QUANTA INDIGNIDADE!

O meu espírito é de revolta total. Muita frustação em relação àqueles que deveriam merecer o meu respeito. Mas vamos por partes: o dia começou bem, recebendo Gilmar, o cônsul de Belisário em Miradouro, que quis visitar D. Nina, juntamente com o seu pai Antônio, e o sobrinho.
De lá fomos para o GAB, para levar a amiga Nina, muito animada que estava para usar a sua fantasia de pirata. 
A turma do Anima Festa já estava se aquecendo para essa festa infantil.
Corremos para a nossa casa onde os baianos estavam chegando.
Uma ligação da FUNDARTE caiu como uma bomba sobre o nosso distrito. A justiça acabara de determinar o cancelamento do CARNABELI 2024.
Às 21 horas de sexta, recebemos uma notificação endereçada à Procuradoria da Prefeitura, pedindo explicações sobre a realização desse evento. Antes das 24 horas remetemos, via WhatsApp, as informações para a juíza de plantão, explicando tratar-se de uma festa infantil no sábado e o CARNAZUMBA no domingo, com participantes desse projeto do GAB e as famílias do distrito. À noite, uma música ao vivo, sendo que toda essa programação se daria exclusivamente DENTRO DO GAB.
Veja aí o público do evento. Crianças ao centro e seus responsáveis sentados ao lado.
Uma Oficiala de Justiça chegou com a determinação da juiza de plantão, Dra. Michelle Felipe Camarinha de cancelamento do CarnaBeli.
Comunicamos isso às crianças e a seus responsáveis, manifestando todo o meu repúdio por tamanha violência e desrespeito para com o GAB e com a comunidade de Belisário.
Vamos mostrar o vídeo gravado.
A revolta foi coletiva. Em mais de duas décadas de existência do GAB - Grupo de Artesãos de Belisário, nunca precisou ser retirado qualquer alvará para a realização de eventos, por ser dispensável, por lei.

O GAB tem o seu alvará permanente de funcionamento, que também foi encaminhado para o Poder Judiciário, que nada considerou.
 
Agora pasmem: quem provocou toda essa violência foi a Polícia Militar, que iniciou a ação através de um comunicado ao  Ministério Público informando-lhe da programação do Carnabeli 2024 e que não fora comunicado do fato e, por isso, não poderia dar apoio, por haver outras festas na região.
Ora, Senhor Comandante, o GAB nunca solicitou apoio da PM em eventos dentro de suas dependências, onde há absoluto controle de portaria, principalmente para um evento dessa natureza.
Havendo casamento, ou comemoração de aniversário lá, os senhores também deverão ser comunicados? Eventos religiosos, artísticos e culturais também?
Agora para fechar, mais uma indignidade por parte do comando da PM. Alegou-se a necessidade de reforço policial por ter havido recentemente um homicídio em Belisário, sem que houvesse festa naquele dia, e com o CarnaBeli o risco seria ainda maior. O senhor comandante está afirmando ser Belisário um local perigoso? Se a resposta é positiva, o que a Corporação fez e fará para resolver isso após o tal crime? Os moradores podem garantir que absolutamente nada. 
Para que não houvesse qualquer punição em desfavor da Diretora Geral da FUNDARTE, que foi a parte intimada a paralisar a festa, cumprimos a determinação. O GAB encerrou a festa, mas a comunidade saiu pelas ruas em protesto.
Foram para o campo de futebol.
Frustrada, D. Nina ainda tirou essa foto e gravou um video. Em seus 95 anos, trabalhando no Brasil e em embaixadas diversas no exterior, não se lembra de ter presenciado tamanho absurdo.
Dra. Anne também advogada, tentou contato com o promotor de Plantão (através do telefone corporativo divulgado e disponibilizado), mas ele não atendeu.
Repetimos que, para não trazermos complicações para a direção da FUNDARTE, retiramos todos os banners da fachada do GAB e demos o Carnabeli por cancelado.
Meu filho André, também Advogado e Presidente da Comissão de Processo Civil da OAB-Ba está analisando os erros cometidos nessa decisão, na expectativa de um recurso ainda essa noite.
Agradecemos as muitas manifestações de solidariedade à comunidade belisariense e ao GAB por todo esse desastre.


Comentários

  1. Mas que abuso lamentável! Faltam problemas de segurança em Muriaé para este súbito incômodo quanto a Belisário?

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo! Aqui no Rio a Prefeitura exige o Nada a Opor da Polícia Civil, da PM e da Cet Rio (Centro de Operações Rio – Prefeitura do Rio de Janeiro).
    Fizemos o Bloquinho da Nossa escola, na pracinha da Urca, bairro mais seguro da cidade.
    Não deu tempo de tirar tudo isso, então fizemos na marra . O que aconteceu? NADA.

    ResponderExcluir
  3. Um absurdo! Quem foi exatamente a autoridade que impediu que o Baile infantil acontecesse . Acho legal interessante publicar o nome e o cargo de quem impediu. Já participei muitas vezes dessa festa. Ela é a alegria da criançada. Me repudio a tamanha arbitrariedade.
    Cibele Paradela Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Um absurdo! Quem foi exatamente a autoridade que impediu que o Baile infantil acontecesse?

    Acho importante publicar o nome e o cargo de quem impediu.

    Já participei muitas vezes dessa festa. Ela é a alegria da criançada.

    Repudio tamanha arbitrariedade.

    Cibele Paradela Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  5. Triste episódio! A comunidade sempre unida em prol de eventos culturais. As crianças e as famílias merecem isso. Carnaval é arte e cultura!

    ResponderExcluir
  6. TRISTE meu amigo!!
    A diretoria do GAB trabalhou dia e mais dias com tanto carinho,é um absurdo!

    Silvan vital Ecoturismo

    ResponderExcluir
  7. Que absurdo que ponto chegou o ser humano acabar com a alegria das crianças a nossa uma festa que é tradição linda sempre venho em Beli para participar me divertir Mesmo assim parabéns vcs que tentaram trabalharam juntos .Agora vc aparece tira a sua máscara.

    ResponderExcluir
  8. Importante descobrir quem começou isso tudo.Acho que tem nome e sobrenome de Belisario mesmo.Isso não foi por acaso.Mas nada fica escondido a verdade sempre aparece. Absurdo,uma festinha familiar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês