QUE ZOEIRA É ESSA NAS RUAS?
Sônia postou fotos no grupo de diretoria do GAB falando de uma gritaria na rua, sendo feita por um monte de estudantes da nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, com vários professores participando.

E pregavam cartazes na parede.
Opa! É uma bagunça do bem, pedagógica e santa.


Continuam subindo a rua, na direção da Matriz.

Corri lá para participar e registrar. Gritos e tambores animavam o ambiente e os gritos contínuos: FORA DA ESCOLA NÃO PODE!

A professora Leopoldina me explicou que hoje, 11 de agosto é o Dia do Estudante e para marcar a data há essa mobilização em diversas cidades, com o lema BUSCA ATIVA, com o objetivo de alertar jovens e principalmente seus familiares a não deixarem os filhos fora da escola.
Aí os professores envolvidos. São alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Gosto de jovens assim, que mostram a sua cara, com sorrisos. Eles chegarão lá.

Mais cartazes.
Estão dando continuidade à passeata.

Parada obrigatória na casa de D. Nina Campos.

As rainhas sempre sorrindo e agitando.

A professora Leopoldina tem parentesco com D. Nina, que vai explicar isso nos comentários dessa matéria também a origem desse nome na sua parente.

O professor Léo explica para ela o motivo dessa mobilização.
Zezinho nada perde para o seu canal #jose
alvaro

Um registro desse momento histórico.

E foram em frente!

Iam entregando esse panfleto.
Lembro-me bem que o programa Bolsa Família, criado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, exigia que os filhos estivessem matriculados na escola. Isso ainda é exigido?

Sobre o dia de hoje :
"No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do
Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de
partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do
recém-instituído Império Brasileiro.
Em 11 de agosto de 1827, o então imperador
Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a
Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do
Largo do São Francisco, em São Paulo.
Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também
se comemora o Dia do Advogado no Brasil."
Portanto, também o meu dia.
Que excelente oportunidade de ensinar aos jovens o exercício da cidadania, da participação e da responsabilidade de agir em favor da mudança!
ResponderExcluirMuito bom. Gostei demais da mobilização. Isto mesmo.
ResponderExcluirNo coletivo é mais fácil de lutar pelos direitos.
Já comentaram comigo, em cidades vizinhas : dizem que "seu" distrito, Belisário, é barulhento. Verdade. Não deixa passar um motivo para sair às ruas a gritar, batucar, dançar, festejar ou mesmo cobrar . E tem muitos meios de comunicação anunciando seu vasto calendário de festas e torneios. Mas até de surpresa como hoje a turma da Escola Estadual, com alguns professores e funcionários liderando a fanfarra e a gritaria alertando o seu
ResponderExcluir" FICAR FORA NÃO PODE " . E não pode mesmo, porque o nosso futuro está com a meninada, que tem que estar preparada para o que vem pela frente e exige cada vez mais. Em breve o nosso Belisário estará em suas mãos ! E, sobre a professora Leopoldina ser minha prima, vou até revelar a história do seu nome de princesa :
ResponderExcluirno segundo casamento de nosso avô Neca Mariano , que era ainda monarquista ferrenho mesmo já em plena República, e sua esposa esperando o primeiro bebê, ele apregoava aos quatro ventos que se fosse menino se chamaria PEDRO, homenagem ao Imperador Pedro II. E mais: haveria de arranjar uma Leopoldina para se casar com ele. E o planejado aconteceu. Meu tio Pedro, irmão de minha mãe, se casou com Leopoldina da Matta, em Miradouro. Pais dessa minha prima Leopoldina, comigo na foto acima com também o prof. Leo.
Parabéns por tudo isso e também por ser o seu dia
ResponderExcluirE como hoje, 11 de agosto, é também DIA DO ADVOGADO , desejamos cumprimentar efusivamente, e também agradecer em nome de nossa comunidade por seu belíssimo trabalho no ramo do Direito, em nosso meio, aos seguintes advogados de Belisário: dra. Larissa Amaral, dr. Roldão Glanzmann, dra. Thais Vital, dra. Luciana Toko e dr. Cléber Paradela, este atuando também em outras diversas áreas, em particular como um especial presidente do GAB. Desejamos também incluir o ilustre dr. Cristiano Assis e dra. Ana Paula Veggi, que aqui comparecem mensalmente para atendimentos gratuitos, promovendo conciliações através do SEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.
ResponderExcluirParabéns a professora e equipe da escola pelo evento. E parabéns aos estudantes pela participação nessa mobilização. Lugar dos jovens, é na escola.
ResponderExcluirCibele Paradela Rio de Janeiro
É mesmo dª Cibele , do Rio : lugar dos jovens é na escola. E lugar dos idosos?
ResponderExcluirÉ no Mente Ativa, dirigido pela psicóloga, dra. Mirian . E também no Clube Renascer, em sua própria sede, agora também com nova e boa diretoria com o sr. Erci na presidência. Assim é Belisário, sempre no agito!