NATAL LUZ NO CAMPO GRANDE: SENSACIONAL!!!

Eu e os netos baianinhos voltamos para passar a quarta em Vilas do Atlântico, com os paulistinhas. 

Primeira experiência com tatuagem. O cara me deu 15 anos de garantia, com 50% de desconto para refazê-la, depois desse prazo. E se ele morrer antes? Não amarrei isso em contrato.

Mas, não é nada disso que quero lhe mostrar. Havia feito o agendamento para terça, para ver o Natal Luz, mas a chuva me obrigou a cancelar. Remarquei para quarta. 
De carro ou de aplicativo? Onde estacionar? A região está segura para caminhar até o Campo Grande?  Opa! A Fundação 2 de julho fica pertinho do local. Quem será que está no controle da logística lá, para me autorizar? Será que é gente da minha época? Afinal, já se passaram 12 anos.

Tenho o contato de alguns, que não estão mais lá, inclusive de minha ex-secretária Marli. Logo ela resolveu. Meu carro está autorizado a estacionar.
Olha isso aí! O Palácio Conde dos Arcos, construído em 1781, e que pertenceu a D. Marcos de Noronha, o VIII Conde dos Arcos, que residiu no palacete por sete anos e foi governador da capitania da Bahia
Em 1927, Peter e Irene Baker, casal de missionários da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, adquiriram a propriedade e criaram o Colégio Dois de Julho.
 

E quem estava na portaria? O amigo Jorge, gente do coração, grande parceiro quando fomos Secretário Executivo da Fundação 2 de julho e Diretor do Colégio de mesmo nome.

Um grande privilégio ter terminado aminha carreira profissional na área de educação.
Como todas as instituições fundacionais e confessionais, sobre aqui também se abateu uma forte crise financeira. Que pena! Uma instituição de belíssima história no cenário educacional nordestino. 
Uma caminhada de cerca de 700 metros e cá estamos, no Campo Grande.
Já do lado de fora o evento é bonito, mas agendamos e vamos entrar.

São cerca de 7 milhões de lâmpadas sustentáveis de LED instaladas pela Prefeitura da Salvador na Praça do Campo Grande. Esse ano, a estrutura tem uma catedral de vitrais, Casa do Papai Noel, presépio gigante e vila natalina.

 (https://www.salvadordabahia.com/eventos/natal-no-campo-grande/)

É chocante a beleza, o colorido os sons...

O túnel tem nove metros de altura e 87 metros de extensão, todo coberto com micro lâmpadas de LED branco. Placas de madeira com estampas de azulejarias azul desenhadas à mão complementam a obra de arte.

Uma catedral inspirada nos castelos de cristais com composições em azulejos, presente nos painéis das igrejas da Bahia, com recortes de vitrais com imagens natalinas.

Vamos andando. Muitas coisas para ver.

O presépio, principal símbolo do Natal, é todo construído artesanalmente. José, Maria, o menino Jesus, os magos e todos os animais presentes são esculturas em eco isolador com revestimento de serragem natural e aplicação de microlâmpadas de LED, douradas.

O baiano não sabe brincar na hora de organizar eventos. Tudo tem aquele tom de criatividade que quebra qualquer padrão convencional. Uma bandinha com elementos do Natal, os ajudantes de Papai Noel, desfilam por entre o público dançando ao som de um ritmo cheio de axé natalino.
Outra coisa forte: uma homenagem aos que se foram, vítimas da Covid 19. 
Cada lâmpada, cada cristal representa uma pessoa que nos deixou. Um clima legal lá dentro, um som tocante...
Aqui uma homenagem especial com caixas luminosas e avatares, que representam os profissionais de saúde. Uma valorização do trabalho que milhares de profissionais de saúde desenvolveram durante este período de crise sanitária, ainda sob o forte e irresponsável apelo de alguns contra a vacina.
Opa! Esqueci de falar que Tiago, Bia, Lu e Léo também vieram.
Um charme a casa do Papai Noel.
Ele está lá dentro. A criançada clamando por ele.
Casa completa, com um quarto todo mobiliado.
Eu gritei pedindo o zap dele, para ver se ganhava um carro zero. Ele fingiu que não ouviu. E falam que ele é um "bom velhinho". Surdo talvez.
Chamego da vovó.
Deu para cansar.
Vamos pegar os carros.
Isso é mais uma prova do que sempre digo. Fico indignado quando falam que baiano é preguiçoso. Todos os grandes eventos são vistos com uma oportunidade de faturar alguma grana por parte daqueles que precisam. Um batalhão de vendedores na porta. Somente peguei uma pontinha. 
Eles têm os seus momentos de festas, mas grandes eventos como esse e o carnaval, são oportunidades de trabalho. Diversão é para os turistas.
Essa cena eu via no carnaval, quando morava ao lado do circuito Barra-Ondina. As famílias passam horas na rua, até madrugada e até mesmo dormem por aqui, instalando filhos pequenos debaixo das barracas, ou dentro do carrinho de pipoca, como nesse caso.
Pipoca também se paga com pix.
A câmera não conseguiu pegar. Os carros da segurança municipal também têm lâmpadas de LED em seu entorno.
Ali o famoso Teatro Castro Alves.
Jantamos na Barra e estamos passando defronte ao Farol da Barra.
Agora Praia da Barra, com um ambiente super festivo nos bares.
Que dia!!! Que saco! Vou ter de dormir.
Não deixe de ver os vídeos que vou postar.

Comentários

Posts mais visitados do último mês