AGORA EU VOU FALAR DA NAU

Eu parei a matéria anterior prometendo falar de um encontro que haveria nessa escola, NAU-Núcleo de Artes da Urca, que tem uma riquíssima história de existência de mais de 40 anos. 
Ela está de sede nova. Até 2020 funcionava dentro da Urca, na Rua São Sebastião, onde tinha a vantagem de ser vizinha do estúdio do Rei Roberto Carlos. Fora isso, agora está em melhores espaços e muito bem montada, na Avenida Pasteur.
As festas juninas aqui são marcantes.
Suas diretoras são as minhas irmãs Celi, Cibele e a sobrinha Érika. A vida das três está aqui.
Veja de que se trata, através do convite feito às famílias dos alunos.
APRESENTAÇÃO DA MANTA TÉRMICA
Caras famílias da Nau,
Amanhã, dia 06/07, teremos uma atividade relacionada à preservação ambiental. Tema: coleta de caixas de leite vazias, para confecção das mantas térmicas. Essa atividade será para as crianças do Fundamental (1º, 2º e 3º anos).
Receberemos a visita da Gisele Fernanda Rech, da ONG Mãos Franciscanas, responsável pela confecção das mantas. Ela vai trazer uma manta pronta para mostrar às crianças e demonstrar como são feitas.
Conversará, também sobre a importância de se reutilizar essas caixas, e o impacto ambiental causado pelo excesso de descarte.  
Como desdobramento da atividade, no dia seguinte, as crianças do Fundamental apresentarão, para as crianças da Educação Infantil, o que ouviram da Gisele.
O evento será filmado e postado em nossas redes sociais.
A garotada estava ávida para ouvir e participar. Todos queriam fazer perguntas e alguns queriam fazer várias. As professoras tinham de organizar isso. Perguntas muito inteligentes.
Gisele levou o filho, que é seu colaborador no projeto.
Eles levaram uma manta pronta e passaram a explicar como é feita, a partir de caixinhas vazias de leite, podendo também ser de sucos, com a preocupação de usar a mesma marca do produto numa mesma manta.
Elas são oferecidas para moradores de rua, que têm muita dificuldade de terem colchões, pela vida errante que levam, sem ter onde guardar os seus pertences.
Uma das faces da manta é de material isolante térmico, explica Gisele. Isso ajuda a proteger um pouco o corpo da pessoa da friagem do chão.
As crianças são orientadas sobre o trabalho feito. Lavar, secar, recortar e costurar, formando a placa. 18 placas são costuradas para se ter uma manta. A tampa, de plástico, também é reaproveitada na reciclagem.
Como se vê, a manta pode ser enrolada e recebe um cordão para ser transportada nas costas.
Todos querem tocar na manta.
Gisele participa desse projeto, que é desenvolvido pela  AEFA- Associação Espírita Francisco de Assis.
Acompanhe-o  no Instagram: @projeto_maos_franciscanas

Celi agradece a rica presença da dupla. São ações escolares como esta que vêm dando às nossas crianças uma educação muito mais ampla e rica do que as que recebemos. Contesto todas as afirmativas de que a educação brasileira está em decadência. Muito pelo contrário, as novas gerações são muito melhores do que a nossa. Têm muito mais informações e aprendem mais quanto ao respeito ao outro e à natureza. Eles não aceitam mais ações de depredação da natureza e dos animais e muito menos de desrespeito ao coleguinha pela sua cor, religião ou por ser portador de necessidades especiais
Nós crescemos matando pássaros, fazendo covardia com cães  e gatos, caçando animais, chamando o colega negro de "macaco" e o coleguinha de "retardado", se era portador de alguma deficiência. mental. 
Perdoem a falta de folhas
Perdoem a falta de ar
Perdoem a falta de escolha
Os dias eram assim (Ivan Lins)
À esquerda, o amigo Valdo, um companheiraço da NAU, oferecendo aqui serviços voluntários com a sua grande habilidade decorrente de sua formação de Arquiteto.
Ambos são arquitetos. Moema se dedicou às artes, com enorme experiência na área, sendo Coordenadora de Arte da NAU. Valdo é especialista na busca de soluções nas construções utilizando métodos harmônicos com a natureza. Ele prefaciou e editou o famoso livro: Manual do Arquiteto Descalço quando foram em Belisário levou um exemplar para mim.
Valdo bolou e executou essa divisória de salas..
Criou esse sistema de troca de ar, para adequar às necessidades da pandemia, puxando o ar da claraboia, trazendo para o interior da sala.
Vá vendo os toques de cor próprios de um arquiteto.
A tia dessa aluninha também estudou na NAU, há 40 anos.
Beto havia levado o carro com todas as malas para a garagem de Celi. Vamos caminhando, pois é muito perto. Lá naqueles carros fica a Praia Vermelha e o Bondinho do Pão de Açúcar.
Os saquinhos arrecadados pelos alunos vão sendo levados para o projeto.
A Urca faz parte de nossa história de vida. Frequentemente, vínhamos passear na casa de Celi/Victor e aqui morei de segunda a sexta, em 90 e 91, quando trabalhei na administração geral da Rede Ferroviária.
Aqui é o prédio deles, bem debaixo da Pedra da Urca, a segunda estação do bondinho. A outra estação fica no Pão de Açúcar.
Alô Cláudia! Veja quem vai comer aquela torta maravilhosa que você nos deu quando nos levou no Aeroporto de Salvador.
Fez o maior sucesso. Mirian a classificou como a melhor torta que ela comeu até hoje.
Aliás, todo o lanche estava de alto nível.
Perto das 20 horas Érika nos trouxe para a casa de Celso, na Tijuca, onde estamos, por enquanto..

Comentários

  1. O bom é que a gente também aprende com os posts! Adorei a manta térmica!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa e oportuna matéria sobre as mantas térmicas, além de uma aula de cidadania. Parabéns aos envolvidos e que sirva de inspiração para muitos. A gente sempre pode mais!
    Lenir

    ResponderExcluir
  3. Aiiiii gente que lindoooo, fiquei emocionada lendo a matéria, e eternamente grata pela oportunidade de contribuir para a formação dessas crianças lindas, mesmo que com 1 grãozinho apenas de algo bom... eles de fato interagiram muitoooooo e de forma extremamente inteligente, o que mostra o resultado do trabalho da escola como formadora de seres humanos, que desde pequenos já estão pensando no meio ambiente e no amor ao próximo... foi lindo de se ver, meu filho também adorou a experiência!!!!!!!! Gratidão gratidão gratidão!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Em nome de todos envolvidos no Projeto Mãos Franciscanas agradeço a você pelo carinho e a escola pela receptividade, nos veremos em breve quando formos buscar as caixinhas!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu Dalva coordenadora do Projeto Mãos Franciscanas, agradeço em nome do projeto a oportunidade que vocês nos deram de mostrar um pouquinho do nosso trabalho !!!
    Gratidão 🥰

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês