AS ÁGUAS ESTÃO ROLANDO
Saímos para a nossa caminhada matinal nessa quarta, também para registrar os volumes de água no Rio Fumaça. Começamos o registro na estrada chegando na Cachoeira do Nahor. Lembra que aqui corre, durante o ano, um braço do rio, com um mínimo volume de água.
E aí está ela. Um barulho ensurdecedor. Já presenciamos mais água aqui, onde não se via a pedra.
Um grande volume de espuma se forma junto àquele bambuzal.
As várzeas todas inundadas.
Na Fraternidade Franciscana tem água fresca, agora mais do que nunca.
Há brotos de água em diversos pontos ao longo da estrada.
A chuva carrega e a equipe da prefeitura traz o material de volta. Estrada rural é assim. João Paulo está trabalhando aqui com uma turma.
Bonita a plantação de milho.
Todas as vistas ficam bonitas nessa época.
Agora tomamos a direção de Pedra Alta. Encontramos o amigo Aloísio Rogério, que nos informou ter chovido, em 24 horas, 70mm, em sua fazenda. O9
Somente até na ponte, antes da Fazenda Boa Vista do Itajuru.
Fomos de carro até a ponte para Rosário da Limeira. Vista para cima...
Vista no sentido Itamuri.
Veja que a estrada está interditada, tomada pelo rio. |
Vamos ver mais. Agora próximo à casa do Professor José Antônio. Aqui não interditou a pista.
Com tudo isso o ônibus circulou. A água subiu também em Itamuri, fez estragos no asfalto, onde o DER acabou de tampar os buracos.
Dando uma olhada em janeiro de 2022, parece que as fotos são as mesmas de hoje. Como disse, lamento pelas cidades atingidas, mas é a época das águas. D. Nina assim comentou hoje, em matéria anterior:
"Melhor muita chuva, aí em Belisário, que aquela seca de rachar. Felizmente os nossos 116 km² estão na parte alta do Município de Muriaé, com clima ameno e muito boas águas. Já, muitos pontos da cidade de Muriaé estão sofrendo com os alagamentos... muito difícil a situação, para os moradores afetados como para a Prefeitura."
Comentários
Postar um comentário
Comente este post!