HOJE FOI FESTA NO MENTE ATIVA
E aconteceu aqui em casa. Vários justificaram ausências mas, teve um bom número.

Olha que figuras importantes: Sr. José Carneiro e seu irmão Manuel, juntos com o ambientalista Renato Sigiliano.

Aproveitamos a ideia do evento realizado sábado no sítio de Chiquinho da EMATER, homenageando o trabalhador rural pelo seu dia, 28 de julho, e iniciamos a roda de conversa dando oportunidade para que cada um falasse um pouco de sua experiência na roça.
Apenas 7 dos presentes não trabalharam na roça. Todos os outros foram ou ainda são produtores rurais.

Todas essas mulheres relataram suas experiências com a enxada, plantando/colhendo milho, café, arroz...

Até mesmo D. Nina sobreviveu parte de sua vida com a ajuda do avô, na produção rural.

Também foi pedido que falassem um pouco dos perrengues que tiveram de enfrentar na vida rural. Cinica relata transportar criança com sarampo nas costas, a pé, para tratamento em Belisário.
Foram vários relatos. Tiveram vida difícil.

Nilda, residente em Curitiba, também teve essas experiências, inclusive no Paraná, quando para lá se transferiu, na década de 60.

A pastora Zenilda sempre traz boas contribuições em seus comentários. Ela falou dessa febre em torno do "morango do amor" onde se valoriza freneticamente a transformação de uma fruta agradável numa "bomba" cheia de doces, nutela...invertendo os valores de algo que a natureza nos oferece. Esses comentários foram compartilhados por D. Nina.

Renato faz comentários sobre o que significa proteger o Meio Ambiente, que nada mais é do que proteger a nós mesmos.

Pensa num grupo que fala com facilidade. O moderador tem de trabalhar, em função do tempo.


Uma turma bonita.


Eu postei um vídeo onde li, na casa de Sr. José Carneiro um poema que ele escreveu para o evento em Macuco, homenageando o produtor rural e também a Chiquinho da EMATER, pelo seu belo trabalho na região de Belisário.
Seu amigo Renato vai ler, agora para essa turma, que também teve ótima relação com Chiquinho.

Encerrada essa parte Mírian mudou a pauta. Como foi meu aniversário dia 27, organizamos uma festinha para essa turma amiga. Ela pediu a cada um que falasse um pouco da minha pessoa. Todos fizeram isso, com algum exagero.

O amigo Manezim é uma figura.

Caramba! Isso tudo.

Os salgadinhos vieram de Carangola, da fábrica do primo Luiz Fernando. Fomos ontem lá. Minha irmã Cibele presente, ajudando a servir.

Zezinho Percínio nunca falta, registrando tudo para o seu canal no insta.

Mirian convida a todos os aniversariantes do mês de julho para virem para perto do bolo, feito por Dáurea.

A Pastora Zenilda faz uma oração por todos.



E são pelo grupo abençoados.

Chegou a hora de apagar as velinhas. Veja bem que não falei velhinhas.



Todos sopram as velinhas.



Muito agradável a tarde. Gratidão pelas manifestações de carinho.
Parabéns foi uma tarde maravilhosa e abençoada, amei a participação.Eu sou a convidada de Curitiba
ResponderExcluirQue linda festa amigo cleber! Você merece!!!
ResponderExcluirCleber que trabalho bonito. Comemorar o dia do agricultor é uma atitude muito significativa, pois creio que a maioria dessas pessoas do grupo "Mente Ativa" deram uma contribuição enorme em produzir nosso alimento. Deixo meu abraço a todos ai.Chiquinho da Emater
ResponderExcluirQue encontro lindo! Ouvir a experiência de cada uma na roça, foi maravilhoso.
ResponderExcluirE as homenagens ao Cleber foram muito justas por tanta dedicação ao Município de Belisario.
Cibele Paradela
Rio de Janeiro
Desde o dia 27 de julho estamos festejando o aniversário, 72 anos, do mais que amigo dr. Cléber. Nunca agradecemos o suficiente pelo que ele e sua esposa, Mirian, dra. em psicologia, têm feito por nós em Belisário. Amizade que se manifesta em todas as horas do dia, de qualquer maneira, em qualquer distância e situação. Essa festa de ontem, misturando celebração do Dia do Agricultor e reunião do Projeto Mente Ativa, culminou com expressões de carinho, gratidão e parabéns. Numa tarde linda, de duas às cinco horas, muita alegria, muita beleza, perfume e frescor do jardim de sua mansão de Belisário, celebrando sobretudo o que esse casal é para nós.
ResponderExcluirAtmosfera da casa! A presteza dos anfitriões! A pontualidade e a participação dos convidados! Momento maravilhoso! Registrado e compartilhado com riqueza de detalhes! As pautas da reunião foi extremamente discutida por todos, grupo entusiasmados. Enfim uma geração que busca contar seus dias com corações sábios (salmos 90.12)
ResponderExcluir