RECEBENDO O MIB NO GAB
A gente começa cedo no GAB. Às 7:30h o Professor Waldir já está agitando uma galera animada com a Zumba.
A Prefeitura, através da Sec. de Saúde, terá a seguir, uma turma de ginástica nesse espaço e a garotada do Taekwondo já está na fila de espera para subirem para o terraço. Depois vem a natação...
Mas, essa matéria tem outro foco. Marcamos um café da manhã com parte da Diretoria e a alta cúpula do MIB sabendo que "O Muriqui Instituto de Biodiversidade tem por finalidade apoiar e desenvolver ações para a defesa, conservação e manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade nacional, regional e local, por meio das atividades técnico-científicas e de educação profissional e ambiental, visando a integridade dos recursos naturais e a qualidade socioambiental."
Marcello Silva Nery é Mestre em Biologia Animal e é o Presidente do MIB. Fernanda Pedreira Tabacow é a Diretora Financeira, também Mestre em Biologia Animal e pesquisadora da instituição.
Leandro você já conhece. Com a mesma formação acadêmica, é Diretor Técnico do MIB e morador de Belisário.
Sônia preparou a mesa. Zé Maria fez os ovos mexidos, trouxe bananas.. então vamos comer.
Túlio também presente, pela Diretoria do GAB. A Professora Kyvea, de pé, é também Bióloga.
E Luquinhas é nosso convidado especial.
Zezinho já é conhecido da turma e veio fazer uma filmagem para colocar em seu canal https://k.kwai.com/p/7Yf7hbC4
Os diretores foram apresentar-lhes as dependências do GAB.
O Museu Tic-Tac, que marca o tempo de construção desse distrito.
Mirian é a curadora desse espaço.
E a nossa vinda para Belisário e tudo de bom que aqui existe tem essa mulher como culpada.
Também conheceram a pousada.
Faltou Muniz na foto.
E fomos na casa de quem qualificamos como culpada por tanta coisa boa nesse distrito. Eles queriam conhecer a famosa Nina Campos.
Fomos muito bem recebidos e ela teve ainda mais prazer nessa visita por Marcelo e Fernanda serem moradores de Caratinga, cidade onde ela morou, após sua mãe mudar-se de Vieiras para lá, quando ela tinha 8 anos. Em Caratinga a jovem Nina completou o Ensino Médio, foi estudar no Rio e mudou radicalmente a sua vida, até dominar o mundo.
Agora Professora Kyvea ficou fora da foto.
Em Belisário somos gratificados por permanentemente estarmos conhecendo acadêmicos de alto nível, que têm propósitos elevados de vida.
Sobre o trabalho desses Biólogos, informamos ainda que o macaco muriqui-do-norte é uma das espécies de primatas mais raras e ameaçadas do mundo. Eles povoaram os estados de MG, BA, RJ e ES, mas hoje estão confinados em pequenas porções de mata, em oito localidades em Minas Gerais, uma no Rio de Janeiro e três no Espírito Santo. Ibitipoca, Simonésia, Caratinga...
Marcelo explica que as fêmeas não se reproduzem dentro de sua família e fazem isso se deslocando para outras matas. Nesse percurso podem se perder e assim as comunidades que moram nessas regiões devem comunicar ao MIB quando virem uma fêmea sozinha. Ela pode estar perdida e ser vítima de um predador.
O GAB agora estará mais próximo ainda do MIB. Coisas boas virão por aí. Aguardem!
Vejam lá:
Cléber, dono deste maravilhoso e bem visualizado blog e muito amigo de todo o Belisário, é especialista em surpreender a gente com boas visitas. Geralmente de manhã, porque como ele levanta muito cedo, acha que todo mundo acorda com os passarinhos. E eu levo uma hora de manhã preparando e comendo meu almoço, lembrando sempre meus tempos entre americanos e sua recomendação de que "é preciso abastecer a máquina antes dela começar a funcionar". E, hoje, eu tinha acabado de terminar minha refeição principal, chegou Cléber com esse casal de Caratinga, cidade que tenho no coração. E, pra mais, veio com o biólogo Leandro, sua mulher e seu filho pequeno, Lucas, já engajado também na incessante luta para salvar nossos muriquis, esses macacos outrora donos dos espaços que todos desmatamos. Foram ótimos momentos relembrando Caratinga
ResponderExcluire a missão deles nessa visita a Belisário. Espero que não demorem a voltar... e tenham levado boa impressão do nosso Belisário (PEQUENO POR FORA MAS GRANDE POR DENTRO!).
Que bom, numa matéria só, com tantas coisas boas, o povo Belisariense merece!
ResponderExcluir