A CERIMÔNIA DE ABERTURA DA XXII CAVALGADA DE BELISÁRIO

 

Manhã de domingo e as ruas ainda relativamente calmas. Na praça da Matriz a Verde Aventura, sob o comando de Eliabe, com um grupo de turistas de Muriaé.
Na porta da igreja essa turma de estudantes e profissionais da saúde, da Universidade Católica- Campus Betim, que está distribuída em casas na zona rural, fazendo um trabalho  de atendimento ao nosso pessoal. Vamos falar muito sobre isso daqui por diante. Eles estarão caminhando para a Fraternidade Franciscana daqui a pouco. 
O Prefeito chegou, junto com a Secretária de Direitos Humanos. Ao seu lado o Engenheiro Agrônomo Francisco Ofeni, o "Chiquinho da EMATER" , que terá uma participação nessa cerimônia.
Que por sinal já vai começar. 
Rainha e princesas na comissão de frente.
A Bandeira do Brasil está sendo conduzida pelos alunos do 2º  Período da Escola Municipal Maria Amélia Meireles Calais, Bernardo e Alice, acompanhados pela Professora Marcilene, em seu último ano naquela escola, por estar se aposentando.  Ela será entregue ao Prefeito Dr. Márcio Guarino...
... para a execução do Hino Nacional Brasileiro.
A Família Amaral sempre precisa estar presente nas cavalgadas. Ela faz parte desses 160 anos da  história de Belisário.
Uma grande equipe da Prefeitura presente. A FUNDARTE é uma das promotoras do evento. 
D. Nina é a história viva de nosso distrito e faz o seu pronunciamento, fazendo a entrega  a "Chiquinho da EMATER" de uma placa. 
Afinal, ele faz parte dessa história, pois em abril de 2000 esteve na casa de D. Nina propondo a organização de uma cavalgada técnica para celebrar a virada do milênio e também o 1º de Maio, feriado do Dia do Trabalho.
Na manhã de 1º de maio de 2000, o então prefeito de Muriaé, Sr. Carlos Fernando Costa hasteava a bandeira nacional na pracinha do Posto de Saúde enquanto  a rua central de Belisário era tomada de empolgados cavaleiros e amazonas. 
O evento foi mantido ao longo de todos os anos, exceto nos anos de 2020 e 2021, em função da pandemia da Covid-19.
Chiquinho faz seus agradecimentos.
Também uma palavra do Vereador Reginaldo Roriz. Ele foi um leão na organização dessa cavalgada, assim como na de 2022. Tudo foi muito bem planejado, contou com apoios locais e de órgão da prefeitura e privados. 
Na direção da Serra, a Cavalgada parte.
Angelina Coelho é uma capacitada mão de obra nos eventos que o GAB organiza. Sua filha Cássia está fora, na Polícia Federal, mas sempre presente e apoiando o nosso distrito. Junto com Mírian, querem uma foto com a amiga Nina.
Gente querida da família Campos. Dr. Maurício, Marcus e Guilherme, que são primos de Mírian. Joel também guarda forte relação com essa família.
Érika merece um destaque especial. Ela é assessora do vereador Roriz e fez um brilhante trabalho na organização desse evento. É um grande apoio nosso lá em Muriaé.
O Prefeito também com Dr. Maurício Campos.
Como curadora do Museu Tic Tac, Mirian apresenta o acervo para os primos. Guilherme mostra a casa onde eles moraram em Muriaé, na região onde hoje é o Banco do Brasil. Mirian e sua família eram vizinhos.
No celular Guilherme me mostra essa foto com seu avô, Dr.Guilherme Abreu lima, Dr. Evaristo Carvalho, da família de Dr. Odilon e o Dr, Clóvis Aquino. Todos são expressões da história de Muriaé.
Ivânia e Maria Calais também merecem ser registradas.
Opa! D. Nina estava indócil querendo ver Dr. Odilon, um veterano dessa cavalgada e por ele  tem grande estima. Eu também o tenho como um amigo. 
Fomos colegas de internato no Instituto Granbery, em Juiz de Fora, no final da década de 60.
Aqui com seu filho, genro e netos, além do jornalista Silvan Alves.
Zé Domingos vai enriquecendo a cavalgada fazendo a locução. 
O Deputado Dr. Wilson Batista foi um grande colaborador para a  realização dessa cavalgada. Ele foi muito além de ceder esse carro de som, sendo o seu apoio fundamental para que bandas de alto nível pudessem ser trazidas. 
Túlio Amaral sempre presente nas cavalgadas.
Essa é uma situação que vem sendo visível em nossa cavalgada. Recebemos centenas de cavalos na sexta, sábado e domingo cedo. Ocorre que a grande maioria dos cavaleiros prefere ficar nas ruas e assim a cavalgada sai com um número baixo de participantes. Eu estimo que menos de 30 % participa do percurso.
Algo a ser pensado na reunião de avaliação com a organização.
Mas as coisas continuam saindo maravilhosamente bem. Tenho mais para lhe mostrar.

Comentários

  1. Foi tudo de bom nesses três dias em Belisário, 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2023, realizando a Cavalgada anual do Agricultor e continuando o período de celebração dos 160 Anos de existência deste distrito de Muriaé, MG. Muitos visitantes, muitas atrações, tudo correndo na mais perfeita amizade, alegria, ordem e beleza ! Belisário fez a sua parte e o público completou. Delirei, vendo tantos amigos de fora, a quem todo o nosso povo deve muito e rendeu também suas homenagens. Só para citar alguns, quem não víamos há muito tempo, esteve o eng.agrônomo Chiquinho da EMATER, hoje aposentado, cuidando com sua dedicada esposa Ângela, do seu sítio-modelo nos arredores de Muriaé, também o diretor do Hospital PRONTOCOR, o cardiologista, dr. Odilon Carvalho, com filho e netos, todos a cavalo, antigo cavaleiro e alegre amigo de todos, homem de muitos afazeres, ex-prefeito de Muriaé, a quem muito devemos de corpo e alma. Também, queremos citar os três grandes fazendeiros, os irmãos Campos, Marcos, Guilherme
    e dr. Maurício, confrontantes conosco, sendo todos muito conhecidos e estimados em toda a região de Muriaé. Citar também ilustres representantes da imprensa, jornalistas, cinegrafistas , radialistas, etc. até de cidades vizinhas. A todos a nossa gratidão, admiração e respeitosa lembrança. Saudosos cumprimentos de Nina Campos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês