espírito misericordioso.
Um ótimo grupo presente, mais de trinta. Mirian pede que o casal fale deles, como se conheceram, sobre o namoro, o início de vida a dois, a família, a vinda para o sítio, as benfeitorias que aqui fizeram...
Lurdinha conta que se conheciam desde criança e de repente começou um clima entre eles. Entendi que ela que partiu pra cima primeiro, convidando-o para vir em sua casa no fim de semana. Ele trabalhava na propriedade de seus pais.
O namoro era sob forte vigilância, sempre assistido de forma presencial por pai ou mãe. 
No dia do casamento o pai queria que ela chegasse às 14 horas na igreja, para o casamento que seria às 16. Foi difícil controlar o velho.
O primeiro emprego de Faustino foi com o marido de D. Leontina, em propriedade onde hoje é a Escola Estadual.
Lurdinha  fala que ama flores, que alegram a vida e assim sempre planta aqui na propriedade, que tem o filho  Caio como o grande carregador de piano no plantio e na manutenção.
Sobre a família, alguns se pronunciaram, lembrando bons convívios com eles. D. Leontina brincava de pique e rodinha com a avó de Lurdinha por aqui. Aparecidinha também tem ótimas  lembranças da família.
Uma surpresa para Dani, que completou 40 anos nessa sexta. Mírian fez esse bolo para ela
Que nada esperava. Emocionou-se.
Várias manifestações de carinho para com Dani, que se dedica muito na equipe de coordenação do projeto, sempre com um astral elevadíssimo.
Olha o que Lurdinha preparou para receber a turma! Broa de fubá com melado, arroz doce, doce de mamão, biscoito da D. Josina, banana.
Um passeio pelo paraíso.
Vai dar uma foto bonita daqui.
Aqui o pesque e pague.
Cachorro amarrado na coleira é comum, mas amarrado pela cintura você nunca viu.
O SENAR promoveu curso aqui ensinando fazer mudas em estufas.
Nós consumimos verduras dessa horta, com entrega delivery.
Ciro, que está passando uns tempo aqui, ensinou-lhes técnicas de plantio. Essas folhas não serão queimadas, mas vão para a horta.
Encerramento com agradecimentos à família que nos recebeu e oração de agradecimento a Deus.
No caminho D. Leontina vai nos contando a sua história de vida, mostrando o lugar onde nasceu...
Cada edificação dessa tem uma história.
Belisário à vista!
Vamos entrar à direita, para ouvir mais história.
Ela se lembra que aqui moraram os avós de Mírian, José Isidoro/Esther, onde perderam uma filha e decidiram se mudar para Faria Lemos. Ele era filho de Sebastião Gonçalves Martins, que dá nome à nossa praça, o carpinteiro trazido pelo Belisário Alves Pereira, fundador do distrito, como relata Nina Campos em seu livro.
Do outro lado a Comunidade Veiga. Ela morou numa casa bem lá no alto.
Vai nos mostrando tudo.
E entramos em Beli, com a rua movimentada com a garotada saindo das escolas.
Excepcionalmente o grupo volta a se encontrar no sábado, às 9 horas, numa reunião no GAB do programa PROCON TÁ AQUI, reunião essa aberta a toda a comunidade, pois vai tratar de interesse de todos. Depois a gente fala sobre isso e Silvan Vital quer ajudar e assim  vai correr com um  motossom para lhe lembrar.








Comentários

  1. Olá Sr. Cléber! Que alegria em ver minha avó Leontina, aos 93 anos de vida é um exemplo para todos! Sinceramente, espero ter a mesma benção de envelhecer tão bem e ser tão corajosa quanto ela na vida... Que bom que ela agora integra o grupo Mente Ativa! De fato, eu tenho muito orgulho dela... pena que a correria da cidade grande e a distância não me permitem visitá-la tanto quanto gostaria. Parabéns à Srª. Miriam pelo belo projeto! Weuza Calais - Advogada em São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Cumprimentos muito especiais a Lurdinha, ao marido Faustino e ao filho Caio, por terem nos proporcionado vistas tão boas de "paraíso", pois pelo blog do Cléber e Mirian "também estivemos aí." Parabéns a Dani pelo aniversário e a todos os outros participantes desse belo encontro. Anotei o telefone dos proprietários do "Paraíso" e brevemente irei passar aí um fim de semana. Neste próximo, estarei em Raposo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês