D. NINA TEM UM ÓTIMO RELATO PARA OS PRODUTORES DE CAFÉ DE BELISÁRIO

Na tarde dessa quinta-feira, após ver a matéria no blog embelisario acompanhada do Dr. João Cruz, Engenheiro Agrônomo de Miradouro, hoje morando em Belo Horizonte, fomos na cidade de Fervedouro, para participar de um evento promovido pela prefeitura daquele município, com os produtores de café da região. Lá fomos recebidos pelo Prefeito Dr. Carlos Coridon e pela Vice-Prefeita Elisângela Martins, proprietária da fábrica de rapaduras, já visitada por mim, sendo também proprietária de terras no município, e pela minha prima Esther Moutinho.

Na abertura o prefeito destacou a nossa presença fazendo referência a uma pessoa de 93 anos que ali comparece para divulgar através do blog “embelisario” a necessidade do produtor de Belisário se qualificar na hora de produzir. Ele fez questão de citar o blog.

Havia mais de 300 cafeicultores no evento, sendo eles do município e da região, que teve como objetivo conscientizar os produtores a buscarem melhoria na produtividade de seu negócio e assim aumentar a sua renda, principalmente, por ser a região de Miradouro propícia pra a produção de um café de excelente qualidade.

Para conseguir isso a prefeitura contratou uma grande cooperativa de Minas, a MINAS SUL, para ser parceira nesse negócio, sendo que ela tem uma filial em Manhuaçu e pretendem criar uma também em Fervedouro. Inicialmente, todos devem se filiar à cooperativa mesmo em Manhuaçu. A MINAS SUL tem a proposta de acompanhar o produtor, junto com a EMATER, de forma que produzam um café de qualidade, garantido com seguro em relação a perdas por motivos diversos, como no transporte, incêndio, etc. Também fazem empréstimos aos filiados.

A MINAS SUL cuida de todos os negócios, ficando o produtor preocupado apenas com a sua melhor produção. Eles buscam o melhor preço, nacional ou internacional e a hora certa da venda, sendo que o produtor pode também decidir isso. Vender já ou esperar a flutuação do dólar. A cooperativa é muito antiga e busca manter uma relação de profunda confiança com os seu cooperados.
Foi mostrado um gráfico apontando o Brasil como o maior produtor mundial, seguido da Colômbia, Etiópia... e outros países. Tudo foi passado de forma muito clara e objetiva para um auditório lotado, onde foi servido um gostoso café, sem açúcar. Todos apreciaram muito.
Os presentes foram informados de que além dessa geada que estamos presenciando, uma segunda acontecerá em junho e uma em julho. É muito importante buscar formas de se proteger o cafezal, como se faz no Paraná.
A MINAS SUL tem próximo de 9 mil cooperados, sendo eles grandes e pequenos. Basta produzir mais de 10 sacas que pode se filiar. Ela exporta para 43 países e alerta que há mais interessados na compra do café do que o Brasil consegue produzir. Isso influencia na obtenção de um bom preço.
Valeu a pena a nossa presença em Fervedouro. A reunião foi excelente. Qualificar sempre é preciso. Importante esse início de aproximação daquele município com o distrito de Belisário, inclusive aceitando o convite de lá comparecerem com um time de futebol socyte infantil, como convidados.

* Texto de Nina Campos

Mas a matéria foi feita com mais mãos. Recebemos do assessor de imprensa, o amigo jornalista Paulo Víctor, as fotos e esse texto complementar. Obrigado Paulo!

"A Prefeitura de Fervedouro firma parceria com cooperativa Minasul e fomenta a produção de café na região e que a partir de agora, esse segmento terá tudo para alavancar ainda mais, após ter sido firmada essa parceria entre a Prefeitura de Fervedouro com a Minasul, a segunda maior cooperativa de café do Brasil.
De forma que a partir de agora, os produtores não precisarão mais vender as sacas de café para atravessadores, mas sim direto para a cooperativa com preços mais justos. “Precisamos andar juntos. Sozinhos não chegaremos a lugar algum”, enfatizou o prefeito em sua fala aos cafeicultores.
Na reunião, os diretores da cooperativa falaram dos benefícios do produtor se tornar um associado. Eles  explicaram as possibilidades de linhas de crédito oferecidas a eles, como é feita a cotação do preço do café e as possibilidades da produção de um café especial para importação, em que o valor pago será mais alto.
O galpão será instalado às margens da BR-116. Um funcionário da cooperativa estará atuando no município realizando o cadastro e visitando os produtores da região.
Sobre a MinaSul, é uma Cooperativa Agroindustrial há mais de 60 anos no mercado. Situada em Varginha – Sul de Minas Gerais, a sede fica em um complexo de 143 mil m², possui três lojas com 17 mil itens de insumos e produtos veterinários (Varginha, Lavras e Carmo da Cachoeira) e mais 12 escritórios de negócios. Possui 8.500 cooperados localizados em mais de 200 municípios.
A Cooperativa comercializa mais de 1,5 milhão de sacas de café por ano. Recebe o produto em bags (1,2 mil kg), granel e sacarias (60kg) e tem capacidade de armazenar mais de 2,2 milhões de sacas. Com todo o seu processo automatizado e equipamentos de última geração e padrão internacional para controle de estoque, movimentação, processamento, armazenagem e expedição de café, tem como vantagem competitiva a rastreabilidade do produto, tornando-se um diferencial para a cooperativa.
Ela eleva sua estrutura a nível nacional e mundial para apresentar não só produtos de primeira linha, como também estreita as relações junto ao consumidor final. Com uma visão estratégica, leva o jeito brasileiro para outros continentes. Apresenta suas unidades internacionais (Minasul USA, Minasul Europe e Minasul Asia.) para dar liquidez aos cooperados, aumentando assim, a rentabilidade.
Assim, a Minasul se destaca no mercado onde atua como uma das cooperativas que mais cresce no setor, fruto da parceria de seus colaboradores com os princípios adotados pela Minasul."


Comentários

  1. Acredito que o assunto dessa matéria será de todo interesse para os cafeicultores de Belisário. Dada a proximidade Belisário com o município de FERVEDOURO, certamente os benefícios da cooperativa Minasul a ser ali instalada alcansarão também os nossos cafeicultores. Daì a vantagem de se filiarem como cooperados também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês