HOJE DEVERIA SER FERIADO NACIONAL

Hoje, 8 de janeiro, é um dia muito especial no calendário nacional. D. Nina Campos completa 94 aninhos. Como sempre acontece em janeiro, estamos em viagem, fugindo das chuvas do sudeste, próprias para esse mês. Com isso não podemos fazer uma festa para ela. Vamos apenas adiá-la.
Aurelina Campos, Nina para os íntimos, nasceu em Miradouro, teve uma infância difícil criada sem o pai, morou em Caratinga e veio para Muriaé estudar. Dedicada, praticava esportes, com ênfase no vôlei e queria mais. Mudou-se para o Rio estudou na Fundação Getúlio Vargas, fez concurso e foi aprovada no Itamarati, onde chegou ao topo da carreira administrativa, como Oficial de Chancelaria.
Rodou o mundo, trabalhando em várias embaixadas, aprendendo vários idiomas. Casou-se com famoso Maestro Leo Peracchi que "que foi arranjador, pianista, professor e compositor brasileiro, considerado como um dos maiores orquestradores da música popular brasileira ao lado de nomes como Lyrio Panicali, Pixinguinha, Radamés Gnattali e Aristides Zaccarias, a quem Tom Jobim chamava de meu mestre". Aposentada, retornou para o Brasil, optando pelo Rio de Janeiro. Logo assustou-se com a violência daquela cidade e ouvindo o conselho da prima "Paquita" foi conhecer o distrito fundado pelo seu bisavô Belisário Alves Pererira. 
#partiubelisario e aqui revolucionou esse distrito rural. Sem que muitos entendessem começou uma obra gigantesca, na expectativa de nesse local funcionar a sede da prefeitura, após a emancipação de Belisário, o que não aconteceu, apesar de sua luta nesse sentido.
 

Nas minhas vindas a Belisário acompanhando Mirian nas visitas à casa de sua avó, nós a conhecemos e nos encantamos com a sua proposta de vida. Tão logo nos aposentamos em Salvador, em 2010, compramos uma casa no distrito e para cá viemos, para tentar dar continuidade ao seu trabalho, como se isso fosse possível.

Ela criou o carnaval de Belisário, hoje Carnabeli.






Concurso Miss Vovó...

A famosa Cavalgada de Belisário, juntamente com "Chiquinho da EMATER".
O seu legado físico, o prédio do GAB, doado para a comunidade, mudou totalmente o distrito. Tudo ao longo do tempo passou a acontecer em torno do Grupo de Artesãos de Belisário, por ela criado. Muitos, mas muitos mesmos, foram e têm sido os programas de capacitação que ali acontecem. O seu salão foi e continua sendo palco de muitos eventos sociais e culturais, encontros e reuniões de interesse da comunidade, cessões para órgãos e programas da Prefeitura, além de nele existir o Museu Tic-Tac, também, por D. Nina criado. 
Ela recebeu várias condecorações, inclusive o título de Cidadã Honorária de Muriaé, foi protagonista de duas matérias na TV Globo.
D. Nina até virou marca da Beerlisario, a melhor cerveja artesanal da região. 
Sobre ela assim se manifestou o cervejeiro Renato Sigiliano, dono da marca: "Hoje é o dia dela, nossa musa existencial, referência de vida. Impecável. Parabéns, Dona Nina! Nem vou desejar vida longa, porque pra mim a senhora é eterna. Obrigado pelo prestígio de emprestar o seu nome pra nossa principal cerveja, a mais apreciada de todas. Beijos."
Em 2017 nós a acompanhamos numa visita ao Palácio Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro.
Em 2016 ela decidiu transferir-se para o Rio de Janeiro e a diretoria do GAB organizou para ela uma festa. 
A permanência no Rio foi de 30 meses, retornou para a nossa região.
Em 2019 Nina  lançou, no GAB,  o livro A História de Belisário, em 3 tomos, uma obra que tem sido muito útil para pesquisas.
A comunidade reconhece o muito que ela deixou para Belisário.
O Prefeito Grego esteve no lançamento.


Dr. Flávio Calais veio de BH.



E também a comunidade, é claro.
Teria muito mais fotos e coisas para falar, mas vou parar por aqui. Desejamos muita saúde para essa Dama de Ferro. Semana que vem estaremos com ela.


 

Comentários

  1. Ela é muito especial feliz aniversário

    ResponderExcluir
  2. Muitas felicidades, saúde e paz para D. Nina!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para a amiga Nina! Feliz aniversário! Que a senhora continue com essa alma gigante! Mulher generosa de invulgar sabedoria!Mulher guerreira! Obrigado por tudo que a senhora fez por Belisario! A construção do GAB! Que contribui tanto para a cultura de Belisario! Nossa gratidão! Que a senhora tenha uma vida longa no meio de nós com muita saúde! Paz e alegrias! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Ainda espero estar presente na festa do seu centenário. Dárcio Calais - BH

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Dona Nina,feliz aniversário, tudo de bom pra senhora, continue essa mulher espetacular e guerreira, muita saúde e alegrias, vida longa pra senhora um abraço! Ana Maria viúva do Magela!

    ResponderExcluir
  6. Ramos Ribeiro - Cataguases
    Olá Cleber tudo bem aí dê os parabéns a essa pessoa maravilhosa que tivemos a imensa alegria de ter conhecido e que ela possa ter muita saúde e paz sempre e que em breve agente possa reencontrar vcs aí

    ResponderExcluir
  7. Linda por dentro, linda por fora e dona de uma linda história. Querida Nina, parabéns e bençãos sobre sua vida.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Dona Nina,tudo de melhor - Haroldo Barros- Muriaé

    ResponderExcluir
  9. Parabéns dona nina Deus abençoe

    ResponderExcluir
  10. Muitos vivas Dona Nina!!! Saúde, paz e muitas felicidades. Deus abençoe a sua vida 🙏

    ResponderExcluir
  11. Quero desejar muita saúde, paz e sobretudo muitas realizações p D. Nina. Tenho uma admiração profunda por tudo o que ela é e representa pra nós.
    Feliz aniversário!
    Adriana, Fernando e família

    ResponderExcluir
  12. Parabéns D.Nina só tenho q. Agladecer adeus por ter apoutunide d. Comvever com uma pessoa tão maravilhosa q e a Nina

    ResponderExcluir
  13. Parabéns e muita saúde

    ResponderExcluir
  14. Dona Nina é patrimônio intangível. Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  15. Oi gente, não podemos nos ver, falar e encontrar aqui mas é tão bom saber de vocês e poder agradecer tanta gentileza, provocada pelo excelente blog do Cléber ! Muito, muito obrigada. Abração e beijos mil.

    ResponderExcluir
  16. Reginaldo Vasconcellos - Juiz de Fora14 de janeiro de 2023 às 22:07

    Nina Campos. Serviço. Dedicação ao comum. Cultura. Equilíbrio. Persistência. Que pique ela tem! Admirável caráter.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês