OLHA QUE NOTÍCIA BOA! ELE MERECE

Eu falei na matéria anterior de um outro motivo que justificou a vinda da equipe da FUNDARTE aqui em Beli nesse segunda. Antes disso, ainda tem o registro dessa reunião de parte da diretoria do GAB com Gilca  e Betinha, da Secretaria de Desenvolvimento Social. A presidente Dayse não pode estar presente.
GAB e prefeitura são parceiros antigos e o assunto diz respeito a isso.

Agora vamos lá, no Atelier do Moreira, ou Arte Mineira.

Sendo recebidos pela artesã Leila Moreira. Além de muito amigo da família, José Maria é primo do querido Antônio Moreira, que nos deixou em julho de 2020.
Rildo foi convidado para esse momento, por ser também um grande artista em madeira, trabalhando com esculturas, principalmente reproduzindo animais de nossa fauna.
Quem vai a Roma quer ver o Papa. Em Belisário tem, de vir nesse espaço.
Essa parede é destinada à memória de Antônio, reproduzindo diversos encontros dele ao longo de sua vida.
Inclusive a sua carreira futebolística, como goleiro do Estrela de Ouro. 
As mulheres agitaram suas bolsas para compras diversas. Geralmente a gente pede aos maridos que não venham aqui, para não atrapalharem os negócios.
Foram conhecer o espaço de produção dessas belezas. Amarildo (Cebola) é patrimônio de Beli e herdou a habilidade de Moreira. Olha esse banco que chique!
Esse é muito show! não tem nenhum parafuso. Somente encaixe. Super resistente, sem qualquer risco até mesmo para um adulto pesado.
Mas e o motivo dessa visita? Vou revelar agora. Em nome do Prefeito José Braz, Gilca, muito emocionada, anunciou que está sendo montado um belo espaço de artesanato na Praça João Pinheiro, onde foi a antiga rodoviária,  para a exposição da arte produzida por artesãos no município de Muriaé. E a intenção da Prefeitura é a de dar a essa sala o nome CENTRO DE ARTESANATO DE MURIAÉ ANTÔNIO MOREIRA.
Também muito emocionada, Leila agradeceu a essa honrosa homenagem ao seu querido esposo e isso você vai ver no próximo vídeo que vou postar.
Generosamente, ela doou aquele banco de encaixe para ser a primeira peça do Centro Antônio Moreira.
E elas vão peregrinando por Beli. Ninguém pode vir aqui sem levar o famoso bolo de mandioca preparado pelo Mercadinho do Robertinho, com apoio de seu pai, o octogenário "Seu Quirino". 
E uma visita a essa antiga casa que tem tudo a ver com a história de Belisário.
Fomos recebido por Neide Costa e Marcelo Rogério.
Uma boa prosa e o anúncio a eles de que a prefeitura, que está fazendo melhorias na Cachoeira de Belisário, propriedade da família, quer externar a gratidão pela generosidade para com a comunidade, colocando no local, após o término das melhorias, uma placa com o nome de D.  Maria Calais.
Não sabia que Neide produz remédios a partir de plantas medicinais. Mostrou-se estudiosa do assunto. Certamente, uma herança de seu avô Joaquim Bebiano Costa.
Ela tem um forte espírito preservacionista e nos informou que esse pedaço de madeira está nesse local há mais de 100 anos. Uma árvore está agora sendo plantada ao seu lado. 
Muita coisa boa acontecendo e por acontecer em nosso distrito.

Comentários

Posts mais visitados do último mês