O convite foi feito pelas professoras do Projeto Tempo integral, da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, à nossa turminha do Projeto Mente Ativa, do GAB.
|  | 
| Na cozinha essas meninas preparavam gostosuras para a nossa turma e pais do alunos. | 
|  | 
| E essa nossa turma veio em massa. Ainda está chegando mais. | 
|  | 
| Impecável a ornamentação. | 
|  | 
| Dois grandes autores serão apresentados ao público.  O mineiro Carlos Drumond de Andrade é um deles. | 
|  | 
| A segunda fileira é toda do Mente Ativa. | 
|  | 
| Todos os detalhes na decoração. | 
|  | 
| Vinícius o outro autor a ser apresentado. O "Poetinha" teve a sua biografia lida, destacando o romântico e boêmio poeta, que até foi diplomata, mas não era o que ele queria na vida. O seu negócio era mesmo música e poesia. | 
|  | 
| Uma turma vai apresentar essa música. | 
|  | 
| 
Denise me explicou que esse mural são fotos dos alunos, quando em viagens programadas pelo Projeto. Além das fotos, os trabalhinhos manuais foram  feitos por eles. | 
|  | 
| Hélida conduziu a cerimônia. | 
|  | 
| Que é aberta com uma apresentação de Maria Luíza, do 9º ano e Júlia, do 1º ano, apresentando "Saber quem sou", tema do filme Moana. | 
|  | 
| Alunas do 6º e 7º ano, apresentaram a música "No meu coração vai estar", tema do filme Tarzan.. | 
|  | 
| Maria Luíza volta ao palco para dançar "Sentimento São", do filme A Bela e a Fera. | 
|  | 
| 
E eu também fui convidado a apresentar O Soneto da Fidelidade, de Vinícius.E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive
 Quem sabe a solidão, fim de quem ama
 
 Eu possa me dizer do amor (que tive):
 Que não seja imortal, posto que é chama
 Mas que seja infinito enquanto dure.
 
 
 (Estoril, outubro de 1939) | 
|  | 
| 
E Mirian As Borboletas, também de Vinicius Brancas, azuis, amarelas e pretas
 Brincam na luz as belas borboletas.
 
 | 
|  | 
| E essas alunas fazem a apresentação através de coreografias dessa poesia. | 
|  | 
| Vinicius fez, junto com Toquinho, dois álbuns com músicas infantis. A Arca de Noé foi composta no primeiro semestre de 1980, período  em que ganhamos a nossa primeira filha, Bianca, que nasceu em maio.  A minha geração cantou essas músicas para os filhos. Vinicius nos deixou em julho desse mesmo ano. Essa turma vai apresentar O Pato.
 | 
|  | 
| 
Muito lindo! 
 
 
O pato pateta 
Pintou o caneco 
Surrou a galinha 
Bateu no marreco 
Pulou do poleiro 
No pé do cavalo 
Levou um coice 
Criou um galo | 
|  | 
| 
Agora vamos assistir Carlos Drumond de Andrade. No Meio do Caminho Tinha uma Pedra. 
Pode essa poesia até parecer algo repetitivo e chato, se não houver sobre ela uma reflexão mais profunda. As pedras podem ser os obstáculos ou problemas que enfrentamos pela vida, no nosso caminhar, e que à vezes podem nos impedir de avançar. | 
|  | 
| Quais poderiam ser "as pedras" no caminho de alunos de escola pública, principalmente? | 
|  | 
| 
Eu me arrepio quando leio Mateus 18:6: 
 
"Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar." | 
|  | 
| 
A Quadrilha 
"João amava Teresa que amava Raimundo 
que amava Maria que amava Joaquim, 
 que amava Lili 
que não amava ninguém. 
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, 
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, 
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes 
que não tinha entrado na história" 
 
Agora você entende da forma como quiser o que Drumond quis passar com essa poesia. Poeta é assim. | 
|  | 
| A aluna Taís apresenta CONSELHO DE UM VELHO APAIXONADO, onde Drumond exalta o seu amor pela esposa Dolores, mãe de seus dois filhos. | 
|  | 
| E AGORA JOSÈ? A festa acabou,
 a luz apagou,
 o povo sumiu,
 a noite esfriou,
 e agora, José?
 e agora, você?
 você que é sem nome,
 que zomba dos outros,
 você que faz versos,
 que ama, protesta?
 e agora, José?
 
 
Muitos deixam passar o momento certo de fazer, ou deixar de fazer. Depois se perguntam: é agora? | 
|  | 
| Débora recita PROFESSOR. | 
|  | 
| E Maria Luíza faz a coreografia de SETE FACES. | 
|  | 
| O diretor agradece o público presente e os organizadores do belo evento. | 
|  | 
| Mais agradecimentos. | 
|  | 
| 
Palco liberado para quem quiser. Nilce apresenta Soneto do Amor Total.Amo-te tanto, meu amor... não cante O humano coração com mais verdade...
 Amo-te como amigo e como amante
 Numa sempre diversa realidade
 
 Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
 E te amo além, presente na saudade.
 Amo-te, enfim, com grande liberdade Dentro da eternidade e a cada instante.
 | 
|  | 
| Mirian agradece o convite feito aos integrantes do Mente Ativa e cumprimenta a Escola pelo evento. Eu também tive uma "falinha", lamentando a ausência de muitos pais. Lembrei que pais que não têm tempo de acompanhar a vida escolar do filho costumam ter de achar tempo para levar para ele bolo, no domingo, na penitenciária. Você acha que fui duro demais? | 
|  | 
| 
Drumond adorava pé de moleque.  | 
| Todos ganharam um em um saquinho chique. | 
|  | 
| 
Diretor e as professoras do Projeto Tempo Integral. | 
|  | 
| Denise me pediu esse destaque para Maria Luíza, que não é do Projeto, mas sempre está pronta para colaborar. | 
|  | 
| E vamos lanchar. Já falei muito. 
  | 
|  | 
| Mais uma excelente programação da Escola Pedro Vicente. | 
 
Comentários
Postar um comentário
Comente este post!