O DIA DO MURIAEENSE COMEMORADO PELA E. M. MARIA AMÉLIA
A agitação no GAB, nessa terça, começou antes das 8 horas. A Professora Lúcia trouxe seus alunos da Escola Municipal Professora Iolanda, da Comunidade S. Lúcia. Estão conhecendo o Museu Tic-Tac.
Espaços foram preparados para a garotada.
A diretora Denise Glanzmann faz a abertura do evento, explicando que o objetivo do evento é o de comemorar o "Dia do Muriaeense". A prefeitura organizou a programação dessa data em alguns polos da cidade, incluindo Belisário.
Um ótimo público. Alunos, familiares e a turma do Projeto Mente Ativa presentes.
Abertura com o cântico do Hino Nacional e o Hino de Muriaé. Olha a postura dessa mocinha para esse momento solene!
Denise pediu-nos para trazer uma palavra sobre a data. A partir de informações do historiador João Carlos Vargas fizemos uma rápida passagem pela formação da cidade, há quase 200 anos, às figuras de Constantino José Pinto, do francês Guido Tomás Marlière, lembrando que tudo começou na região do Largo do Rosário, onde os barcos atracaram, vindos da região de Visconde de Rio Branco, para dar inicio à formação da atual cidade de Muriaé, cuja nome, certamente, está ligado a uma palavra da lingua mucugê, falada pelos Puris que aqui habitavam, palavra esta ligada a um tipo de mosquitos que assolava a insalubre região.
D. Nina Campos acaba de chegar. Ela seria a pessoa indicada para falar sobre isso, pois é historiadora.
Emília quis uma foto com ela.
Neide Costa está na terra, de onde nunca deveria sair.
A super-atleta Hellen acaba de chegar com Víctor e Isabela, aluna da escola.
A turma da Professora Lúcia, da escola rural da Comunidade S. Lúcia faz uma apresentação, também falando sobre a formação do nosso município.
A Pastoral da Criança está presente no evento, já que ela desempenha um importante papel na nossa comunidade. Camile traz informações sobre esse organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 6 anos de idade, em seu ambiente familiar e em sua comunidade. Essa atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.
A Pastoral da Criança foi fundada pela magnifíca Dra. Zilda Arns, uma médica, pediatra e sanitarista brasileira, irmã de Dom Paulo Evaristo Arns. Ela teve uma morte trágica quando se encontrava em Porto Príncipe, Haiti, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país, no dia 12 de janeiro de 2010. Pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe.
A Professora Elaine começa as apresentações de balé com suas alunas.
O balé passou a se ligar ao CRAS-Belisário e parte da equipe está presente na festa.
Thuani trouxe uma bela apresentação com essa turminha.
Numa folha qualquer
Eu desenho um Sol amarelo
E, com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
Linda apresentação enquanto Lúcia canta Aquarela, música de Toquinho e Vinícius.
Opa! Interrompemos a nossa programação, pois esse bebê apresentou problemas na região de sua fralda, que terá de ser trocada.
Vamos voltar para ver esses girassóis, apresentado pela turma da Tia Marcela.
... e a criativa estagiária Giovana, que mora em nossa zona rural.
A linda rosa juvenil que vivia alegre num solar... turminha da Tia Marcilene.
A boneca Emília também se apresentou.
Tem mais coisas bonitas para mostrar para o público.
Isso com a tia Sheila, agora professora efetiva da nossa escola.
Mirian fala um pouco do Projeto Mente Ativa, do GAB , que está com 5 anos de fundação. Dani Clemente, na outra extremidade, também participa da coordenação com ela.
Uma foto oficial da equipe professores, servidores e alunos da Escola Municipal Maria Amélia Meireles Calais.
Tem muitas programações em Muriaé, caso contrário a Secretaria de Educação estaria aqui em peso, mas Ariane veio representando a Secretaria.
Nina quis cumprimentar Denise e sua equipe, responsáveis por essa bela festa.
Olha quem está aqui! Sr. Valdomiro, filho mais velho do Sr, Waldemar Costa, sua esposa Geni, e a filha Ângela. Vieram de BH. Naira também é Costa, prima de Waldomiro. D. Maria Pena é amiga dessa família.
Caramba! tinha uma bela mesa de café montada e eu não registrei. Agora já foi detonada.
Hora de colorir.
Pintar o rosto...
Fazer tatuagens.
De lá acompanhamos a amiga Nina no almoço no Restaurante Fundo de Quintal
Mais gente quer registrar esse momento com ela. Manezim, Zé Maria e Lúcio.
Tivemos de omitir muitas fotos, mas deu para sentir a grandeza do evento.
A terça será quente por aqui. Vamos agora nos juntar à diretoria do GAB para adaptar o salão para a "Noite Cultural" que acontecerá ainda hoje.
Vou dar uma respirada e lhe mostro.
Parabéns á Denise e aos presentes nesse lindo evento!
ResponderExcluirMuito obrigada, Lenir!
ExcluirE QUE RESPIRADA VOCÊ, CLÉBER, TEVE QUE DAR ! Ajudando em tudo, você não perde a elegância nos mínimos detalhes, com certeza dando conta porque Mirian, a doce consorte agora ainda mais bonita, está sempre do seu lado. É certo aquele ditado: "por trás de todo grande homem, há sempre uma grande mulher".
ResponderExcluirMuitíssimo grata a vocês por suas especiais e inesquecíveis atenções. Mirian me acompanhou o tempo todo ! No escritório do GAB, fui logo batendo os olhos no quadro que sua prima, RITA BRAGA, pintado por ela em Barbacena, nos deu como lembrança a nossa visita à sua casa. Rita, prima de Mirian, é filha de João Braga e d. Mariinha. João Braga foi colaborador de seu cunhado, Joaquim Gomes, vereador, e como Mariinha, filho também do Coronel Francisco Gomes.
na instalação da primeira usina hidroelétrica de Belisário.
E, Rita Braga foi por muitos anos diretora e professora da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas e é sempre lembrada por nós com muito carinho. Reconhecimento também, e muito especial, à ´Prefeitura Municipal de Muriaé, ao atual prefeito dr. Marcos Guarino e seus colaboradores, pela atenção que vêm dando a Belisário, como no programa desse feriado e obras de grande vulto.
Essa turma de hoje está também fazendo muita história, como a contada acima no GAB e o povo de Belisário está apoiando cada vez mais. Por isso tanto progresso nesse distrito de MURIAÉ, MG, um distrito que bem poderíamos chamar de modelo.
Minha grande admiração pela diretora , prof.ª Denise Glanzmann, da creche e pre-primário, Escola Municipal Prof.ª Maria Amélia Meirelles Calais, e seus colaboradores, criadores e participantes de um dos mais belos eventos que já assistí em Belisário.
organizadores do belo evento do feriado comemorativo da emancipação de
Muriaé. seu feriado tão bem descrito na reportagem do dr. Cléber Paradela no início da ceriMoniia.de 06 de setembro
Campos
Nós da equipe Maria Amélia Meireles Calais ficamos muito felizes com o reconhecimento dos pais, da comunidade e também de uma pessoa tão especial quanto a senhora Dona Nina!
Excluir