MAIS FESTA ALEMÃ PARA CURTIRMOS
Há poucas semanas participamos de uma festa alemã, no Bairro Borboleta, em JF, onde fomos com a amiga Nina Campos. Lembra-se?
Pois é, aproveitando que a cidade de São Paulo é rica em seu calendário de eventos de festas multiculturais, fomos em mais uma delas, no Brooklin, perto do Bairro Santo Amaro, onde os primeiros alemães, chegaram como imigrantes.
Saímos do Parque Villa Lobos, no sábado e partimos para pegar Clebinho e Pri em casa e irmos para o Brooklin. Estamos na Marginal Pinheiros.
Esse monotrilho não termina nunca.
Cá estamos.
Várias ruas fechadas para o evento.
O tradicional BrooklinFest acontece há 26 anos, sempre no mês de outubro, com a montagem de barracas de artesanato, roupas, bijuterias, presentes, vários palcos para apresentações musicais e de danças, e muita comidas típicas da Alemanha como como joelho de porco acompanhado de chucrute e batata, salsichões grelhados e strudel de maçã. O chope típico também é uma das atrações.
A festa é promovida pela Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, e essa edição tem como tema "Paz e Solidariedade".
Bateu fome. Os cheiros são tentadores.
Aqui será a nossa sobremesa.
Mas tem também comidas que não têm ligação com a Alemanha. Quando chegamos em Salvador comia muito acarajé. Uma gastrite me levou a abandonar o azeite de dendê.
Mais comida nordestina.
Aqui roupas, bijouterias, calçados...
Doces caseiros diversos.
A maioria optou mesmo pelo tradicional X-Tudo.
Conhecemos esse casal, super especial. Ele é José Otávio Bustamante e ela Dr. Daniela. São mineiros de Itajubá, sendo ela médica. José faz parte dessa moçada nova diferenciada, que vem mudando o mundo. A sua região, como se sabe, está no vale do silício brasileiro, uma expressão que engloba diversas cidades da região do sul de minas mineiro, que se destacam como polos tecnológicos, promovendo a inovação e o empreendedorismo no país.
Engenheiro Eletricista, José entrou no negócio de energia solar, mas deu um salto maior. Percebeu que poderia fazer uma ponte entre as usinas geradoras dessa energia limpa e os consumidores. Assim criou a empresa Juntos Energia.
Clebinho foi contratado com CMO, tipo Vice-Presidente de Marketing dessa empresa e a coisa funciona assim: você que é cliente da CEMIG passa a usar energia da Juntos, economizando com isso o equivalente a uma conta por ano, sem qualquer investimento. É como trocar de fornecedora de celular da Vivo para a Tim. Com a vantagem que você passa a usar energia ecologicamente correta.
Essa portabilidade pode ser feita, em Minas, em cidades atendidas pela CEMIG. Se for o seu caso, entre no site e entenda melhor.
Vamos procurar eventos culturais.
Uma orquestra jovem se apresentava nesse palco.
Um outro grupo de dança típica alemã vai se apresentar em outro palco.
]
A tão esperada sobremesa vai sair agora. Fondue de chocolate com morangos.
Clebinho ficou com medo do tempo fechando. Saímos cedo e nem vimos esse grupo com gaitas de fole.
Acabou que nem choveu.
Linda festa cultural!
ResponderExcluirEin prosit ! ! ! Saúde, gostei de saber que em SP também se como um bom acarajé! Como dizia meu marido em língua que paulista entende, "tante cose belle a il mondo...basta guardare" !
ResponderExcluir