TODO MUNDO TEM LIMITES E ESTÁ TUDO BEM
Perto das 16 horas descemos a serra. A minha missão dessa vez era apenas a de ser motorista e trabalhador braçal.


Vim com o carro trazendo Dayse e Mírian para a Escola Estadual Coronel Francisco Gomes Campos, bisavô de Mírian. Faltou uma foto dela na placa.

Estava programado aqui um encontro entre todos os professores e servidores da Escola, dentro do projeto Cuidar de quem Educa, com o objetivo de promover a importância da saúde emocional, do autoconhecimento e da inteligência emocional.

Dayse solicitou ajuda de Mirian na decoração das mesas. Levamos toalhas, porta guardanapos e arranjos de casa. Do GAB foram tampões de mesas. Essa Escola é parceira nossa.
Ficou assim.
Vamos ao objetivo principal do encontro: Mirian foi convidada por Dayse para proferir uma palestra abordando o tema acima citado, pela sua experiência na Psicologia e também na área escolar, onde trabalhou por 30 anos.

Salientou a importância da escola na vida das crianças e adolescentes em tempos de um mundo em constante mutação. 

Os professores e servidores marcam profundamente a vida dos seus alunos e precisam estar antenados às necessidades deles, mas cuidando também para não ultrapassarem os seus limites pessoais, preservando a sua saúde mental.

Uma dinâmica para melhor participação do grupo. A bola é lançada e quem a receber deve falar para o grupo o que o entristece no trabalho.

Foram muitas declarações interessantes como: preparar uma aula com todo cuidado imaginando em como os alunos iriam gostar e a indisciplina não permitir; estar constantemente sob pressão; a família deixar que a educação fique por conta da escola; a indisciplina; a falta de reconhecimento do trabalho, o salário...
Depois deveriam dizer o que os alegram foram muitos os relatos dentre eles quando seus alunos aprendem a ler, quando é reconhecido o esforço e o trabalho desenvolvido.
A seguir, Mírian falou sobre os riscos de desenvolver doenças emocionais próprias de quem extrapola os seus limites e de como evitar isso desenvolvendo a Inteligência Emocional.

Muita conversa rolou, muitos desbafos e declarações de comprometimento para com o magistério e ao final cada um escolheu e encheu uma bola na cor com a qual melhor se identifica. Individualmente foram justificando a escolha: 




A letra da música Epitáfio (Titãs) foi lida e fez fundo musical para a atividade de encerramento.



Então, vamos jogá-las para o alto lembrando que cada uma das bolas significava um colega e assim, todo esforço deveria ser feito para que nenhuma delas caísse ou não ficasse no chão, representando o cuidado nas relações e a coesão do grupo.


Um jantar vai ser servido.

Um rodízio de massas de alto nível.


Fim de festa. Recolhemos tudo que iria subir conosco para Beli.


Foram agradáveis momentos.
Que linda homenagem a quem tudo merece! E vocês são muito importantes na vida comunitária da linda Belisário. Mas estão regiamente pagos: ter aquela vista das primeiras fotos não há dinheiro que pague. Parabéns a vocês. Às Mestras e aos Mestres o nosso carinho.
ResponderExcluirParabéns a todos os participantes do belo encontro da dra. Mirian, de Belisário em Itamuri. Palestra de ensinamentos da psicóloga na Escola que leva o nome de seu bisavô, animação e jantar, tudo em belo ambiente, que foi proporcionado pelos dois distritos, grandes amigos.
ResponderExcluir